You are currently viewing Língua Portuguesa – Pronomes

Língua Portuguesa – Pronomes

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 30/09/2021. Aqui no Portal Conexão Escola ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Fonte: pixabay

Olá criança, tudo bem com você? 

Você sabia que os pronomes estão presentes em nossa fala e na escrita em várias oportunidades? Os pronomes podem substituir, acompanhar ou modificar o substantivo.. 

Há determinadas situações que devemos utilizar tratamentos especiais a algumas pessoas pelo cargo importante que ocupam ou pelo respeito a elas. Conhecer os pronomes existentes é muito importante para uma boa escrita. 

Vamos para a nossa aula?

ATIVIDADE 1

Leia um trecho da obra 

 A CASA DOS PRONOMES

            – Chega de Adjetivos – gritou a menina. – Eu não sei por que tenho grande simpatia pelos Pronomes, e queria visitá-los já.

            – Muito fácil – respondeu o rinoceronte. – Eles moram naquelas casinhas aqui defronte. A primeira, e menor, é a dos Pronomes Pessoais.

            (…)

            E todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais enquanto Quindim ia explicando que os Pronomes são palavras que também não possuem pernas e só se movimentam amarradas aos Verbos.

            Emília bateu na porta – toque, toque, toque.

            Veio abrir o Pronome Eu.

            – Entrem, não faça cerimônia.

            Narizinho fez as apresentações.

            (…)

            – E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais?  Perguntou Emília.

            – Estão lá dentro, jantando.

            À mesa do refeitório achavam-se os Pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela e Elas (…)

Autor: Monteiro Lobato
Obra: Emília no país da gramática

Após a leitura do poema circule os pronomes pessoais que aparecem no texto. 

ATIVIDADE 2

Substitua as expressões destacadas pelos pronomes adequados:

  1. Lúcia e Marina visitaram o Japão nas férias.

___________ visitaram o Japão nas férias.

  1. Eu e minha tia passeamos na casa da vovó.

___________ passeamos na casa da vovó.

  1. Eduardo e João compraram os ingressos do show. 

___________ compraram os ingressos do show.

  1. O juiz já escreveu a sentença?

_________________já escreveu a sentença?

  1. O Papa virá ao Brasil?

______________ virá ao Brasil?

ATIVIDADE 3 

Reúna as duas frases indicadas em apenas uma, utilizando os pronomes relativos. Veja o exemplo:

Frase 1: Os pinguins são aves.

Frase 2: Os pinguins vivem em lugares frios.

Os pinguins são aves que vivem em lugares frios.

  1. Frase 1: Os gatos são felinos.

Frase 2: Os gatos moram nas casas.

  1. Frase 1: O basquete é um esporte.

Frase 2: O basquete é praticado no Brasil.

  1. Frase 1: Goiânia é uma cidade.

Frase 2: Goiânia é localizada no estado de Goiás.


Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante EF35LP14 –  Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico. 
Referências:LOBATO, MONTEIRO. Emília no país da gramática. Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/Cultura/Monteiro_Lobato_-_Em%C3%ADlia_no_Pa%C3%ADs_da_Gram%C3%A1tica.pdf. Acesso em 03/09/2021.