You are currently viewing Língua Portuguesa, História e Arte – Todos fazem história: o saber dos idosos

Língua Portuguesa, História e Arte – Todos fazem história: o saber dos idosos

– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE RESPEITAR OS IDOSOS?

A POPULAÇÃO MUNDIAL ESTÁ ENVELHECENDO E, POR ISSO, TORNA-SE URGENTE REPENSAR O PAPEL DOS IDOSOS E A SUA IMPORTÂNCIA NAS SOCIEDADES ATUAIS.

QUANDO ALGUÉM ATINGE 65 ANOS DE IDADE, É CATEGORIZADO COMO UM IDOSO, MESMO QUE ESSA PESSOA NÃO SE RECONHEÇA COMO SENDO VELHA OU SÉNIOR. 

ANTES DO SÉC. XX, AS TAXAS DE EXPECTATIVA DE VIDA ERAM, NA MAIOR PARTE, INFERIORES A 60 ANOS. EMBORA ALGUMAS PESSOAS FORTES E SAUDÁVEIS CHEGASSEM AOS 70 ANOS DE IDADE, A MAIORIA  DAS PESSOAS MORRIAM ANTES DOS 50 ANOS.

ESSA REALIDADE VEM MUDANDO. O PAPEL DOS IDOSOS TAMBÉM ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA, VARIANDO DE CULTURA PARA CULTURA, AO LONGO DAS DIFERENTES ÉPOCAS. MAS, NA VERDADE, APESAR DE PODEREM SER MENOS FORTES, AS PESSOAS MAIS VELHAS SÃO, SEM DÚVIDA, UM OCEANO DE EXPERIÊNCIA E SABEDORIA QUE PODEM SERVIR COMO EXEMPLO PARA GERAÇÕES MAIS NOVAS.

NESTA ATIVIDADE, ABORDAREMOS SOBRE O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DO IDOSO.


ATIVIDADE 1

LEIA A LETRA DA MÚSICA “ENVELHECER” DE ARNALDO ANTUNES, MARCELO JENECI E ORTINHO:

ENVELHECER
A COISA MAIS MODERNA QUE EXISTE NESSA VIDA É ENVELHECERA BARBA VAI DESCENDO E OS CABELOS VÃO CAINDO PRA CABEÇA APARECEROS FILHOS VÃO CRESCENDO E O TEMPO VAI DIZENDO QUE AGORA É PRA VALEROS OUTROS VÃO MORRENDO E A GENTE APRENDENDO A ESQUECER
NÃO QUERO MORRER POIS QUERO VERCOMO SERÁ QUE DEVE SER ENVELHECEREU QUERO É VIVER PRA VER QUAL ÉE DIZER VENHA PRA O QUE VAI ACONTECER
EU QUERO QUE O TAPETE VOENO MEIO DA SALA DE ESTAREU QUERO QUE A PANELA DE PRESSÃO PRESSIONEE QUE A PIA COMECE A PINGAREU QUERO QUE A SIRENE SOEE ME FAÇA LEVANTAR DO SOFÁEU QUERO PÔR RITA PAVONENO RINGTONE DO MEU CELULAREU QUERO ESTAR NO MEIO DO CICLONEPRA PODER APROVEITARE QUANDO EU ESQUECER MEU PRÓPRIO NOMEQUE ME CHAMEM DE VELHO GAGÁ
POIS SER ETERNAMENTE ADOLESCENTE NADA É MAIS DEMODÉCOM UNS RALOS FIOS DE CABELO SOBRE A TESTA QUE NÃO PARA DE CRESCERNÃO SEI POR QUE ESSA GENTE VIRA A CARA PRO PRESENTE E ESQUECE DE APRENDERQUE FELIZMENTE OU INFELIZMENTE SEMPRE O TEMPO VAI CORRER
NÃO QUERO MORRER POIS QUERO VERCOMO SERÁ QUE DEVE SER ENVELHECEREU QUERO É VIVER PRA VER QUAL ÉE DIZER VENHA PRA O QUE VAI ACONTECER
EU QUERO QUE O TAPETE VOENO MEIO DA SALA DE ESTAREU QUERO QUE A PANELA DE PRESSÃO PRESSIONEE QUE A PIA COMECE A PINGAREU QUERO QUE A SIRENE SOEE ME FAÇA LEVANTAR DO SOFÁEU QUERO PÔR RITA PAVONENO RINGTONE DO MEU CELULAREU QUERO ESTAR NO MEIO DO CICLONEPRA PODER APROVEITARE QUANDO EU ESQUECER MEU PRÓPRIO NOMEQUE ME CHAMEM DE VELHO GAGÁ.
 
