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História – América para os americanos? Quais? Contradições e dominação na terra do Tio Sam.

Olá, educando (a). Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 06/09/2021 (Quarta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta aula será estudado os Estados Unidos no século XIX, a expansão para o Oeste e sua relação com os países da América Latina. Analisado o significado da doutrina do Destino Manifesto, Doutrina Monroe, política do Big Stick e contextualizado esses significados no mundo hoje.

Temática – História – América para os americanos? Quais? Contradições e dominação na terra do Tio Sam.
Progresso Americano, 1872, de John Gast. Esta pintura é uma representação alegórica do Destino Manifesto. Na cena, uma mulher angelical, algumas vezes identificada como Colúmbia, (uma personificação dos Estados Unidos do século XIX), segurando um livro escolar, leva a civilização para o oeste, com colonos americanos, prendendo cabos telegráficos, por outro lado, povos nativos e animais selvagens são afugentados. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_do_destino>. Acesso em: 15 de Setembro de 2021. 

Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – América para os americanos? Quais? Contradições e dominação na terra do Tio Sam.

https://www.youtube.com/watch?v=QJymyXPxYCo
HISTÓRIA | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: UILSON DUARTE

América para os americanos? Quais? Contradições e dominação na terra do Tio Sam

Observe a imagem acima, leia a legenda e procure perceber quais os  assuntos serão apresentados nesta aula.

Os Estados Unidos no século XIX

Nas décadas seguintes à independência norte-americana, ocorrida em 1776, os colonos avançaram sobre territórios vizinhos, tomando-os pela força das armas ou comprando-os das metrópoles europeias. Em menos de um século, transformaram-se numa potência continental, ocupando uma região que ia do oceano Atlântico ao Pacífico.

Na chamada conquista do Oeste, os colonizadores dizimaram os povos nativos. Estima-se que, no início do século XVII, a região hoje correspondente aos territórios dos Estados Unidos e do Canadá fosse ocupada por cerca de 10 milhões de indígenas. Nos primeiros anos do século XXI, esse número não chegava a 3 milhões.

Vamos estudar esse momento da história dos Estados Unidos, que foi retratado muitas vezes de forma romântica nos filmes de faroeste, nos quais os corajosos cowboys partiam para regiões remotas e enfrentavam “tribos de índios selvagens”. Os indígenas eram representados como um entrave à expansão da civilização e do suposto progresso trazidos pelo “homem branco”. O mapa abaixo demonstra o desaparecimento das populações indígenas dos EUA. Observe-o com atenção!

Disponível em: VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental,anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018.p. 130. PNLD 2019.

A expansão territorial, o crescimento demográfico e o rápido desenvolvimento econômico dos Estados Unidos foram interpretados pelos estadunidenses como a prova de um destino glorioso, traçado por Deus. Essa crença, ainda muito presente naquela sociedade contemporânea, é conhecida como Doutrina do Destino Manifesto.

Doutrina do “Destino Manifesto”  → EUA predestinado a dominar a América. Faça uma reflexão neste ponto e tente identificar qual América o Destino Manifesto se refere!

Observemos nos textos e imagens abaixo informações e aplicações da doutrina do Destino Manifesto.

Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey EUA, em 1660. 

“Deus escolheu a América para que aqui se construísse a sede do paraíso terrestre, por isso, a causa da América será sempre justa e nada de mal jamais lhe será imputado. Os colonos são os verdadeiros herdeiros do povo eleito, pois prestavam a Santa Fé. Nossa missão é liderar os exércitos de luz em direção aos futuros milênios […]”. 

Fonte: Trecho extraído de Pregações Puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. Ameríndia, Volume 2 ,Número 2 /2006, p. 7. Disponível  em:http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552 acesso em 13 de setembro de 2021.

A Triste e Controversa História do Monte Rushmore

Abaixo é apresentado o Monte Rushmore nos EUA, que exibe o busto de quatro presidentes dos EUA, respectivamente George Washington: Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.

No título é dito que a história do monte é triste. Por que a história do Monte seria triste? Vejamos essa informação no texto após a imagem atual do Monte Rushmore.

Disponível em: <https://www.natgeo.pt/viagem-e-aventuras/2020/11/a-triste-e-controversa-historia-do-monte-rushmore>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Antes de ficar conhecido como Monte Rushmore, o povo Lakota chamava a esta formação de granito Tunkasila Sakpe Paha, ou Montanha dos Seis Avôs. Era um lugar de oração e devoção para os povos nativos das Grandes Planícies, explica Donovin Sprague, chefe do departamento de história do Sheridan College, em Wyoming, e membro da tribo Sioux do rio Cheyenne. A localização da montanha em Black Hills também é significativa.

“É o centro do universo para o nosso povo”, diz Donovin. Para as comunidades Lakota, Cheyenne e Arapaho, a região não era apenas espiritualmente importante, também era onde as tribos recolhiam alimentos e plantas que usavam na medicina.

No final do século XIX, os colonos euro-americanos começaram a invadir Black Hills, iniciando uma guerra com a população indígena. O governo dos Estados Unidos assinou o Tratado de Fort Laramie em 1868, dando aos Lakota o uso exclusivo de Black Hills. Porém, menos de dez anos depois, foi descoberto ouro na região e, em 1877, os EUA quebraram o tratado e assumiram o controle da terra.

