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Matemática – Tabelas e gráficos

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 29/09/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá criança, tudo bem com você? 

Você sabia que os gráficos e as tabelas estão presentes em muitos momentos da nossa vida? As tabelas servem para melhor organizar e visualizar as informações. Já os gráficos nos ajudam a representar e analisar determinados dados. 

Gráficos e tabelas fazem parte da rotina de trabalho de muitos profissionais e, você, no seu cotidiano pode também usar essas ferramentas para facilitar a organização das atividades. 

Vamos para a nossa aula?

ATIVIDADE 1

Joana procurou uma nutricionista para melhorar a sua alimentação e, foi repassada pela profissional  a seguinte lista: 

LISTA PARA O CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR

PACIENTE: JOANA

Segunda-feira: café da manhã – maçã; almoço – peixe; jantar – sopa.

Terça-feira: café da manhã – banana; almoço – lasanha de vegetais; jantar – omelete.

Quarta-feira: café da manhã – cereais; almoço – torta de queijo; jantar – sanduíche natural.

Quinta-feira: café da manhã – castanhas; almoço – salada; jantar – iogurte.

Sexta-feira: café da manhã – mamão; almoço – filé de frango; jantar – torrada.

A partir das informações elabore uma tabela para auxiliar na organização de Joana, com uma linha correspondente para cada refeição do dia (café da manhã, almoço e jantar)  e uma coluna para cada dia da semana.

ATIVIDADE 2

Observe o gráfico a seguir:

https://educa.ibge.gov.br/images/educa/jovens/populacao/jovens_educacao_taxa-analfabetismo.png
Disponível em:  https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html .Acesso em: 30/08/2021

1 –  O gráfico representado na figura é de qual espécie: de barras, de pizza (setorial) ou de linha? 

2 – Qual é a informação representada no gráfico?

3 – Com base no gráfico qual é a região que apresenta a maior taxa? Qual a taxa indicada no gráfico que corresponde à região em que você mora?

ATIVIDADE 3 

Agora é com você!

Faça uma pesquisa com 6 a 10 pessoas perguntando qual das seguintes atrações  televisivas indicadas é a preferida delas. Lembre-se: cada pessoa pode escolher apenas uma opção dentre as listadas.

NÚMERO DE PESSOAS ENTREVISTADAS: ______ PESSOAS

PREFEREM ASSISTIR NOVELAS: __________ pessoa (s) 

PREFEREM ASSISTIR JORNAL/NOTICIÁRIO: __________ pessoa (s) 

PREFEREM ASSISTIR DESENHOS ANIMADOS: __________ pessoa (s)

PREFEREM ASSISTIR FILMES: __________ pessoa (s)

PREFEREM ASSISTIR PROGRAMAS DE AUDITÓRIO: __________ pessoa (s)

Depois que você realizou a entrevista, elabore um gráfico de barras representando os dados obtidos. Na linha horizontal do gráfico você colocará os nomes das atrações e na barra vertical coloque os números conseguidos. 


Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante 
EF04MA28 – Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais. 
Referências: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html