OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS EXERCITAR NOSSA HABILIDADE NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO RELAÇÕES DE COMPRA E VENDA. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2018/01/17/04/18/shelf-3087406_960_720.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA- SITUAÇÕES PROBLEMA/OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: VAMOS NEGOCIAR?
SOBRE NOSSO SISTEMA MONETÁRIO
NO NOSSO COTIDIANO VIVENCIAMOS CONSTANTEMENTE SITUAÇÕES DE COMPRA E VENDA DE ALGUM PRODUTO OU SERVIÇO. SABEMOS QUE NOSSA MOEDA É O REAL, QUE TEM DUAS FAMÍLIAS DE NOTAS, AMBAS IGUALMENTE VÁLIDAS. A SEGUNDA FAMÍLIA FOI CRIADA PARA AGREGAR ELEMENTOS GRÁFICOS E ELEMENTOS ANTIFALSIFICAÇÃO MAIS MODERNOS.
O BC VEM RECOLHENDO AS NOTAS DA PRIMEIRA FAMÍLIA CONFORME SOFREM DESGASTE E, ASSIM, GRADATIVAMENTE, AS NOTAS DA SEGUNDA FAMÍLIA SE TORNAM PREDOMINANTES. AS CÉDULAS SÃO CARACTERIZADAS POR EXIBIR A EFÍGIE DA REPÚBLICA DE UM LADO E ANIMAIS DA FAUNA NACIONAL DE OUTRO. A PRIMEIRA FAMÍLIA DO REAL FOI LANÇADA EM 1994, AO SUBSTITUIR O CRUZEIRO REAL. A SEGUNDA FAMÍLIA, LANÇADA EM 2010, REPRESENTA A EVOLUÇÃO DO REAL.
NOTAS ATUAIS DO REAL
https://www.bcb.gov.br/content/cedulasemoedas/PublishingImages/indexcedulas/notassegundafamilia.PNG
https://www.bcb.gov.br/content/cedulasemoedas/cedulas_e_moedas/moedasemitidasbc/M80Fv.JPG
ELEMENTOS DE SEGURANÇA DAS CÉDULAS
PARA NÃO SERMOS ENGANADOS E TERMOS SÉRIOS TRANSTORNOS AO RECEBER PORTAR OU PASSAR UMA NOTA FALSA, É IMPORTANTE SABERMOS COM IDENTIFICAR UMA NOTA VERDADEIRA:
https://midias.agazeta.com.br/2019/12/02/como-identificar-uma-cedula-de-real-falsa-140056.jpg
SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO RELAÇÕES MONETÁRIAS
EXEMPLOS:
01.RENATA TEM UM VALE COMPRAS NO VALOR DE R$52,00, MAIS R$13,00 NA CARTEIRA. ELA SE INTERESSOU POR UM PRODUTO QUE CUSTA R$60,00. NESSE CASO, AINDA SOBRARÁ ALGUM DINHEIRO PARA RENATA? QUANTO?
DEVEREMOS PRIMEIRO SABER QUANTO RENATA TEM NO TOTAL, OU SEJA, DEVEMOS SOMAR OS VALORES
52
+ 13
__________
65
DEPOIS PARA SABER QUANTO SOBRARÁ, FAZEMOS UMA SUBTRAÇÃO ENTRE O VALOR TOTAL E O VALOR DO PRODUTO:
65 -60 = 5
R: SOBRARÁ R$5,00 PARA RENATA.
02. RICARDO QUER COMPRAR UM APARELHO DE TV NOVO QUE CUSTA R$1500,00. PARA ISSO JUNTOU R$250,00 POR MÊS DURANTE 3 MESES. QUANTO FALTA PARA RICARDO COMPRAR SUA TV NOVA?
E NESSE CASO… QUAL IDEIA VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR?
PRIMEIRO DEVEMOS SOMAR OS VALORES QUE RICARDO CONSEGUIU JUNTAR:
1
250
+ 250
250
_________
750
DEPOIS VER A DIFERENÇA, OU SEJA, SUBTRAIR:
1500
– 750
___________
750
R: RICARDO JUNTOU R$750,00, OU SEJA, A METADE DO VALOR, PORTANTO FALTAM R$750,00.
AGORA É COM VOCÊ!!!
ATIVIDADE 1
FERNANDA TEM EM SUA BOLSA 2 NOTAS DE R$50,00, 3 NOTAS DE R$20,00 E 1 NOTA DE R$5,00. ELA ENTROU NO SUPERMERCADO PARA FAZER COMPRAS E O TOTAL NO CAIXA FOI DE R$117,00. QUANTO SOBRARÁ PARA FERNANDA?
ATIVIDADE 2
SÍLVIA LEVOU SEUS DOIS FILHOS ROBERTO E LEANDRO NUMA SORVETERIA. O SORVETE ESCOLHIDO POR ROBERTO CUSTOU R$11,00, O DE LEANDRO CUSTOU R$13,00 E O ESCOLHIDO POR SÍLVIA CUSTOU R$9,00. SE ELA FEZ O PAGAMENTO COM DUAS NOTAS DE R$20,00, QUANTO SOBROU DE TROCO?
ATIVIDADE 3
AO LEVAR SEUS DOIS FILHOS NO CIRCO, EDUARDO E HELENA COMPRARAM 4 INGRESSOS NO VALOR DE R$10,00 CADA, 2 PACOTES DE PIPOCA NO VALOR DE R$8,00 CADA E 2 REFRIGERANTES POR R$5,00 CADA. SE LEVARAM R$100,00 PARA ESSE PASSEIO, QUANTO SOBROU DE TROCO?
ATIVIDADE 4
MARLENE FOI AO MERCADO COM AS SEGUINTES NOTAS:
ELA COMPROU DOIS PACOTES DE ARROZ POR R$22,00 CADA E UM PACOTE DE FEIJÃO POR R$9,00. DEPOIS ELA FOI NUMA PANIFICADORA. QUANTO MARLENE AINDA PODERIA GASTAR NA PANIFICADORA?
FONTE IMAGENS: https://pixabay.com/pt/images
UM ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
R$48,00
ATIVIDADE 02
R$7,00
ATIVIDADE 03
R$34,00
ATIVIDADE 04
R$19,00
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0133) Reconhecer, relacionar e estabelecer a equivalência entre valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro em diferentes contextos. (EAJAGE0104) Compreender as relações sociais e históricas da sua comunidade. |