Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 29/09/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá criança, tudo bem com você?
Você sabia que os gráficos e as tabelas estão presentes em muitos momentos da nossa vida? As tabelas servem para melhor organizar e visualizar as informações. Já os gráficos nos ajudam a representar e analisar determinados dados.
Gráficos e tabelas fazem parte da rotina de trabalho de muitos profissionais e, você, no seu cotidiano pode também usar essas ferramentas para facilitar a organização das atividades.
Vamos para a nossa aula?
ATIVIDADE 1
Joana procurou uma nutricionista para melhorar a sua alimentação e, foi repassada pela profissional a seguinte lista:
LISTA PARA O CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR
PACIENTE: JOANA
Segunda-feira: café da manhã – maçã; almoço – peixe; jantar – sopa.
Terça-feira: café da manhã – banana; almoço – lasanha de vegetais; jantar – omelete.
Quarta-feira: café da manhã – cereais; almoço – torta de queijo; jantar – sanduíche natural.
Quinta-feira: café da manhã – castanhas; almoço – salada; jantar – iogurte.
Sexta-feira: café da manhã – mamão; almoço – filé de frango; jantar – torrada.
A partir das informações elabore uma tabela para auxiliar na organização de Joana, com uma linha correspondente para cada refeição do dia (café da manhã, almoço e jantar) e uma coluna para cada dia da semana.
ATIVIDADE 2
Observe o gráfico a seguir:
1 – O gráfico representado na figura é de qual espécie: de barras, de pizza (setorial) ou de linha?
2 – Qual é a informação representada no gráfico?
3 – Com base no gráfico qual é a região que apresenta a maior taxa? Qual a taxa indicada no gráfico que corresponde à região em que você mora?
ATIVIDADE 3
Agora é com você!
Faça uma pesquisa com 6 a 10 pessoas perguntando qual das seguintes atrações televisivas indicadas é a preferida delas. Lembre-se: cada pessoa pode escolher apenas uma opção dentre as listadas.
NÚMERO DE PESSOAS ENTREVISTADAS: ______ PESSOAS
PREFEREM ASSISTIR NOVELAS: __________ pessoa (s)
PREFEREM ASSISTIR JORNAL/NOTICIÁRIO: __________ pessoa (s)
PREFEREM ASSISTIR DESENHOS ANIMADOS: __________ pessoa (s)
PREFEREM ASSISTIR FILMES: __________ pessoa (s)
PREFEREM ASSISTIR PROGRAMAS DE AUDITÓRIO: __________ pessoa (s)
Depois que você realizou a entrevista, elabore um gráfico de barras representando os dados obtidos. Na linha horizontal do gráfico você colocará os nomes das atrações e na barra vertical coloque os números conseguidos.
Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante | EF04MA28 – Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. |
Referências: | https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html |