Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 8ª série
da Eja.
Na aula de hoje vamos dialogar sobre esportes e suas relações com a saúde.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ESPORTE E SAÚDE
Na videoaula do Professor Luciano aprendemos que o esporte é uma prática corporal que tem como principais características a competição e regras oficiais.
Entendemos que a prática do esporte pode contribuir para a melhoria e manutenção da saúde e qualidade de vida. Porém, nem sempre essa prática é sinônimo de saúde. Seja por exageros, irresponsabilidades e erros, ela pode prejudicar a saúde, principalmente, de atletas profissionais e praticantes de fim de semana.
Compreendemos que a saúde não é apenas ausência de doença. De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinantes e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde. A prática de exercícios físicos, como os esportes, é um serviço essencial para a saúde, pois está diretamente relacionada à prevenção de riscos de doenças e outros agravos. Lembrando que para isso, é necessário constância, equilíbrio, não fazer uso de substâncias proibidas para potencializar a performance e sempre ter orientação de um Professor de Educação Física.
ATIVIDADE 1
Leia o texto ” Os oito principais benefícios mentais do esporte” do site Globo, disponibilizado no link abaixo:
Os oito principais benefícios mentais do esporte | saúde | ge (globo.com)
ATIVIDADE 2
Viu a quantidade de benefícios que o esporte pode proporcionar à saúde? Lembrando que esta prática por indivíduos que buscam lazer e qualidade de vida deve ser orientada, moderada, constante e com responsabilidade. Um dos esportes que pode beneficiar a saúde é o handebol, você conhece? Já jogou ou já assistiu algum jogo desta modalidade? O handebol é um esporte coletivo, praticado em quadras de salão ou na areia, jogado entre duas equipes, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos. O objetivo do jogo é marcar mais gols que o adversário. Assista ao vídeo abaixo, aprecie e conheça um pouco mais desse esporte.
ATIVIDADE 3
Gostou do jogo de handebol? Ele é bem dinâmico, exige muita agilidade e possui muito contato físico com os adversários. Mas e aí, ficou interessado em aprender a jogar handebol? Assista ao vídeo abaixo e aprenda algumas técnicas e movimentos utilizados nesse esporte.
Conseguiu entender todos os fundamentos? Qual o fundamento que achou mais difícil? Se possível, pratique esses fundamentos aí na sua casa ou em alguma quadra. Caso não tenha a bola de handebol, use qualquer bola que tenha. Chame seus familiares para praticarem com você, caso não seja possível, use a parede para rebater a bola do passe. Se porventura tiver pouco espaço, experimente o drible parado, usando e alternando as duas mãos. Inclua o esporte na sua rotina de exercícios físicos e desfrute de suas vantagens. O importante é movimentar-se e com responsabilidade. Seja criativo, use os materiais e espaços que têm em casa. Boa prática e divirta-se!
ATIVIDADE 4
Paródia musical é a recriação de uma letra de música a partir de um tema escolhido, considerando a musicalidade da canção e a ideia central da música original. Tem como objetivo, em geral, realizar uma crítica ou reflexão, com efeitos sarcásticos, humorístico ou irônicos. Vamos parodiar? Escolha uma música que é hit do momento, utilize parte da letra, dando preferência para trechos mais conhecidos ou o refrão, e faça uma paródia com o tema “esporte e saúde”, usando todos os conhecimentos adquiridos na aula de hoje, com o objetivo de levar o leitor a refletir sobre esse assunto. Bom trabalho!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0710) Apropriar e valorizar ações e atitudes para promoção de saúde, considerando questões econômicas, políticas e sociais. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0832) Criar paródias de poemas conhecidos da literatura (brasileira e goiana) e músicas brasileiras. |