Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª Série
da Eja.
Você já pensou sobre o processo de obtenção de energia para o seu corpo e sua relação com as funções básicas do organismo? Não!? Então fique ligado na nossa aula que vamos estabelecer essa reflexão, afinal cuidar da nossa alimentação é fundamental para o equilíbrio do corpo.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA NUTRIÇÃO DO ORGANISMO
Na videoaula acima apreendemos que os nutrientes correspondem a substâncias presentes nos alimentos, as quais são úteis para o funcionamento do nosso metabolismo. Dividem-se em macronutrientes, que estão presentes em grande quantidade nos alimentos, como os carboidratos, proteínas e lipídios, e os micronutrientes que são encontrados em pequena quantidade, a citar os minerais e as vitaminas.
Entendemos as funções de cada um dos nutrientes, que são:
- Carboidratos – constituem-se em compostos bioquímicos que fornecem energia ou fibras alimentares ao organismo, sendo a primeira fonte de energia do organismo. Alguns alimentos ricos em carboidratos são: macarrão, pão, batata, mandioca, arroz pinhão e outros;
- Proteínas – são compostos bioquímicos que apresentam nitrogênio em sua molécula, atuando no organismo na composição dos tecidos. Entre os alimentos ricos em proteínas podemos citar as carnes vermelhas, de aves e peixes, bem como leguminosas como os feijões, ervilha, lentilha e outros;
- Lipídios – constituem-se, em suma, das gorduras e óleos, sendo nesse sentido as reservas de energia do corpo. No organismo atuam na formação de hormônios, na constituição de membranas celulares, na preservação do calor corporal e outros. São ricos em gorduras os óleos, azeites, manteiga, castanhas e outros;
- Minerais – substâncias inorgânicas que não são produzidas pelo organismo humano, porém muito necessárias para diferentes processos vitais. A origem dos minerais é o solo, assim é preciso evidenciar que os ingerimos, de forma geral, através do consumo de vegetais e de fontes animais, os que se alimentam de vegetais;
- Vitaminas – são micronutrientes que atuam nos processos metabólicos de carboidratos, lipídios e proteínas e advém de alimentos naturais.
Compreendemos que para o pleno funcionamento do organismo a água é fundamental. E ainda, que os nutrientes apresentam funções específicas, seja plástica (construção e manutenção de tecidos orgânicos), reguladora (regulação de processos corporais) e energética (geração de calor).
ATIVIDADE 1
(PUC-RIO – 2014) Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Qual deles é obtido em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?
a) Carboidratos e proteínas
b) Proteínas para ambas as dietas
c) Proteínas e lipídios
d) Proteínas e carboidratos
e) Carboidratos para ambas as dietas
ATIVIDADE 2
Leia os textos abaixo:
TEXTO 1
Recomendações Nutricionais para Atletas – Dieta e nutrição (copacabanarunners.net)
TEXTO 2
Mediante a leitura dos textos e de todo conhecimento apreendido na aula de hoje, produza um artigo de opinião com o tema “O quanto a alimentação pode determinar o fracasso ou a glória de um atleta“. Lembre-se de escrever seu texto defendendo sua posição e sustentando-a com argumentos. Bom trabalho!
Referencial Bibliográfico | CUKIER, C.; CUKIER, V. Macro e micronutrientes em nutrição clínica. Editora Manole: São Paulo, 2020. MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0514) Entender o processo de obtenção de energia para o corpo e sua relação com as funções plástica, energética e reguladora e com a presença do oxigênio e de nutrientes. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc). |