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Regras para quê?”

Vamos conhecer uma história em quadrinhos da Turma do Plenarinho.

Clique no LINK abaixo para ler a Revista Plenarinho em “Um mundo sem regras” no site da Câmara dos Deputados.

Obs.: Quando Você abrir o Livro clicando no Link abaixo, é preciso clicar em “Avançar”(fica no final da página) para ver a próxima página. Certo?

Clique aqui para ler o Livro: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/html/infoMundoSemRegras/index.html

Pense sobre os principais acontecimentos da história. Agora faça de conta que você é uma personagem do quadrinho, aquele que é um bom jogador de futebol, o Adão.

Observe a imagem abaixo de uma das ruas do planeta sem regras.
Veja como ela está movimentada. Cada pessoa pode fazer qualquer coisa. Que confusão!

Imagem de uma das ruas do planeta sem regras

Após ler o quadrinho “Um mundo sem regras”, faça uma lista de atitudes necessárias para melhorar a convivência nessa rua.


Você deve ter ouvido falar sobre manual! Muitas regras vêm organizadas em manuais. Vamos entender sobre eles?!? Acesse o link abaixo e leia as informações sobre o que é e os tipos de manual que existem.

CLIQUE AQUI: https://www.ostiposde.com/tipos-de-manuais/

Agora crie um manual com regras para boa convivência e respeito ao bem comum, a partir do que você aprendeu nessa atividade.

Depois que seu texto estiver pronto atribua um título ao seu manual de regras.

Não esqueça que nos manuais encontramos textos com letras e com imagens, capriche no seu manual!!

Até mais!!!


Saiba mais:

Cante com Jairzinho uma música com ritmo e letra muito bacanas a respeito das diferenças sociais, culturais e históricas. Assiste ao vídeo abaixo:

Assista, também, ao vídeo “Normal é ser diferente” do Canal Grandes Pequeninos disponível no YouTube.

Se divirta aprendendo que legal é perceber que é mais feliz quem compreende que amizade não vê cor nem continente e o normal está nas coisas diferentes!!!



Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – D e E – Ética e Cidadania.


Habilidades:

Língua Portuguesa
(EF15LP05-B) Utilizar os recursos dos tipos textuais: narração, descrição, prescrição, injunção, argumentação ou exposição para organização composicional e estilística do texto.
(GO-EF15LP20) Atribuir títulos aos textos com criatividade
(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados às imagens e atentar-se à estrutura textual.

História
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
(GO-EF05HI05-A) Entender o processo de luta e construção da cidadania como direito universal de todos os povos.