Disponível em:<https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/09/musica-envelhecer-arnaldo-antunes-com.html> acesso em 10, outubro de 2021.

1 – QUE TEMÁTICA É ABORDADA NA CANÇÃO?

2 – SEGUNDO O DICIONÁRIO, O QUE SIGNIFICA ENVELHECER?

3 – QUE FATOS SÃO MENCIONADAS NA MÚSICA COMO EVIDÊNCIAS DO ENVELHECER?

4 – O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO VELHO GAGÁ?

5 – PARA VOCÊ, QUAL É O PAPEL DO IDOSO NA SOCIEDADE ATUAL?


ATIVIDADE 2

VOCÊ SABIA QUE NA TRADIÇÃO AFRICANA, OS GRIÔS SÃO IDOSOS CONTADORES DE HISTÓRIAS, MUITO SÁBIOS E RESPEITADOS NAS COMUNIDADES ONDE VIVEM?

AS HISTÓRIAS QUE ELES CONTAM TRAZEM ENSINAMENTOS DE VIDA E TRATAM DE UMA GRANDE DIVERSIDADE DE ASSUNTOS, TAIS COMO, COSTUMES, SABERES, MODOS DE VIVER, SAÚDE, EVENTOS HISTÓRICOS, COISAS DO PASSADO E DO PRESENTE.

OS GRIÔS AFRICANOS CONTAM, CANTAM, TOCAM INSTRUMENTOS MUSICAIS E DRAMATIZAM AS HISTÓRIAS QUE NARRAM. POR ISSO, TAMBÉM SÃO CONSIDERADOS ARTISTAS COMPLETOS. VEJA A IMAGEM DO GRIÔ, DURANTE UMA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA UM GRUPO DE CRIANÇAS:

AS PESSOAS IDOSAS DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA TRANSMISSÃO DE VALORES E NA PRESERVAÇÃO DE TRADIÇÕES, POIS, SÃO ELES OS GUARDIÕES DE UMA RICA HERANÇA CULTURAL. VEJA ALGUNS EXEMPLOS DO QUE É CARACTERIZADO COMO SABER POPULAR:

CHÁ DE BOLDO CURA PROBLEMAS NO FÍGADOEM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXEBRASILEIRO GOSTA DE SAMBA, CHURRASCO E FUTEBOL“SE PEGAR FRIAGEM, FICARÁ GRIPADO”O NÚMERO 13 É CONSIDERADO DE MÁ SORTE
QUANDO UMA PESSOA RECLAMA DE DORES NO FÍGADO, É COMUM ALGUÉM DIZER QUE ELA PODE TOMAR UM CHÁ DE BOLDO QUE LOGO A DOR VAI PASSAR.
ESTA É UMA RECEITA USADA PELOS MAIS ANTIGOS E QUE FOI REPASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
ESTA FRASE MUITO POPULAR É USADA EM INÚMERAS SITUAÇÕES E SIGNIFICA O PENSAMENTO DE QUE NÃO SE DEVEM ALTERAR AS CONDIÇÕES DE ALGO QUE ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE.FAZ PARTE DO SENSO COMUM ACHAR QUE SAMBA, FUTEBOL E CHURRASCO SÃO “PAIXÕES NACIONAIS”, OU SEJA, QUE SÃO ATIVIDADES APRECIADAS POR TODOS OS BRASILEIROS.ESSA AFIRMAÇÃO, REPETIDA, GERALMENTE, PELAS PESSOAS MAIS VELHAS, NÃO É NECESSARIAMENTE VERDADEIRA, MAS ENRAIZOU-SE EM NOSSA CULTURA PELA REPETIÇÃO.MUITAS PESSOAS EVITAM FAZER VIAGENS, REUNIÕES OU NEGÓCIOS NESTE DIA.
MESMO QUE VOCÊ NÃO ACREDITE NISSO, DE ALGUMA MANEIRA, ESTA CRENÇA ESTÁ ARRAIGADA NO SEU CÉREBRO E TALVEZ NUNCA VOCÊ SE PERGUNTOU PORQUE A SEXTA-FEITA 13 TRAZ AZAR.

VOCÊ CONHECE ALGUMA HISTÓRIA OU SABER POPULAR QUE UMA PESSOA IDOSA TE CONTOU? REGISTRE EM SEU CADERNO.


ATIVIDADE 3

Disponível em:<https://portalamigodoidoso.com.br/tirinha-estatuto-do-idoso-portal-amigo-do-idoso/ acesso em 10, outubro de 2021.

