Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental foi veiculada na TV no dia 27/09/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Você sabia que a melhor forma de evitar chateações durante a execução de jogos é o bom planejamento e o esclarecimento de suas regras? Neste estudo, você aprenderá sobre o planejamento e a produção de textos instrucionais de regras de jogo para organizar bem suas atividades com sua família e amigos. Bons estudos!
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com esta temática.
Nesta aula você estudará sobre o planejamento e a produção de textos instrucionais de regras de jogo para organizar bem suas atividades com sua família. Afinal, a diversão em família também deve ser organizada, não é mesmo?
O texto instrucional é aquele texto em que o autor dá instruções, ensina como alguma coisa deve ser feita. Para isso, as descrições das etapas são indicadas no texto. O leitor, ao seguir essas etapas, tem condições de desenvolver o determinado procedimento para obter resultados satisfatórios em relação ao que está aprendendo a fazer. Assim, há diversas possibilidades de textos instrucionais como as receitas culinárias, manuais de eletrodomésticos, guias de cidades, folhetos explicativos e regras de jogos, por exemplo.
Como planejar um texto instrucional?
Todo texto quer transmitir uma mensagem. Todo texto, portanto, tem um objetivo determinado por seu autor. Para esse objetivo ser alcançado, é importante que se faça um bom planejamento do texto, considerando, além do seu objetivo, a quem ele será destinado e como será construído.
Agora, você irá refletir sobre a produção de um texto instrucional: a regra de jogo.
- A primeira coisa é determinar quem irá participar do jogo e da elaboração de suas regras. É importante que todos os envolvidos com o jogo participem da elaboração das regras, se ele acontecer com aquelas pessoas, naquele momento. Por exemplo, em um feriado com a família, seis pessoas vão criar um jogo para se divertirem. Todos devem concordar com as regras que estabelecerem para não haver situações problemáticas durante o jogo.
- Também existe a possibilidade de o autor escrever a regra de um jogo que será disponibilizado para outras pessoas, em outro momento, como nos jogos que compramos e, junto à eles, recebemos a instruções de como jogá-lo.
- Considerando que você irá estabelecer as regras de um jogo com sua família, para se divertirem em um feriado ou fim de semana, é preciso definir qual jogo darão início.
- Depois de definir o jogo, o grupo precisa estabelecer as regras gerais e as mais específicas. É importante que todos estejam de acordo para cada uma delas. Para isso, é preciso que sejam estudadas uma a uma.
- Se as regras forem estabelecidas oralmente, sempre que essas pessoas jogarem novamente, precisam retomar as orientações estabelecidas. Por isso, é interessante que elas sejam anotadas.
- Determinem alguns dados como: número de participantes, como jogar, qual é o objetivo do jogo, quais materiais serão utilizados, quais exceções podem ser aceitas.
- Depois de registrar todas essas informações, revisem o texto considerando, além da adequação do vocabulário (para que o texto seja claro e bem escrito), a boa execução do jogo pautado nas regras estabelecidas.
A seguir, leia as instruções de um jogo.
Passa anel
Onde brincar: em qualquer lugar.
Número de participantes: mínimo 5 jogadores (não há limite de jogadores, quanto mais gente, melhor).
Material necessário: um anel, pedrinha ou botão.
Objetivo: estimular a socialização; dissimular a passagem de um anel para outro participante. Vence a rodada o adivinhador que acertar com quem está o anel.
Passa anel é uma brincadeira divertida, que exige apenas atenção e criatividade da criançada. Suas regras da brincadeira são simples, conforme passo a passo abaixo:
Como jogar
Primeiro passo: define-se quem é o passador do anel e o adivinhador de onde o anel será deixado pelo passador. As demais pessoas ficam enfileiradas.
Segundo passo: o passador deve esconder o anel, pressionando-o entre as palmas das mãos e depois deve ir passando suas mãos unidas entre as mãos de cada um dos jogadores enfileirados. Enquanto isso, o adivinhador só observa.
Observação: o verso “Tome este anel e não diga nada a ninguém” deve ser recitado cada vez que o passador repetir o movimento, e sem que o adivinhador perceba, o passador deve escorregar o anel nas mãos de algum jogador, e a pessoa que recebe o anel também deve disfarçar.
Terceiro passo: Depois de finalizada a rodada, o passador pergunta ao adivinhador: “Com quem está o anel?”, se ele acertar, será o próximo passador. Se errar, deverá pagar uma prenda escolhida por todos ou pré-definida antes do início do jogo.
Observação: pode ser definido um número de palpites para o adivinhador, como duas ou três chances.
E a próxima rodada?
Quem passará o anel? Essa regra será decidida previamente pelo grupo.
Sugestão: Se o adivinhador acertar com quem está o anel, ele será o passador da vez e quem está no início da fileira será o novo adivinhador. Caso isso não acontece, quem recebeu o anel será o novo passador. O antigo passador e o antigo adivinhador vão para o fim da fileira e a pessoa que está no início dela torna-se o adivinhador nessa rodada.
Mais sugestões: Para deixar a brincadeira mais emocionante, o passador poderá ter alguns objetos diferentes entre as mãos, e caberá ao adivinhador quem ficou com cada objeto.
Atividade
Depois de ler as regras do jogo Passa anel, apresente-a para sua família, revisem juntos as regras e veja se haverá alguma adequação nela para seu grupo. Na sequência, divirtam-se com esse jogo.
Habilidade estruturante: | (EF05LP12) Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
Referências: | http://www.terra.com.br/vida-e-estilo/mulher/mae-com-prosa/diversao-nas-ferias-jogo-do-passa-anel,06823c3e62f56b33c9e3cb9c4578d45a0umb24jf.html |
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).