Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 8ª Série
da Eaja.
Você já parou para pensar em como as plantas, sobretudo, as superiores como Gimnospermas e Angiospermas, se reproduzem? Fique ligado na nossa videoaula de hoje que vamos (re)pensar e aprender mais sobre esse assunto.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA POLINIZAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE SEMENTES
Na videoaula de hoje apreendemos que polinização e dispersão são movimentos reprodutivos das Gimnospermas e Angiospermas. Compreendemos que a dispersão é o processo em que as sementes são espalhadas no ambiente, garantindo maior distribuição espacial das espécies. Os principais dispersores são o vento, a água e os animais. Entendemos que a polinização consiste no processo em que o grão de pólen é levado de uma planta a outra, precisamente da parte masculina para a parte feminina. No caso das Angiospermas, tais estruturas, denominadas respectivamente de antera e estigma, estão situadas na flor. Há flores masculinas, femininas ou hermafrodita (com estruturas reprodutivas de ambos os sexos). A polinização permite a fecundação das células reprodutivas masculinas e femininas e, por consequência, a produção de sementes. Estas podem germinar, dando origem a novos indivíduos da espécie. É válido frisar que, no caso das Angiospermas, as sementes estão, ainda, envoltas pelo fruto. O processo de polinização pode ocorrer de forma direta, pelo processo de autopolinização; ou indireta, entre indivíduos diferentes. Nesse último caso, ocorre maior variabilidade genética. É necessário para a polinização indireta os agentes polinizadores, sendo então esse processo classificado em:
- Anemofilia: polinização pelo vento;
- Hidrofilia: polinização através da água;
- Entomofilia: polinização realizada por insetos, tais como abelhas, moscas, besouros, borboletas e vespas;
- Ornitofilia: polinização realizada por aves;
- Quiropterofilia: polinização oportunizada por morcegos.
ATIVIDADE 1
(UFPB – 2006) A polinização e a dispersão das sementes são dois mecanismos de grande importância no ciclo de vida dos vegetais. Sobre esses dois mecanismos, é incorreto afirmar:
a) Os frutos contribuem para a dispersão das sementes, a exemplo do coco-da-baía que, por ser flutuante, pode ser levado pelas correntes marinhas para praias distantes, onde a semente germinará.
b) A dispersão das sementes pode ocorrer por meio do transporte de frutos que aderem ao corpo de animais, como acontece com o carrapicho.
c) A dispersão das sementes pode ocorrer pelo vento, a exemplo do que acontece com as sementes aladas das orquídeas.
d) A polinização feita por animais como morcegos, pássaros e insetos é um fenômeno característico das angiospermas.
e) As gimnospermas têm flores rudimentares (estróbilos) e nelas não se verifica o fenômeno da polinização.
ATIVIDADE 2
Leia o texto “Abelhas polinizadoras importantes para agricultura brasileira”, disponibilizado no link abaixo:
Mediante a leitura do texto e as informações da nossa videoaula, pense na seguinte situação: Você é jornalista e precisa mediar um debate com estudiosos do campo da Botânica e agricultores acerca do papel dos agentes polinizadores na agricultura brasileira. Nesse sentido, elabore um conjunto de cinco questões para suscitar a fala desses sujeitos para se criar um debate e oferecer informações relevantes ao público. Bom trabalho!
Atenção! A Botânica compreende um ramo da Biologia que estuda a vida das plantas.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | GRESSLER, E.; PIZO, M. A.; MORELLATO, L. P. C. Polinização e dispersão de sementes em Myrtaceae do Brasil. Revista brasileira de botânica, v. 29, n. 04, p. 509-530, 2006. |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0707) Compreender a importância da polinização e da disseminação de sementes para propagação de espécies e perceber o papel dos animais neste processo. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0839) Elaborar roteiros para entrevistas e debates. |