COMO GARANTIA DOS DIREITOS ASSEGURADOS ÀS PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 ANOS, INSTITUÍDO PELA LEI 10.741 EM OUTUBRO DE 2003, O ESTATUTO DO IDOSO ABORDA, ASSIM, QUESTÕES FAMILIARES, DE SAÚDE, DISCIRIMINAÇÃO E VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO. A LEGISLAÇÃO, AINDA, INSTITUI O DEVER DA FAMÍLIA, DA COMUNIDADE, DA SOCIEDADE E DO PODER PÚBLICO DE ASSEGURAR TAIS DIREITOS AO IDOSO. DIREITO À VIDA; À SAÚDE; À ALIMENTAÇÃO; À EDUCAÇÃO; À CULTURA; AO ESPORTE; AO LAZER; AO TRABALHO; À CIDADANIA;  À LIBERDADE; À DIGNIDADE; AO RESPEITO; À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA.

QUAL DIREITO GARANTIDO NO ESTATUTO DO IDOSO É MENCIONADO NA TIRINHA? VOCÊ CONSIDERA ESTE DIREITO IMPORTANTE? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.


     RELEMBRANDO!

  • A POPULAÇÃO MUNDIAL ESTÁ ENVELHECENDO E, POR ISSO, TORNA-SE URGENTE REPENSAR O PAPEL DOS IDOSOS E A SUA IMPORTÂNCIA NAS SOCIEDADES ATUAIS.
  • QUANDO ALGUÉM ATINGE 65 ANOS DE IDADE, É CATEGORIZADO COMO UM IDOSO, MESMO QUE ESSA PESSOA NÃO SE RECONHEÇA COMO SENDO VELHA OU SÉNIOR. 
  • ANTES DO SÉC. XX, AS TAXAS DE EXPECTATIVA DE VIDA ERAM, NA MAIOR PARTE, INFERIORES A 60 ANOS. EMBORA ALGUMAS PESSOAS FORTES E SAUDÁVEIS CHEGASSEM AOS 70 ANOS DE IDADE, A MAIORIA  DAS PESSOAS MORRIAM ANTES DOS 50 ANOS.
  • ESSA REALIDADE VEM MUDANDO. O PAPEL DOS IDOSOS TAMBÉM ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA, VARIANDO DE CULTURA PARA CULTURA, AO LONGO DAS DIFERENTES ÉPOCAS. 
  • AS PESSOAS MAIS VELHAS SÃO, SEM DÚVIDA, UM OCEANO DE EXPERIÊNCIA E SABEDORIA QUE PODEM SERVIR COMO EXEMPLO PARA GERAÇÕES MAIS NOVAS.
  • NA TRADIÇÃO AFRICANA, OS GRIÔS SÃO IDOSOS CONTADORES DE HISTÓRIAS, MUITO SÁBIOS E RESPEITADOS NAS COMUNIDADES ONDE VIVEM.
  • O ESTATUTO DO IDOSO VISA A GARANTIA DOS DIREITOS ASSEGURADOS ÀS PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 ANOS, INSTITUÍDO PELA LEI 10.741 EM OUTUBRO DE 2003. 

EAJA – Série: Eaja – I SEGMENTO- 2a SÉRIE 
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA, ARTE E HISTÓRIA                  

EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0203) Identificar a tipologia, características e  organização dos diferentes gêneros textuais. 
(EAJALP0210) Desenvolver antecipações de hipóteses  textuais, com base em conhecimentos prévios, informações  implícitas ou suposições.
(EAJALP01133) Produzir textos a partir do Estatuto do  Idoso, do adolescente e outros documentos que garantam  políticas públicas.
(EAJAAR0209) Refletir e dialogar sobre a diversidade racial, étnica, de gênero,  política e social, nas diferentes manifestações artísticas locais, regionais e  nacionais, respeitando e reconhecendo as diferentes concepções estéticas nos  diferentes grupos.
(EAJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do  tempo histórico.
Referências:Matriz Estruturante Eaja – 2021/ 1º Segmento
Temática (Tema)MUNDO PESSOAL:  MEU LUGAR NO  MUNDO, MEU GRUPO SOCIAL E MEU  TEMPO
Título:TODOS FAZEM HISTÓRIA: O SABER DOS IDOSOS
Sinopse:A ATIVIDADE DE HOJE ABORDARÁ SOBRE A PESSOA IDOSA, SUAS CARACTERÍSTICAS, O RESPEITO E VALORIZAÇÃO DO IDOSO.