OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA.
O QUE É MULTIPLICAÇÃO E COMO PENSAR NESTA OPERAÇÃO MATEMÁTICA? NESTA AULA, VOCÊ IRÁ REVER OS CONCEITOS DE MULTIPLICAR E APRENDER CÁLCULOS MENTAIS QUE NOS AUXILIAM NO RACIOCÍNIO RÁPIDO E AINDA SABER MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS. QUE TAL TORNAR-SE UM MULTIPLICADOR: ENVOLVENDO SUA FAMÍLIA E SEUS VIZINHOS EM AÇÕES PARA BENEFÍCIO DE TODOS?
ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.
O QUE É MULTIPLICAÇÃO?
- MULTIPLICAÇÃO É A ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS: 20 + 20 + 20 + 20 + 20 = 100
- 5 X 20 = 100
- ALGORITMO USUAL:
A MULTIPLICAÇÃO TEM AS SEGUINTES PROPRIEDADES:
OUTRA IDEIA DE MULTIPLICAÇÃO É A DISPOSIÇÃO RETANGULAR. A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO EM LINHAS E COLUNAS, BASTA MULTIPLICAR O TOTAL DE LINHAS PELO TOTAL DE COLUNAS. OBSERVE:
CÁLCULO MENTAL
HÁ VÁRIAS MANEIRAS PARA EFETUAR CÁLCULOS MENTAIS, ENTRETANTO COMPREENDER A COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL É FUNDAMENTAL. ENTÃO NÃO PULE ETAPAS E DEPOIS DE TUDO APRENDIDO É SÓ EXERCITAR.
AGORA É COM VOCÊ!
NO MÊS DE JUNHO É COMEMORADO O DIA DO MEIO AMBIENTE E A PREFEITURA DE GOIÂNIA, NESTE ANO, DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO NA DESTINAÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS DOMICILIARES E COLETA SELETIVA DE MATERIAL RECICLADO.
É PRECISO FAZERMOS A NOSSA PARTE, E A MANEIRA CORRETA DE DESCARTE É SELECIONAR OS RESÍDUOS COMO PLÁSTICO, PAPEL, METAL E VIDRO (ESPELHO NÃO É RECICLÁVEL) EM UM ÚNICO RECIPIENTE OU SACO E DEIXAR NA PORTA DE CASA NO DIA QUE O CAMINHÃO DA COMURG PASSAR NO SEU BAIRRO.
SAIBA MAIS NO SITE DA PREFEITURA DE GOIÂNIA: https://www.goiania.go.gov.br/_prefeitura-recolhe-35-mil-toneladas-de-lixo-organico-e-45-mil-de-entulhos-por-mes/
AGORA, VOCÊ SABIA QUE DESDE 2010 FOI REGULAMENTADA A PROFISSÃO DE CATADOR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E DE RECICLADOR DE PAPEL? ISSO MESMO! É O CASO DO GILBERTO. ELE É CATADOR DE RECICLADO E REALIZOU UMA AÇÃO EM UM CONDOMÍNIO PARA FAZER A COLETA DOS RESÍDUOS DE ALUMÍNIO (LATINHAS, EM ESPECIAL). E POR SEMANA ELE RECOLHE CERCA DE 2000 UNIDADES, COM PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS MORADORES DO PRÉDIO DA IMAGEM A SEGUIR. QUANTOS APARTAMENTOS COLABORAM COM A COLETA SELETIVA?
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | MATEMÁTICA (EAJAMA0309) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA, ENVOLVENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS. CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0311) RECONHECER AS FORMAS DE DESCARTE, REUTILIZAÇÃO E/OU RECICLAGEM DE MATERIAIS CONSUMIDOS COTIDIANAMENTE E DESTACAR OS RESÍDUOS COMO FONTE DE MATÉRIA-PRIMA. |
Referências: | https://www.youtube.com/watch?v=MW8V61JOruo https://www.youtube.com/watch?v=a0sdlx8eR64 https://www.youtube.com/watch?v=Nsx1A4gw5wI https://www.goiania.go.gov.br/_prefeitura-recolhe-35-mil-toneladas-de-lixo-organico-e-45-mil-de-entulhos-por-mes/ |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).