Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 3ª SÉRIE da Eja.
NA AULA DE HOJE VAMOS CONHECER UMA LUTA BRASILEIRA DE MATRIZ INDÍGENA CHAMADA MARAJOARA.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTA INDÍGENA MARAJOARA
NA VIDEOULA DE HOJE CONHECEMOS A LUTA MARAJOARA, ORIGINAL DA ILHA DE MARAJÓ, ESTADO DO PARÁ. DE ORIGENS INDÍGENAS, COM REGRAS E FUNDAMENTOS PRÓPRIOS, SUA PRÁTICA NO PASSADO MAIS RECENTE ESTAVA INTIMAMENTE LIGADA AOS MOMENTOS DE LAZER DE TRABALHADORES RURAIS.
ENTENDEMOS QUE ATUALMENTE A MODALIDADE SITUA-SE NO CENÁRIO ESPORTIVO E DE LAZER, SENDO UMA IMPORTANTE MANIFESTAÇÃO CULTURAL PARAENSE E TAMBÉM BRASILEIRA. O OBJETIVO DESTA PRÁTICA CORPORAL É DERRUBAR O OPONENTE COM AS COSTAS NO CHÃO, MANTENDO SUA INTEGRIDADE FÍSICA E PRESERVANDO OS PRINCÍPIOS DE RESPEITO.
ATIVIDADE 1
PRATICANDO LUTAS É POSSÍVEL DESENVOLVER ALGUMAS HABILIDADES CORPORAIS IMPORTANTES PARA NOSSO COTIDIANO, ASSIM COMO PARA LUTAR É NECESSÁRIO TRABALHAR ALGUMAS CAPACIDADES CORPORAIS BÁSICAS. UMA DELAS É O DESLOCAMENTO, QUE É O ATO DE SAIR DE UM LUGAR E CHEGAR ATÉ OUTRO. NAS LUTAS, ESSA AÇÃO TEM COMO OBJETIVO SE DESVENCILHAR DO OPONENTE COMO TAMBÉM PARA PREPARAR ESTRATÉGIAS DE ATAQUE. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA E VIVENCIE UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE DESLOCAMENTO. ESCOLHA UM ESPAÇO LIVRE DE OBSTÁCULOS NA SUA CASA, UTILIZE ROUPAS CONFORTÁVEIS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E HIDRATE-SE. BOA PRÁTICA!
ATIVIDADE 2
LEIA O TRECHO ABAIXO DE UM DIÁLOGO ENTRE DOIS PRATICANTES DA LUTA MARAJOARA. POSTERIORMENTE, REESCREVA-O EM SEU CADERNO E PONTUE-O ADEQUADAMENTE.
LEMBRE-SE:
- PONTO (.): PAUSA DE LONGA DURAÇÃO QUE INDICA O FINAL DO PERÍODO E É USADO EM ABREVIAÇÕES.
- PONTO DE EXCLAMAÇÃO (!): INDICA ESPANTO, ADMIRAÇÃO, SURPRESA.
- PONTO DE INTERROGAÇÃO (?): INDICA DÚVIDA, PERGUNTA.
- TRAVESSÃO (–): INDICA DIÁLOGO OU DÁ DESTAQUE A ALGUM ELEMENTO DA FRASE.
- VÍRGULA (,): PAUSA LEVE NA LEITURA, A VÍRGULA SEPARA TERMOS DENTRO DO MESMO PERÍODO.
ATÉ A PRÓXIMA AULA. TCHAU!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0326) CONHECER E VIVENCIAR AS LUTAS DE MATRIZES INDÍGENA E AFRICANA. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0317) IDENTIFICAR A FUNÇÃO DOS PONTOS: FINAL, DE INTERROGAÇÃO, DE EXCLAMAÇÃO, DOIS PONTOS E O TRAVESSÃO (EM DIÁLOGOS: DISCURSO DIRETO) NA LEITURA. |