OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM HISTÓRIA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 4ª SÉRIE DA EAJA.
NÃO BASTA DIZER QUE OS TRIÂNGULOS SÃO FIGURAS PLANAS DE 03 LADOS, POIS NO NOSSO DIA A DIA OBSERVAMOS A CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DE PEÇAS TRIANGULARES PARA RESOLVER DIVERSAS SITUAÇÕES E CONHECER SUAS CARACTERÍSTICAS É BEM IMPORTANTE!
ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.
OS TRIÂNGULOS SÃO CLASSIFICADOS DE DUAS FORMAS: PELA MEDIDA DE SEUS LADOS E PELA MEDIDA DE SEUS ÂNGULOS.
QUANTO AOS LADOS HÁ TRÊS POSSÍVEIS COMBINAÇÕES: OU TODOS OS LADOS SÃO IGUAIS, OU DOIS LADOS SÃO IGUAIS E UM DIFERENTE, OU TODOS OS LADOS SÃO DIFERENTES.
TRIÂNGULO EQUILÁTERO
TODOS OS LADOS CONGRUENTES, ISTO É, TODOS OS LADOS DO TRIÂNGULO POSSUEM A MESMA MEDIDA.
TRIÂNGULO ISÓSCELES
DOIS LADOS CONGRUENTES, OU SEJA, POSSUI DOIS LADOS IGUAIS E UM DIFERENTE.
TRIÂNGULO ESCALENO
TODOS OS SEUS LADOS DIFERENTES, OU SEJA, CADA LADO TEM UMA MEDIDA DIFERENTE.
AGORA, QUANTO AOS ÂNGULOS TAMBÉM HÁ 3 POSSIBILIDADES:
TRIÂNGULO ACUTÂNGULO
TODOS OS SEUS ÂNGULOS INTERNOS MENORES QUE 90°, OU SEJA, A MEDIDA DE CADA ÂNGULO INTERNO É UM ÂNGULO AGUDO.
TRIÂNGULO OBTUSÂNGULO
UM DOS SEUS ÂNGULOS INTERNOS COM MEDIDA MAIOR QUE 90° E MENOR QUE 180°, OU SEJA, UM ÂNGULO OBTUSO.
TRIÂNGULO RETÂNGULO
UM DE SEUS ÂNGULOS INTERNOS DE 90°, OU SEJA, UM ÂNGULO RETO.
AGORA É COM VOCÊ!
OBSERVE NA SUA CASA OU MESMO EM LOCAIS PÚBLICOS A FIGURA GEOMÉTRICA TRIÂNGULO EM SUAS VÁRIAS APLICABILIDADES, FAZENDO UMA LISTA EM SEU CADERNO E ANALISANDO SUAS CARACTERÍSTICAS REFERENTES AOS LADOS E TAMBÉM ÂNGULOS.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | MATEMÁTICA(EAJAMA0420) CLASSIFICAR OS TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS. HISTÓRIA(EAJAHI0311) IDENTIFICAR OS SIGNIFICADOS DOS MARCOS LOCAIS DE GOIÂNIA. |
Referências: | https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/classificacao-triangulos.htmhttps://www.youtube.com/watch?v=Ka3GluTldeYhttps://www.youtube.com/watch?v=3x920GHyF4g |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).