You are currently viewing Ciências da Natureza: NUTRIÇÃO DO ORGANISMO

Ciências da Natureza: NUTRIÇÃO DO ORGANISMO

Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da  6ª Série da Eja.

Você já pensou sobre o processo de obtenção de energia para o seu corpo e sua relação com as funções básicas do organismo? Não!? Então fique ligado na nossa aula que vamos estabelecer essa reflexão, afinal cuidar da nossa alimentação é fundamental para o equilíbrio do corpo.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA NUTRIÇÃO DO ORGANISMO

6ª série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 10 – NUTRIÇÃO DO ORGANISMO

Na videoaula acima apreendemos que os nutrientes correspondem a substâncias presentes nos alimentos, as quais são úteis para o funcionamento do nosso metabolismo. Dividem-se em macronutrientes, que estão presentes em grande quantidade nos alimentos, como os carboidratos, proteínas e lipídios, e os micronutrientes que são encontrados em pequena quantidade, a citar os minerais e as vitaminas.

Entendemos as funções de cada um dos nutrientes, que são:

  • Carboidratos – constituem-se em compostos bioquímicos que fornecem energia ou fibras alimentares ao organismo, sendo a primeira fonte de energia do organismo. Alguns alimentos ricos em carboidratos são: macarrão, pão, batata, mandioca, arroz pinhão e outros;
  • Proteínas – são compostos bioquímicos que apresentam nitrogênio em sua molécula, atuando no organismo na composição dos tecidos. Entre os alimentos ricos em proteínas podemos citar as carnes vermelhas, de aves e peixes, bem como leguminosas como os feijões, ervilha, lentilha e outros; 
  • Lipídios – constituem-se, em suma, das gorduras e óleos, sendo nesse sentido as reservas de energia do corpo. No organismo atuam na formação de hormônios, na constituição de membranas celulares, na preservação do calor corporal e outros. São ricos em gorduras os óleos, azeites, manteiga, castanhas e outros;
  • Minerais – substâncias inorgânicas que não são produzidas pelo organismo humano, porém muito necessárias para diferentes processos vitais. A origem dos minerais é o solo, assim é preciso evidenciar que os ingerimos, de forma geral, através do consumo de vegetais e de fontes animais, os que se alimentam de vegetais;
  • Vitaminas – são micronutrientes que atuam nos processos metabólicos de carboidratos, lipídios e proteínas e advém de alimentos naturais.

Compreendemos que para o pleno funcionamento do organismo a água é fundamental. E ainda, que os nutrientes apresentam funções específicas, seja plástica (construção e manutenção de tecidos orgânicos), reguladora (regulação de processos corporais) e energética (geração de calor). 

ATIVIDADE 1

(PUC-RIO – 2014) Macronutrientes podem ser definidos como a classe de compostos químicos que devem ser consumidos diariamente e em grande quantidade, pois fornecem energia e são componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Qual deles é obtido em maior abundância em dietas baseadas em vegetais e em produtos de origem animal, respectivamente?

a) Carboidratos e proteínas

b) Proteínas para ambas as dietas

c) Proteínas e lipídios

d) Proteínas e carboidratos

e) Carboidratos para ambas as dietas

ATIVIDADE 2

Leia os textos abaixo:

TEXTO 1

Recomendações Nutricionais para Atletas – Dieta e nutrição (copacabanarunners.net)

TEXTO 2

Mediante a leitura dos textos e de todo conhecimento apreendido na aula de hoje, produza um artigo de opinião com o tema “O quanto a alimentação pode determinar o fracasso ou a glória de um atleta“. Lembre-se de escrever seu texto defendendo sua posição e sustentando-a com argumentos. Bom trabalho!


Referencial BibliográficoCUKIER, C.; CUKIER, V. Macro e micronutrientes em nutrição clínica. Editora Manole: São Paulo, 2020.
MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0514) Entender o processo de obtenção de energia para o corpo e sua relação com as funções plástica, energética e reguladora e com a presença do oxigênio e de nutrientes.
Língua Portuguesa(EAJALP0524) Planejar, produzir e revisar textos do Campo Jornalístico-Midiático (notícia, carta do leitor etc).