Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS é destinada aos estudantes da 3ª Série
da Eaja.
O SOL É UM DOS RECURSOS NATURAIS MUITO VALIOSO PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA DOS SERES VIVOS. HOJE VOCÊ ESTUDARÁ A IMPORTÂNCIA DELE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A VIDA NA TERRA PODENDO APRECIAR A LITERATURA E ARTE PARA APRENDER MAIS. NÃO PERCA TEMPO E COMECE JÁ!
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA POEMA E A IMPORTÂNCIA DO SOL
SERIA POSSÍVEL A VIDA NO ESCURO? A LUZ E O CALOR QUE NOS CHEGAM DO SOL SÃO FUNDAMENTAIS PARA A VIDA EM NOSSO PLANETA. É TAMBÉM GRAÇAS AO CALOR QUE VEM DO SOL QUE A TERRA POSSUI ÁGUA LÍQUIDA EM TODAS AS PARTES DO PLANETA PERMITINDO ASSIM, QUE A VIDA SE DESENVOLVA NA TERRA. DESCUBRA NA AULA DE HOJE A DIFERENÇA ENTRE AS FONTES DE LUZ E CALOR.
HOJE VAMOS COMEÇAR A AULA FAZENDO A LEITURA DE ALGUNS VERSOS DO POEMA DE RUTH ROCHA: QUEM TEM MEDO DE QUÊ?
[…]
O QUE EU TENHO MUITO MEDO…
QUE ME DEIXA NUM APURO…
É UMA COISA MEIO BESTA…
É TER DE FICAR NO ESCURO QUE MEDO MAIS BOBO O SEU!
NÃO TENHO MEDO DO ESCURO.
É SÓ ACENDER A LUZ
E PRONTO! ACABA-SE O ESCURO!
[…]
E VOCÊ? TEM OU JÁ TEVE MEDO DO ESCURO? EM UM DOS VERSOS, UMA DAS FORMAS APRESENTADA DE NÃO FICAR NO ESCURO É ACENDER A LUZ. A LUZ PRODUZIDA PELAS LÂMPADAS É UM TIPO DE LUZ ARTIFICIAL, OU SEJA, PRODUZIDA PELO HOMEM. HÁ UMA OUTRA LUZ NATURAL QUE TENHO CERTEZA QUE VOCÊ SABE QUAL É!
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E DESCUBRA:
AGORA REFLITA:
- QUAL ERA A FUNÇÃO DESEMPENHADA PELO ACENDEDOR DE LAMPIÕES?
- PORQUE ELE POSSUÍA ESSE TRABALHO?
- QUAL ERA A RELAÇÃO ENTRE O ACENDEDOR DE LAMPIÕES E O SOL?
EMBORA O SOL SEJA, SEM DÚVIDA, A PRINCIPAL FONTE DE LUZ E CALOR QUE CONHECEMOS, EXISTEM MUITAS OUTRAS COM AS QUAIS CONVIVEMOS DIARIAMENTE E QUE, ÀS VEZES, NEM NOS DAMOS CONTA.
Disponível em: https://cutt.ly/WRejuR0 – data de acesso: 13/10/2021
FONTE NATURAL DE LUZ É TUDO, QUE POR NATUREZA, ILUMINA DE FORMA INDEPENDENTE, OU SEJA, NÃO DEPENDE DA AÇÃO HUMANA, COMO O SOL, POR EXEMPLO.
JÁ A FONTE ARTIFICIAL DE LUZ SÃO AQUELAS PRODUZIDAS PELA MÃO DO SER HUMANO, COMO O LAMPIÃO:
O SOL ALÉM DE FONTE DE LUZ É TAMBÉM FONTE DE CALOR, QUE É RESPONSÁVEL PELA ÁGUA LÍQUIDA E PELA TEMPERATURA QUE TEMOS, TEMPERATURA ESTA, IDEAL PARA A EXISTÊNCIA DE VIDA, DEVIDO A LOCALIZAÇÃO DO PLANETA TERRA NO SISTEMA SOLAR: NEM TÃO DISTANTE DO SOL QUE ATINGIRIA TEMPERATURAS CONGELANTES, NEM TÃO PERTO QUE NOS QUEIMARIA.
O SOL TAMBÉM CONTRIBUI COM A VIDA VEGETAL AUXILIANDO-A NO PROCESSO DE FOTOSSÍNTESE QUE NECESSITA DA LUZ PARA QUE POSSAM PRODUZIR SEU ALIMENTO E GERAR A BIODIVERSIDADE EXISTENTE.
ATIVIDADE 1
OBSERVE A IMAGEM E CLASSIFIQUE DE ACORDO COM O QUE ESTUDOU O TIPO DE FONTE DE LUZ E CALOR.
ATIVIDADE 2
ASSISTA AO VÍDEO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.
GUARANIS REFERE-SE A UMA DAS MAIS REPRESENTATIVAS ETNIAS INDÍGENAS DAS AMÉRICAS. COMO EM VÁRIAS OUTRAS CULTURAS, O SOL É CULTUADO COM DEVOÇÃO POR SER O PRINCIPAL REGULADOR DA VIDA. NO VÍDEO APRESENTADO, OS INDÍGENAS HOMENAGEIAM O SOL ATRAVÉS DO CANTO. O SOL É CHAMADO DE NHAMANDU, NOS RITUAIS RELIGIOSOS. ELES CANTAM:
NHAMANDU (CANTADO PELA ALDEIA MORRO DA SAUDADE)
NHAMANDU JOGWERU O SOL NASCE
NHAMANDU TENONDE OMÃN’P. COM SEUS RAIOS E SUA SABEDORIA
NHANDEXYTENONDE NOSSO PAI SUPREMO OLHA PARA NÓS
NHANDERE OMÃN’P. NOSSA MÃE SUPREMA OLHA PARA NÓS
- COMO PODE SER VISTO, O SOL É MUITO IMPORTANTE PARA AS TRIBOS INDÍGENAS. QUAIS OS FATORES QUE VOCÊ JULGA IMPORTANTES PARA QUE ELES TENHAM ESSE PENSAMENTO?
- O QUE ACONTECERIA SE FICÁSSEMOS SEM O SOL?
- MESMO EM DIAS NUBLADOS, O SOL TEM IMPORTÂNCIA?
- INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS APRESENTAM NECESSIDADES BÁSICAS IGUAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA RELACIONADAS AO CALOR E A LUZ. LISTE ALGUMAS SITUAÇÕES ONDE O SOL TEM RELAÇÃO COM SEU DIA-A-DIA.
RELEMBRANDO!!!
- ESTUDOU A IMPORTÂNCIA DO SOL;
- DIFERENCIOU AS FONTES DE LUZ E CALOR;
- APRECIOU O GÊNERO ARTÍSTICO LITERÁRIO E MUSICAL;
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EAJALP0201) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana.
(EAJALP0272) Analisar e argumentar a situação comunicativa e as características dos textos orais, envolvendo recursos audiovisuais.
(EAJALP02107) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil
(EAJACI0217) Reconhecer o Sol como fonte de energia limpa, segura e renovável.