Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Música a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula estudaremos sobre Música Indígena Brasileira que é parte do vasto universo cultural dos povos indígenas que habitaram e ainda habitam o Brasil.
MÚSICA INDÍGENA BRASILEIRA
Olá estudante, bem vindos a nossa aula de Arte e a modalidade de hoje será a música. Nesta aula estudaremos sobre Música Indígena Brasileira. Você está curioso para conhecer sobre a cultura musical indígena? Então venha comigo.
A música indígena brasileira é parte do vasto universo cultural dos povos indígenas que habitaram e ainda habitam o Brasil. Por ser uma das atividades culturais mais importantes na socialização das tribos, a música dos índios brasileiros é uniforme e de grande variedade, tornando impossível um detalhamento extenso e completo nessa única aula. Vale a pena pesquisar mais.
A música para o indígena é algo muito importante, devido a todo o seu peso social e ritual. Ela está presente nas diversas manifestações culturais e sociais de cada etnia, fazendo parte dos rituais de magia, socialização, contato direto com os ancestrais e cura; bem como, presente em festas comemorativas, podendo ser vista como uma linguagem diferenciada, pois a partir da música podemos saber se uma tribo está em guerra, em um ritual para os deuses ou em alguma outra manifestação cultural distinta.
A produção musical indígena é utilitária, apresentando composições com funções específicas, que passam de geração em geração, e é baseada no canto e em instrumentos construídos com aquilo que é encontrado na natureza.
Os índios brasileiros utilizam predominantemente instrumentos de sopro ou percussão. Cada tribo possui seus instrumentos específicos, no entanto, aqueles que são compartilhados de alguma maneira sofrem diversificações, como é o caso, por exemplo, do material utilizado para a fabricação.
Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto. Para fazer esse instrumento, os indígenas pegam uma cabaça e colocam dentro dela pequenas pedras e sementes. Depois, fecham o buraco, colocam no chocalho um cabo de madeira e o enfeitam com penas.
Outro instrumento utilizado é o pau-de-chuva, que é um instrumento de percussão feito com um longo canudo de bambu ou madeira, onde se colocam várias sementes. Quando o índio mexe o instrumento, o canudo faz um som que é exatamente igual ao das chuvas das florestas da Amazônia, por isso o nome “pau de chuva”.
Pau de chuva e djembè | Festa do Kuarup Dança e Música indígenas. |
A música tem um papel de destaque nas tribos indígenas brasileiras, por meio dela, preservam grande parte de suas memórias e tradições. Há, predominantemente, o uso de poucas notas e quase nenhuma variedade de andamento durante a sua execução. O ritmo geral é binário ou ternário e, às vezes, alternam-se em um mesmo verso.
Em síntese, a música indígena envolve danças rítmicas, sobretudo nos festejos religiosos. Os sons da natureza se fazem presentes na música indígena que, por sua vez, procurava mimetizar os sons de aves e de animais silvestres. A fusão entre música e dança é uma forma de celebração e culto de suas próprias crenças. A música promove a ligação com os ancestrais, especialmente na prática do exorcismo, da magia e da cura.
ATIVIDADE
1 – Responda aí no seu caderno: Quais os tipos de instrumentos mais utilizados pelos povos indígenas brasileiros.
a) instrumentos elétricos
b) instrumentos de corda
c) instrumentos de sopro e percussão
2 – Qual a importância da música para a cultura indígena brasileira em geral?
Relembrando!
- Música Indígena Brasileira;
- Instrumentos musicais indígenas.
Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAAR0642) Apreciar, refletir e argumentar sobre a cultura musical brasileira a partir das matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas.
Referências: CAMÊU Helza. S. l INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MÚSICA INDÍGENA BRASILEIRA, Conselho Federal de Cultura e Departamento de Assuntos Culturais, 1977.