Abaixo uma foto do Monte Rushmore antes de sua quase destruição. 

Disponível em: <https://www.natgeo.pt/viagem-e-aventuras/2020/11/a-triste-e-controversa-historia-do-monte-rushmore>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Doutrina Monroe do século XIX e seus desdobramentos no mundo atual.

Leia o texto com atenção 

Doutrina Monroe – EUA 1823

“A frase que ficou conhecida na história como resumindo o espírito da chamada Doutrina Monroe – “A América para os Americanos” ajudou a consolidar a percepção de que a referida política tinha como alvo a totalidade do continente americano. Ainda que o próprio presidente Monroe jamais tenha proferido tal frase durante o seu discurso anual ao Congresso dos Estados Unidos em 1823, considerado o marco da Doutrina Monroe, o mandatário norte-americano foi muito claro ao declarar em um determinado momento do discurso que “devemos considerar qualquer tentativa da parte deles [europeus] de estender seu sistema para qualquer parte desse hemisfério como um perigo para a nossa paz e segurança.” 

Fonte: TEIXEIRA. Carlos Gustavo Poggio. Uma política para o continente – reinterpretando a Doutrina Monroe. Rev. Bras. Polít. Int. 57 (2): 115-132 [2014]. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbpi/a/NtyHN9QBWLBTB4bZNJG6F3R/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Big Stick

“[…]o Big Stick como políticas direcionadas à América Latina, sempre associadas a uma perspectiva da própria cultura e do pensamento político estadunidense de que esse país estava “acima” dos demais países da América em uma escala política, cultural, econômica e de progresso. Tal condição lhes daria um status que consideravam o modelo de civilização a ser seguido, legitimando, por essa perspectiva, o direito à hegemonia e uma espécie de poder de polícia internacional, a quem caberia manter a ordem no continente […].

Fonte: A Noção de Superioridade Estadunidense na política de boa vizinhança. MACEDO. Káritha Bernardo de. Política da Boa Vizinhança. Revista Neiba. Caderno Argentina-Brasil. Volume II, Nº 1 NOVEMBRO 2013. p. 28. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/neiba/article/view/8378>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Os mapas abaixo fazem referência a Guerra Mexicano-Americana  iniciada em 25 de abr. de 1846 e encerrada no dia  2 de fev. de 1848.

Ao observar os mapas e ler o texto em seguida, procure relações entre o que foi apontado como doutrina do Destino Manifesto, Doutrina Monroe e a Política do Big Stik.

Observe com Atenção as imagens a seguir:

Disponível em: <Guerra Mexicano-Americana: mapa do México antes e causas do …>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Disponível em: <http://sou-cesar.blogspot.com/2018/11/guerras-entre-estados-unidos-e-mexico.html>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Leia o texto com atenção. 

“[…] antes de 1846, o território mexicano se estendia até os atuais estados estadunidenses de Califórnia, Arizona, Novo México e Texas; no entanto, através da conquista por meio de conflito da região do Texas e da compra por uma quantia irrisória da região da Califórnia, Arizona e Novo México, realizada por meio do Tratado de Guadalupe Hidalgo (1848), o México perdeu mais da metade de seu território aos Estados Unidos, e assim, se constituiu a fronteira atual entre os dois países”. Glossário Irrisório: insignificante, que possui pouco valor.

NADDI,Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel. Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/interacao/article/view/94-126>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Para concluir nossa aula de hoje será apresentado duas charges. Uma no início do século XX e outra do século XXI. As duas representam presidentes eleitos dos EUA e suas respectivas políticas diplomáticas.

Disponível: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Stick#/media/Ficheiro:Tr-bigstick-cartoon.JPG>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Theodore Roosevelt (1904), presidente dos EUA 1901 a 1909.

Disponível em: <https://br.sputniknews.com/charges/201708149104760-trump-monroe-grande-porrete-diplomacia-russia/>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Reflita sobre qual doutrina as charges se referem e qual política diplomática?

Abaixo temos a capa do livro: 20 Dictators Currently Supported by the U.S. escrito por: David Swanson. Em tradução livre significa: 20 ditadores atualmente suportados pelos EUA. 

Disponível em: <https://worldbeyondwar.org/pt/50-oppressive-governments-supported-by-the-u-s-government/>. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

Atividades

Questão 1 – Defina a doutrina do Destino Manifesto.

Questão 2 – Explique a Doutrina Monroe.

Questão 3 – Faça uma pesquisa sobre como os EUA financiaram as ditaduras na América Latina.

Questão 4 – Observe as charges no corpo da aula. Identifique a qual doutrina surgida elas se referem? Quando ela surge?

Questão 5 – Os EUA se colocam como defensores da liberdade e da democracia. Observe o título do livro acima e em seguida redija um texto expondo seu ponto de vista se os EUA são coerentes com o discurso de “defensores da Liberdade e da Democracia”.


Habilidades estruturantes: (EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
(GO-EF08HI25-A) Analisar criticamente as políticas e práticas intervencionistas adotadas pelo governo norte- americano na América Latina, no passado e no presente.
Referências:BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.
VICENTINO, Cláudio Teláris história, 6° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018.