Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.
Esta aula procura caracterizar, em seus traços gerais, a vida dos povos indígenas que viviam neste território que viria a ser o Brasil antes de 1500.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Os povos indígenas antes da chegada dos portugueses
Os povos indígenas antes da chegada dos portugueses
Quando os portugueses chegaram a este território que viria a ser o Brasil, em 1500, encontraram-no povoado. Em torno de 5 milhões de pessoas viviam aqui, sendo que a maioria dessa população estava no litoral. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling caracterizam quatro áreas do atual território brasileiro ocupado pelos indígenas às vésperas da chegada dos portugueses.
1. Litoral
Aldeia indígena ou taba – Gravura de AF Lemaitre. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Taba_indigena.jpg>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.
A costa, o litoral, por onde os portugueses chegaram, era ocupada por uma população homogênea. De norte a sul, era habitada pelo povo tupi-guarani, composta de aproximadamente dois milhões de indivíduos. Praticavam a pesca, a caça e a agricultura de coivara; também desfrutavam de recursos fluviais e marítimos. A base alimentar era o milho e a farinha de mandioca. Eram organizados em aldeias de 500 a 2 mil pessoas que se ligavam a outros grupos por laços consanguíneos. A guerra era uma atividade importante desses povos.
2. Campos do cerrado
Cerrado no ano de 2014. Foto de Fabricio Carrijo. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cerrado_-_panoramio_(4).jpg>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.
Os campos do cerrado eram ocupados pelos povos Jês, donos de uma sofisticada economia e cosmologia. Praticavam a horticultura a milênios, desenvolviam a cerâmica desde a pré-história. Viviam em assentamentos em forma de anel de 800 a 1500 pessoas, cultivavam milho e batata doce. Os Jês são móveis, têm grandes aldeias, tecnologia de subsistência simples, adornos corporais elaborados, não possuem chefes supremos, mas têm estruturas de prestígio e instituições comunitárias e cerimoniais notáveis.
3. Região do Xingu
Parque indígena do Xingu no ano de 2007. Foto de Pedro Biondi. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parque_Ind%C3%ADgena_do_Xingu.jpg>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.
A região do rio Xingu possuía um sistema multiétnico e multilinguístico, mas culturalmente homogêneo. Eram sedentários, plantavam mandioca e pescavam. Nos séculos XV e XVI, existia uma sociedade populacionalmente numerosa com interação social, longe de ter grupos isolados. Desenvolveu-se nessa região um modelo de chefia e distinção social onde a hierarquia se combinou com autonomia política.
4. Várzea do Amazonas
Terra indígena Vale do Javari no ano de 2018. Foto de Bruno Kelly. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/amazoniareal/39786660233/in/photostream/>. Acesso em: 27 de novembro de 2021.
A várzea do Amazonas era marcada pela ocupação descontínua ao longo deste rio. O tamanho das aldeias variava, algumas chegavam a ter sete quilômetros ao longo do rio com estrutura pública e atividades político-cerimoniais. Os povos dessa região praticavam a pesca e a agricultura, milho e mandioca eram os produtos principais. A cerâmica era uma atividade importante. Desenvolveram-se muitos sistemas políticos, mas com predominância do cacicado: sistema político de chefias centralizadas, em que um líder supremo tinha poderes sobre aldeias e distritos hierarquicamente subordinados.
Atividade
Questão 1 – Quais as áreas ocupadas pela população indígena, antes da chegada dos portugueses ao Brasil, citadas no texto?
Questão 2 – Tendo em vista a ocupação deste território muito antes da chegada dos portugueses em 1500, avalie a atitude deles tomarem posse destas terras como se elas fossem desocupadas.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EAJAHI0628) Analisar as formas das organizações sociais, políticas e religiosas das sociedades indígenas brasileiras nos tempos da conquista. |
Referências: | SCHWARCZ, Lilia. STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |