Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.
Essa aula trata da capacidade humana de intervir na natureza associando-a ao desenvolvimento da tecnologia e discutindo fenômenos interligados como o êxodo rural e o crescimento das cidades; bem como seus resultados como as mudanças climáticas.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Intervenção humana na natureza e êxodo rural.
Intervenção humana na natureza e êxodo rural
Observe com atenção as imagens a seguir
Esse conjunto de imagens nos fala sobre a capacidade humana de intervir e modificar a natureza. Na primeira imagem temos uma paisagem natural onde predomina a floresta. Na segunda, já temos uma intervenção humana, uma estrada pavimentada em meio à mata. Na terceira imagem, a intervenção humana causou uma modificação ainda maior, além de uma estrada temos a terra preparada para a plantação. E na última imagem, a intervenção humana é bem mais profunda. Temos uma grande metrópole construída tomando conta de toda a paisagem.
Intervenção na natureza e tecnologia
A capacidade humana de intervir e transformar a natureza não é uma coisa que nasceu com o homem. Ela foi se desenvolvendo na mesma medida em que a espécie humana foi tornando-se capaz de dominar tecnologia. Ou seja, à medida que a tecnologia foi se sofisticando o homem foi aumentando sua capacidade de transformar a natureza.
Desde o domínio do fogo até a criação da ciência. Da invenção da roda e da agricultura até o domínio da engenharia, da física e da química, astronomia e biologia. A sofisticação da tecnologia tornou o homem capaz de colocar abaixo uma floresta e erguer uma metrópole como aparece nas imagens.
O êxodo rural
A intervenção humana na natureza sempre esteve ligada às atividades econômicas. Ela aumentou consideravelmente a partir da criação da indústria. Com a Revolução Industrial, no século XVIII, o homem colocou em prática um sistema de produção em larga escala que necessitava cada vez mais de matéria-prima.
A Revolução Industrial também causou uma transformação enorme nas cidades. Em torno das fábricas surgiu esse modelo de metrópoles gigantes que conhecemos hoje. Pouco a pouco, a cidade tornou-se o lugar das oportunidades e a vida no campo foi sendo inviabilizada. Na Inglaterra, onde aconteceu a Revolução Industrial, uma multidão de camponeses foram expulsos do campo. Sem outra opção, a grande maioria dessa população foi procurar alguma ocupação nas cidades.
Esse modelo inglês vai se repetindo mundo afora. O Brasil, por exemplo, passou de uma economia rural para uma economia urbana no século XX. No início do século passado, o país tinha 85% de sua população vivendo no campo e 15% vivendo na cidade. No final do século, esses números se inverteram: 85% da população vivendo na cidade e 15% no campo.
A essa saída em massa da população do campo para a cidade chamamos de êxodo rural. Seus motivos são variados. As grandes cidades tornam-se centros de atração da população. No século XX, São Paulo passou a ser o centro mais dinâmico da economia brasileira, onde as pessoas encontravam emprego e diversas oportunidades de negócios. Por outro lado, a seca na região nordeste foi um fator de expulsão da população que encontrou na capital paulista seu destino preferido.
O Rio de Janeiro também tornou-se um importante centro de atração de população, pois era a capital federal até o ano de 1960. Com a construção de Brasília, surgiu um novo centro de atração. Goiânia, próxima a Brasília, também passou a ser um centro importante. Além de oportunidades de emprego, a capital goiana tornou-se procurada pelos serviços de saúde.
Em síntese, entre os motivos que têm levado a população ao êxodo rural estão as oportunidades de emprego, os serviços dos centros administrativos e os serviços de saúde.
Problemas gerados pela ação do homem
As modificações causadas pelo homem na natureza alcançaram uma escala tão grande que têm causado problemas ambientais tais como, por exemplo, as alterações no clima. Desequilíbrio na distribuição das chuvas causando enchentes nuns lugares e seca noutros, derretimento das calotas polares, etc., têm sido apontados como resultado da modificação na natureza provocada pela ação humana.
Atividade
Questão 1 – De que forma o desenvolvimento da tecnologia contribui para aumentar a capacidade humana de intervir na natureza?
Questão 2 – Quais são os fatores que explicam o êxodo rural?
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EAJAHI0409) Identificar as intervenções na natureza do ponto de vista humano e tecnológico.(EAJAHI0411) Contextualizar os fenômenos históricos que se relacionam ao êxodo rural.Integração com Geografia:(EAJAGE0517) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática em diferentes níveis de escala. |
Referências: | IBGE. População rural e urbana. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html> acesso em 05 de outubro de 2021. |