Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 4ª SÉRIE da Eja.
NA AULA DE HOJE VAMOS CONHECER MAIS SOBRE UMA MODALIDADE DE LUTA: O JUDÔ.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ORIGEM DO JUDÔ
NA VIDEOAULA DA PROFESSORA SARA, APRENDEMOS QUE O JUDÔ FOI CRIADO EM 1882 POR JIGORO KANO, UM JAPONÊS QUE IDEALIZOU UM SISTEMA DE LUTAS COM PRINCÍPIOS ÉTICOS E MORAIS, QUE VÃO ALÉM DE TÉCNICAS CORPORAIS. PARTIU DOS PRINCÍPIOS DO JIU JITSU ASSOCIADOS A CONHECIMENTOS FILOSÓFICOS COM O INTUITO DE FORMAR SERES HUMANOS MAIS CIDADÃOS, COM ESPÍRITO GUERREIRO E DE CONDUTA VOLTADA À HONRADEZ.
ENTENDEMOS QUE O OBJETIVO DO JUDOCA É DERRUBAR SEU OPONENTE DE COSTAS NO CHÃO E IMOBILIZÁ-LO. PARA ISSO, SÃO UTILIZADAS TÉCNICAS CORPORAIS QUE TÊM COMO ALVO AGARRAR O KIMONO, QUE É A VESTIMENTA DO JUDOCA. IDENTIFICAMOS QUE HOJE O JUDÔ É UMA MODALIDADE OLÍMPICA.
ATIVIDADE 1
VAMOS APRECIAR O JUDÔ? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO QUE MOSTRA UMA LUTA DO ATLETA BRASILERO CHARLES CHIBANA. ATENTE-SE ÀS MOVIMENTAÇÕES E AO USO DO KIMONO PARA A REALIZAÇÃO DOS GOLPES.
ATIVIDADE 2
VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER, ATRAVÉS DO VÍDEO DA ATIVIDADE ANTERIOR, QUE UMA DAS HABILIDADES CORPORAIS DO JUDOCA É O DESLOCAMENTO? IR DE UM LUGAR AO OUTRO NA ÁREA DE LUTA, PODE LIVRAR O JUDOCA DE UM GOLPE OU TAMBÉM PODE AJUDÁ-LO A AGARRAR O KIMONO DO SEU OPONENTE. VAMOS EXPERIMENTAR ESSE FUNDAMENTO? PARA ISSO, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA. USE ROUPAS CONFORTÁVEIS, CALCE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO, UTILIZE UM ESPAÇO LIVRE DE OBSTÁCULOS NA SUA CASA E RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO. NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR-SE. BOA PRÁTICA!
CONSEGUIU REALIZAR O EXERCÍCIO PROPOSTO PELA PROFESSORA SARA? PRATICAR EXERCÍCIOS COM ORIENTAÇÃO DO SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COM LIBERAÇÃO DO SEU MÉDICO PODE AUXILIAR VOCÊ A ENVELHECER COM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. SEJA ATIVO. MOVIMENTE-SE!
ATIVIDADE 3
LEIA O TEXTO ABAIXO:
AGORA, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- VOCÊ JÁ LEU TEXTO COMO ESTE? QUE TIPO DE TEXTO É?
- EM QUE SITUAÇÕES ESSE TIPO DE TEXTO GERALMENTE É USADO? NO CASO DO TEXTO DA ATIVIDADE, QUAL FOI A FUNÇÃO DELE?
- QUAL O ASSUNTO DO TEXTO QUE ACABOU DE LER? É UM TEXTO DE CARÁTER PÚBLICO OU PRIVADO?
- NA SUA OPINIÃO, POR QUE ESTE TEXTO FOI ESCRITO?
- A QUEM SE DESTINOU O TEXTO?
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0425) COMPREENDER O CONCEITO, A ORIGEM, AS NORMAS, OS OBJETIVOS E OS FUNDAMENTOS DAS DIFERENTES LUTAS |
Língua Portuguesa | (EAJALP0312) LER E COMPREENDER CARTAS ENDEREÇADAS À MÍDIA. |