OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA.
IDENTIFICAR INFORMAÇÕES DISPOSTAS EM TABELAS SIMPLES OU COM DUPLA ENTRADA E TAMBÉM ELABORAR TABELAS PARA SISTEMATIZAR DADOS DO COTIDIANO SÃO OS OBJETIVOS DESTA AULA.
ASSISTA À VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.
O QUE É TABELA?
A TABELA É UMA ESTRUTURA ESCRITA UTILIZADA PARA ORGANIZAR INFORMAÇÕES OU DADOS POR MEIO DE LINHAS E COLUNAS.
MUITAS DAS INFORMAÇÕES QUE NOS CHEGAM POR MEIO DOS JORNAIS, REVISTAS E TELEJORNAIS SÃO MOSTRADAS EM TABELAS E GRÁFICOS. INICIALMENTE OS DADOS SÃO COLETADOS DE UMA FONTE PARA DEPOIS SEREM EXPOSTOS E ORGANIZADOS EM TABELAS E GRÁFICOS.
UMA TABELA SIMPLES É COMPOSTA POR DUAS INFORMAÇÕES. VAMOS LEMBRAR DA SUA LISTA DE COMPRAS. A PRIMEIRA INFORMAÇÃO É O ITEM A SER COMPRADO E A SEGUNDA O PREÇO A SER COLETADO NO MERCADO.
AGORA, PARA COLOCAR UMA TERCEIRA INFORMAÇÃO, PARA COMPARAR OS PREÇOS EM MERCADOS DIFERENTES – TEREMOS UMA TABELA DE DUPLA ENTRADA. OBSERVE:
NESTE CASO, SÃO DUAS INFORMAÇÕES DIFERENTES.
NESTA OUTRA TABELA TEMOS MUITO MAIS INFORMAÇÕES E SÃO ESPECÍFICAS SOBRE UMA FASE DA VIDA DO SER HUMANO: O IDOSO.
ESTE ESTUDO FAZ AINDA UMA ESTIMATIVA DE QUANTOS IDOSOS POR FAIXA ETÁRIA TERÁ EM GOIÁS NO ANO DE 2030.
NO DIA 1° DE OUTUBRO É COMEMORADO O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO, DATA QUE MARCA A NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DO IDOSO NA SOCIEDADE.
SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE, EM 2030, O NÚMERO DE IDOSOS NO BRASIL IRÁ ULTRAPASSAR, PELA PRIMEIRA VEZ, O NÚMERO DE CRIANÇAS DE 0 A 14 ANOS.
ESSES DADOS APONTAM QUE A POPULAÇÃO IRÁ VIVER MAIS E QUE PENSAR NA QUALIDADE DE VIDA EM LONGO PRAZO SE TORNA ESSENCIAL.
AS PESSOAS IDOSAS DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA TRANSMISSÃO DE VALORES E NA PRESERVAÇÃO DE TRADIÇÕES, POIS, SÃO ELES OS GUARDIÕES DE UMA RICA HERANÇA CULTURAL.
LEMBRE-SE O QUANTO É IMPORTANTE CUIDARMOS DOS NOSSOS IDOSOS, RESPEITANDO SEU CONHECIMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA COLETIVA DE UM POVO.
AGORA É COM VOCÊ!
ATIVIDADE 1 – BOM, AGORA QUE VOCÊ JÁ ESTÁ BEM FAMILIARIZADO COM ESTA FORMA DE COLETA E ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES, RELACIONE AS FASES DA VIDA EM QUE SE ENCONTRAM SEUS FAMILIARES, ORGANIZANDO OS DADOS NUMA TABELA DE DUPLA ENTRADA.
OS TÍTULOS DAS COLUNAS SÃO: NOME, IDADE, FASE (LEMBRE-SE QUE AS FASES DA VIDA SÃO INFÂNCIA, JUVENTUDE, ADULTO E VELHICE)
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | MATEMÁTICA (EAJAMA0335) LER, INTERPRETAR, ANALISAR E RESOLVER PROBLEMAS COM DADOS APRESENTADOS EM TABELAS SIMPLES OU DE DUPLA ENTRADA, EM GRÁFICOS DE COLUNAS, BARRAS, LINHAS E PICTÓRICOS E IDENTIFICAR ALGUNS DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, COMO TÍTULO, LEGENDAS E FONTES. CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0317) IDENTIFICAR AS DIFERENTES FASES DA VIDA DO SER HUMANO E ANALISAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS ASPECTOS FÍSICOS, BIOLÓGICOS E EMOCIONAIS NA ADOLESCÊNCIA E NA TERCEIRA IDADE. |
Referências: | https://www.youtube.com/watch?v=xoFhMi-rIGMhttps://www.correiodopovo.com.br/vivabem/dia-internacional-do-idoso-envelhecer-com-qualidade-de-vida-%C3%A9-fundamental-1.369231 |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).