You are currently viewing Língua Portuguesa e Geografia: TRÂNSITO E CIDADANIA

Língua Portuguesa e Geografia: TRÂNSITO E CIDADANIA

Olá! Esta aula de LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da  3ª Série da Eaja.

HOJE VOCÊ LERÁ UM CARTAZ E CONHECERÁ A FUNÇÃO DESTE GÊNERO TEXTUAL. A PARTIR DESTE TEXTO FARÁ UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE TRANSPORTES E DO CÓDIGO DE TRÂNSITO, BEM COMO OS IMPACTOS QUE OS VEÍCULOS AUTOMOTORES TEM CAUSADO AO MEIO AMBIENTE. ENTÃO PEGUE SEU MATERIAL, ASSISTA A VIDEOAULA DO CONTEÚDO DE HOJE E COMECE JÁ OS SEUS ESTUDOS!

Fonte: pxhere.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA TRÂNSITO E CIDADANIA

3ª série – Eaja – Língua Portuguesa e Geografia – Aula 19 – TRÂNSITO E CIDADANIA

NA VIDEOAULA DA PROFESSORA LUCYANA, APRENDEMOS QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS COM FUNÇÃO DE INSTRUIR, COMUNICAR E OUTROS. ELES SERVEM PARA FACILITAR A VIDA EM SOCIEDADE, COMO EXEMPLO, TEXTOS QUE FALAM SOBRE O TRÂNSITO E MEIOS DE TRANSPORTE. ENTENDEMOS QUE DOIS DESTES TEXTOS É O CARTAZ E AS PLACAS DE TRÂNSITO. O CARTAZ TEM A FUNÇÃO DE ANUNCIAR, COMUNICAR OU SENSIBILIZAR ÀS PESSOAS SOBRE UM FATO IMPORTANTE, UM EVENTO, UMA LEI OU UMA INFORMAÇÃO. ESSE TIPO DE TEXTO É ANEXADO EM LUGARES DE GRANDE CIRULAÇÃO. JÁ AS PLACAS DE TRÂNSITO TEM A FUNÇÃO DE INSTRUIR OS CONDUTUORES SOBRE AS CONDIÇÕES DA VIA, PROIBIÇÕES, RESTRIÇÕES E OBRIGAÇÕES NO TRÂNSITO. ESSAS PLACAS ESTÃO LOCALIZADAS AO LADO OU SUSPENSAS SOBRE A VIA.

COMPREENDEMOS QUE OS MEIOS DE TRANSPORTE POSSIBILITAM O DESLOCAMENTO DE BENS, PESSOAS E MERCADORIAS DE FORMA EFICIENTE. IDENTIFICAMOS QUE ALÉM DE TEXTOS, PARA MANTER A CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS SEGURA, É NECESSÁRIO REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS NEGATIVOS QUE ESSE TRÁFEGO TEM CAUSADO NO MEIO AMBIENTE. UM DESSES EFEITOS É A POLUIÇÃO GERADA PELOS VEÍCULOS, SENDO QUE USAR COM MAIS FREQUENCIA TRANSPORTES COLETIVOS E BICICLETA, EM DETRIMENTO DO CARRO PRÓPRIO, É UMA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DESSA IMPUREZA.

ATIVIDADE 1

AS PLACAS DE TRÂNSITO, QUE SÃO TEXTOS INSTRUCIONAIS, PODEM SER DIVIDIDAS EM 7 CATERGORIAS, SENDO ELAS: REGULAMENTAÇÃO, ADVERTÊNCIA, INDICAÇÃO, SINALIZAÇÃO DE OBRAS, EDUCATIVAS, DE ATRATIVOS TURÍSTICOS E DE SERVIÇOS AUXIILARES. AS PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO SÃO USADAS PARA REGULAMENTAR, OU SEJA, INSTRUIR SOBRE OBRIGAÇÕES, LIMITAÇÕES E PROIBIÇÕES. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:

CONHECIA TODAS ESTAS PLACAS? O QUE ELAS TEM EM COMUM? CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE ESTAS SINALIZAÇÕES. SABEMOS QUE SÃO MUITAS, MAS É PRECISO CONHECER TODAS E FICAR ATENTO NAS VIAS QUANDO ELAS APARECEREM, AFINAL A SUA SEGURANÇA E A DO OUTRO TAMBÉM DEPENDEM DISSO.

ATIVIDADE 2

ENUMERE AS PLACAS DE TRÂNSITO DE ACORDO COM O SIGNIFICADO DE CADA UMA:

https://www.liveworksheets.com/yc2017688am
https://www.liveworksheets.com/yc2017688am

ATIVIDADE 3

PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI CLICAR NO LINK A SEGUIR E SERÁ DIRECIONADO (a) PARA UMA PÁGINA COM ALGUMAS IMAGENS DE CENAS DE TRÂNSITO E FRASES SOBRE TRÂNSITO. VOCÊ VAI LIGAR A IMAGEM AO SEU SIGNIFICADO. https://www.liveworksheets.com/xc1199526mq , ACESSO DIA 25/10/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoSOUZA, Cassia Garcia de. et al. É Bom Aprender – edição renovada: volume 2: Educação de Jovens e Adultos – anos iniciais do ensino fundamental. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2013.

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0201) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana.
(EAJALP0266) Identificar e produzir os gêneros do campo jornalístico.
(EAJALP0248) Identificar as finalidades e funções de textos a partir dos suportes.