Olá, estudante!
Esta videoaula de Artes foi veiculada na TV no dia 13/10/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
O Cerrado é um bioma de grande importância e beleza! Vamos conhecer um pouco mais sobre esse bioma através do Museu Memorial do Cerrado? Vamos juntos nessa aventura?
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Museu Memorial do Cerrado: Vamos falar de Arte e Educação Ambiental?
Nosso querido Cerrado
A arte é poderosa! Ela pode nos ajudar a ver as coisas por um novo ângulo, nos possibilita novas formas de ver e pensar nossas relações. Pois só reconhecemos e protegemos aquilo que aceitamos.
Geralmente, quando pedimos a uma criança, ou até mesmo a um adulto, que desenhe uma árvore, teremos uma enorme variedade de desenhos, cada um com suas características e singularidades. No entanto, a ideia original, a árvore imaginada, provavelmente não será muito diferente: tronco alto, retinho, folhas densas e abundantes – de um verde intenso, frutos viçosos – um estereótipo, a típica árvore que nos ensinaram a desenhar desde o jardim de infância.
Será uma exceção se alguém, de forma espontânea, chegar a desenhar uma árvore retorcida, pequena, com espinhos ou ainda um tronco assimétrico, que possua casca áspera e cheia de rachaduras, ou seja, uma típica árvore do cerrado. Entretanto, vivemos no bioma Cerrado! Estes elementos estão presentes na maioria das árvores que vemos todos os dias. Precisamos aprender a apreciar as várias belezas do Cerrado. Afinal, se o Cerrado só tem arbustos e gramíneas feias e sem importância por que preservá-lo? Muito pelo contrário! Nosso Cerrado é lindo!! Você conhece o nosso Cerrado?
Vamos entender, pelo menos um pouquinho, porque preservar o bioma Cerrado é tão importante? O Cerrado é considerado a maior savana do mundo em biodiversidade e compreende grande parte do território brasileiro, uma área de 2 milhões de km².
Por isso, o cerrado e os ecossistemas que o compõem possuem uma rica fauna e flora, sendo o habitat de muitas espécies de animais. Este é também um dos motivos deste bioma ser um dos mais afetados pelo tráfico de animais.
A despeito de apresentar uma rica grande biodiversidade esse bioma vem sofrendo muito com o desmatamento, principalmente ocasionados pela agricultura.
Hoje, o bioma conserva apenas 20% de sua área total, passando por um grande processo de descaracterização, ou seja, ocupado por grandes pastagens de gado e extensas plantações de soja, algodão, cana, eucalipto.
Além disso, grande parte do cerrado já foi destruída pelo desenfreado processo de urbanização.
O desmatamento e a caça ilegal, o contrabando de espécies e as queimadas, ameaçam o habitat de muitas espécies, levando, dessa maneira, a sua extinção.
Na área coberta por esse bioma, a gente encontra muitas nascentes de rios. Por isso, o bioma Cerrado pode ser considerado como o berço das águas do Brasil, pois suas nascentes alimentam oito das 12 regiões hidrográficas do País, com destaque para três: as bacias dos rios Araguaia/Tocantins, do Rio São Francisco e do Rio Paraná. Isso porque é em seu território que a gente encontra as fontes de uma boa quantidade de água que banha essas bacias hidrográficas.
Atividade
Vamos desenhar um ipê? Técnica de pintura com cotonete
Conhecer, valorizar e preservar o bioma Cerrado é muito importante!! Então, que tal aprendermos a desenhar um Ipê? Uma das lindas árvores do nosso bioma Cerrado!
- Usando materiais simples como: papel, cotonetes, um pouco de tinta você poderá realizar essa atividade!
- Desenhe um tronco retorcido, junte dois, três ou mais cotonetes e use-os como pincéis para essa atividade. Usando um pouco de tinta branca para clarear o tom da tinta tente fazer um degradê de cores.
Use sua criatividade sem limites!! Até a nossa próxima aula!!
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(GO-EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
(GO-EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Referências: https://museucerrado.com.br/eco-historia/memorial-do-cerrado/