Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 3ª Série
da Eja.
NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE LUTA, ARTE MARCIAL E ESPORTE DE COMBATE.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTA, ARTE MARCIAL E ESPORTE DE COMBATE: CONCEITOS E DIFERENCIAÇÕES
NA VIDEOULA DA PROFESSORA SARA, COMPREENDEMOS QUE LUTA É UMA PRÁTICA CORPORAL QUE POSSUI MOVIMENTOS PRÓPRIOS PARA DESESTABILIZAR, EXCLUIR DE UMA DETERMINADA ÁREA, DESEQUILIBRAR E IMOBILIZAR O ADVERSÁRIO. ENTENDEMOS QUE A ARTE MARCIAL TEM SEUS FUNDAMENTOS RELACIONADOS AO BÉLICO, ÀS GUERRAS, E ENVOLVE UMA VISÃO DE SER HUMANO INTEGRAL, CONSIDERANDO ASPECTOS FILOSÓFICOS E ESPIRITUAIS. APRENDEMOS QUE OS ESPORTES DE COMBATE SÃO AS LUTAS QUE PASSARAM POR UM PROCESSO DE ESPORTIVIZAÇÃO, COM REGULAMENTAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO.
ATIVIDADE 1
VOCÊ JÁ PRATICOU OU JÁ ASSISTIU ALGUMA LUTA, ARTE MARCIAL E/OU ESPORTE DE COMBATE? REGISTRE, EM SEU CADERNO, QUAIS FORAM ESSAS SUAS VIVÊNCIAS E APONTE AS CARACTERÍSTICAS QUE AS DEFINEM COMO TAL.
ATIVIDADE 2
O EQUILÍBRIO, OU SEJA, A CAPACIDADE DE RESISTIR ÀS FORÇAS DA GRAVIDADE, É ESSENCIAL PARA A REALIZAÇÃO DE QUALQUER MOVIMENTO CORPORAL. NAS LUTAS, PRECISAMOS MUITO DO EQUILÍBRIO, E LUTANDO, APRIMORAMOS ESSA HABILIDADE QUE É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA NOSSAS ATIVIDADES DIÁRIAS. SIGA AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NO VÍDEO ABAIXO, EM QUE A PROFESSORA SARA DEMONSTRA UM EXERCÍCIO SIMPLES, QUE PODE SER FEITO EM CASA E AUXILIA NA AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DESTA CAPACIDADE FÍSICA. PRATIQUE EM UM LUGAR LIVRE DE OBSTÁCULOS EM SUA CASA, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS, COLOQUE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E HIDRATE-SE. BOA PRÁTICA!
ATIVIDADE 3
VOCÊ JÁ ANALISOU ALGUM GRÁFICO? VOCÊ SABE O QUE É GRÁFICO? GRÁFICOS SÃO REPRESENTAÇÕES VISUAIS QUE FACILITAM A ANÁLISE DE DADOS. NA VIDEOAULA, A PROFESSORA SARA CITOU O MMA COMO UM ESPORTE DE COMBATE, QUE É MUITO PRATICADO E CONHECIDO NA ATUALIDADE. UM GRANDE DESTAQUE DESTE ESPORTE É O LUTADOR BRASILEIRO ANDERSON SILVA. VAMOS ANALISAR E INTERPRETAR O GRÁFICO ABAIXO, QUE MOSTRA A EFICIÊNCIA DESSE ATLETA, DIVIDINDO-O EM TRÊS ASPECTOS:
AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:
- EM QUAL ASPECTO ANDERSON SILVA DEMONSTRA MAIOR EFICIÊNCIA?
- EM QUAL ASPECTO ELE DEMONSTRA MENOR EFICIÊNCIA?
- PARA QUAIS FINALIDADES VOCÊ ACHA QUE ESSE GRÁFICO PODE SER ÚTIL?
ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0325) CONHECER O CONCEITO, A ORIGEM, AS NORMAS, OBJETIVOS E FUNDAMENTOS DAS DIFERENTES LUTAS. |
Matemática | (EAJAMA0231) LER, INTERPRETAR E COMPARAR DADOS APRESENTADOS EM TABELAS DE DUPLA ENTRADA, GRÁFICOS DE BARRAS OU DE COLUNAS, ENVOLVENDO RESULTADOS DE PESQUISAS, UTILIZANDO TERMOS COMO MAIOR E MENOR FREQUÊNCIA. |