You are currently viewing MATEMÁTICA – E A TEMPERATURA?
FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/04/01/12/05/fever-1300516_1280.png

MATEMÁTICA – E A TEMPERATURA?

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

FONTE: https://cdn.pixabay.com/photo/2016/04/01/12/05/fever-1300516_1280.png

NA AULA DE HOJE VOCÊ ENTENDERÁ DIREITINHO O QUE É TEMPERATURA. SERÁ QUE CALOR É SINÔNIMO DE TEMPERATURA? ENTENDA COMO OCORRE O FENÔMENO DA TEMPERATURA NO NOSSO CORPO E CONHEÇA O QUE TAMBÉM PODE INFLUENCIAR NO AUMENTO OU QUEDA DA TEMPERATURA NA NATUREZA.

ASSISTA A VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO ESSA TEMÁTICA.

E A TEMPERATURA? | AULA 16 | 4ª SÉRIE – EAJA | MATEMÁTICA

QUANDO FALAMOS EM MEDIDAS, NOS LEMBRAMOS DO SISTEMA INTERNACIONAL DE GRANDEZAS E MEDIDAS QUE PADRONIZOU MUNDIALMENTE AS UNIDADES DE MEDIDAS COMO O METRO, A GRAMA, O SEGUNDO E TAMBÉM A TEMPERATURA. 

NO BRASIL A UNIDADE PADRONIZADA PARA MEDIR A TEMPERATURA É CHAMADA CELSIUS (ºC). EM OUTROS PAÍSES SÃO USADOS O FAHRENHEIT E O KELVIN.

MAS QUAL INSTRUMENTO USAMOS PARA MEDIR A TEMPERATURA? 

AH, COM CERTEZA VOCÊ CONHECE O MAIS COMUM, QUE É O TERMÔMETRO. ESTE MESMO, USADO PARA MEDIR SE VOCÊ OU SUA CRIANÇA ESTÁ COM FEBRE E HOJE, COM A SITUAÇÃO PANDÊMICA VIVIDA NO MUNDO, É O INSTRUMENTO OBRIGATÓRIO NOS PROTOCOLOS DE BIOSEGURANÇA NA ENTRADA DE VÁRIAS INSTITUIÇÕES, MEDINDO A NOSSA TEMPERATURA PARA CONTROLE DA TEMPERATURA PARA VER SE VOCÊ ESTÁ COM FEBRE, QUE É UM DOS SINTOMAS DA COVID-19.

O QUE É TEMPERATURA?

VAMOS PENSAR NO CORPO HUMANO PARA ENTENDER O QUE É TEMPERATURA.

NOSSO CORPO É FORMADO POR MOLÉCULAS E ESTAS MOLÉCULAS ESTÃO EM CONSTANTE AGITAÇÃO. SOB O EFEITO DE SOL FORTE, A AGITAÇÃO AUMENTA. QUANDO MEDIMOS O GRAU DE MOVIMENTAÇÃO DESTAS MOLÉCULAS ESTAMOS MEDINDO A TEMPERATURA. QUANTO MAIS ELAS SE AGITAM, MAIS ALTA É A TEMPERATURA. SE ESTIVER NUBLADO, AS  MOLÉCULAS RECEBERÃO MENOS CALOR E SE AGITARÃO MENOS, E MENOR SERÁ A TEMPERATURA. 

ALÉM DOS RAIOS DE SOL, HÁ OUTROS FATORES QUE INTERFEREM NA TEMPERATURA COMO, POR EXEMPLO, LATITUDE, RELEVO E CORRENTES MARÍTIMAS. 

AH, TEMPERATURA E CALOR SÃO COISAS BEM DIFERENTES, COM UNIDADES DE MEDIDAS TAMBÉM DIFERENTES. ENQUANTO TEMPERATURA É O GRAU DE AGITAÇÃO ENTRE AS MOLÉCULAS, CALOR É A ENERGIA TOTAL DESTAS MOLÉCULAS EM UM CORPO E A UNIDADE DE MEDIDA É O JOULES (J). 

AGORA É COM VOCÊ!

FAÇA UM TEXTO RELATANDO UMA SITUAÇÃO REAL DE AUMENTO DA TEMPERATURA NO SEU COTIDIANO, INCLUINDO OS CONCEITOS DE TEMPERATURA E AS POSSÍVEIS CAUSAS DE ELEVAÇÃO DESSA TEMPERATURA. A SITUAÇÃO PODE SER REFERENTE AO CLIMA OU TAMBÉM EM RELAÇÃO À TEMPERATURA CORPORAL. 


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:MATEMÁTICA (EAJAMA0422) LER, INTERPRETAR, RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MEDIDAS DAS GRANDEZAS COMPRIMENTO, ÁREA, MASSA, TEMPO, TEMPERATURA E CAPACIDADE, RECORRENDO A TRANSFORMAÇÕES ENTRE AS UNIDADES MAIS USUAIS.
CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0317) IDENTIFICAR AS DIFERENTES FASES DA VIDA DO SER HUMANO E ANALISAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS ASPECTOS FÍSICOS, BIOLÓGICOS E EMOCIONAIS NA ADOLESCÊNCIA E NA TERCEIRA IDADE. 
Referências:https://www.infoescola.com/termodinamica/medidas-de-temperatura/https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/grandezas-e-medidas-4ano/temperatura/v/entendendo-temperatura

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).