Olá, estudante ! Esta videoaula de História foi veiculada na TV no dia 05/10/2021 (Terça-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula será apresentando a definição de mercantilismo, suas características, locais onde ocorreu e debatido o conceito de balança comercial favorável. Problematizaremos pacto colonial e como é possível ainda hoje identificar sua influência em nossa sociedade dos anos 2021.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – Mercantilismo: expansão e colonização da América, África e Oriente.
Mercantilismo: expansão e colonização da América, África e Oriente
O MERCANTILISMO
Compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa Ocidental entre os séculos XV e XVIII, voltadas para o comércio e, como fator predominante, o controle da economia pelo Estado. Caracteriza-se principalmente pela balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, e pacto colonial. Dessa forma, é o conjunto de diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu.
Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas.
Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII.
Onde: vários países da Europa, principalmente POR, ESP, FRA e ING.
Característica básica e fundamental: intervenção do Estado na economia.
Observe o esquema abaixo que demonstra os objetivos do mercantilismo e os meios necessários para se atingir esses objetivos.
Características do mercantilismo na Europa:
ESPANHA – Bulionismo (estocagem de ouro e prata).
FRANÇA – Colbertismo: limitação de importações e desenvolvimento de manufaturas de artigos de luxo e criação de companhias de comércio. Devido ao estímulo da indústria, também ficou conhecido como industrialismo.
INGLATERRA – Adoção de tarifas protecionistas, desenvolvimento da frota naval e da marinha mercante para o comércio externo, desenvolvimento das manufaturas. Política conhecida como comercialista e posteriormente industrialista.
A partir do século XVI, muitos Estados modernos adotaram determinadas práticas econômicas que mais tarde ficaram conhecidas como mercantilismo. Sua principal característica era a forte intervenção do Estado na economia.
As práticas mercantilistas foram adotadas no contexto da expansão marítima europeia. Durante esse período, houve um grande crescimento do comércio e a criação de um mercado mundial, fortalecendo a economia dos Estados europeus.
Apesar das variações de um país para outro, os objetivos comuns dos Estados centravam-se na acumulação de metais preciosos, como ouro e prata. Essa prática ficou conhecida como metalismo.O governo também se empenhava em manter a balança comercial positiva ou balança comercial favorável, diminuindo as importações do país. Isso era alcançado por meio de políticas protecionistas impostas pelo Estado, que cobrava altos impostos sobre os produtos estrangeiros a fim de proteger a produção nacional. Veja e analise o esquema abaixo que exemplifica balança comercial favorável.
DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018.p. 124. PNLD 2020.
Outra característica importante do mercantilismo era o colonialismo ou pacto colonial, ou seja, a exploração de colônias localizadas principalmente na América e na Ásia. Nessas colônias, os reinos europeus obtinham produtos valiosos, como especiarias e metais preciosos.
Desse modo, o mercantilismo complementou e fortaleceu o poder do rei, ao mesmo tempo em que beneficiou a burguesia nascente, frequentemente associada aos empreendimentos do Estado.
Pacto Colonial
Uma das práticas do mercantilismo, em que a metrópole impunha um conjunto de leis e regras para as colônias com o fim de se beneficiar economicamente de tudo o que era produzido nas colônias, adquirindo também o direito sobre tudo o que fosse exportado para outros territórios.
Entender as dimensões de colônia e metrópole no período mercantilista e os traços coloniais que permanecem na atualidade
Neymar durante a final do Mundial de Clubes da FIFA, em 18 de dezembro de 2011. Christopher Johnson.
Neymar jogando contra o Villarreal na Liga, 1 de fevereiro de 2015. Alex Fau.
BATISTA, Ruhama Ariella Sabião. Plano de aula: O pacto colonial: relações colônia x metrópole. Nova Escola. Disponível em: <https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/7ano/historia/o-pacto-colonial-relacoes-colonia-x-metropole/5435> Acesso em 10 de setembro de 2021.
Observe as imagens e em seguida reflita sobre essas perguntas?
1 – Você acha que a trajetória profissional de Neymar tem alguma relação com a temática da aula? No que se relaciona?
2 – Você conhece jogadores brasileiros que atuam em times europeus? Cite alguns.
3 – Por que estes jogadores vão para a Europa?
4 – Você conhece outros jogadores de destaque no Brasil que não jogaram em times europeus?
Para melhorar o entendimento sobre o assunto e conseguir relacioná-lo com nosso presente problematizaremos a questão com duas fontes específicas:
Fonte 1
“A metrópole, por isso que é mãe, deve prestar às colônias suas filhas todos os bons ofícios e socorros necessários para a defesa e segurança das suas vidas e dos seus bens (…). Estes benefícios pedem iguais recompensas e, ainda, alguns justos sacrifícios; e, por isso é necessário que as colônias também, da sua parte, sofram: 1) Que só possam comerciar diretamente com a metrópole, excluída toda e qualquer outra nação, ainda que lhes faça um comércio mais vantajoso; (…) Desta sorte, os justos interesses e as relativas dependências mutuamente serão ligadas.” (COUTINHO, 1816, s.p).
BATISTA, Ruhama Ariella Sabião. Plano de aula: O pacto colonial: relações colônia x metrópole. Nova Escola. Disponível em: <https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/7ano/historia/o-pacto-colonial-relacoes-colonia-x-metropole/5435> Acesso em 10 de setembro de 2021.
Observando a fonte exposta, vamos refletir juntos:
1 – Quais são as recompensas e os sacrifícios em ser colônia?
2 – Se outras nações quisessem comerciar com o Brasil, havia esta possibilidade?
3 – Por que então a colônia era dependente da metrópole?
Fonte 2
Ouça o trecho de 1:02 a 2:14 da música “Brasil colônia – Oriente (2018)” e anote os versos ou expressões que chamaram a atenção. Depois compartilhe com o restante da turma e veremos o que a música pode nos ensinar!
Primeira parte:
“Desde muito tempo atrás, muito tempo atroz
Quase desde Pero Vaz, nunca teve vez nem voz
Das favelas aos faróis
Oprimidos desde os portugueses e espanhóis”
Segunda parte:
“Muitos contras, poucos prós, segue a conta pra nós
O mesmo ônus, 500 anos após
Desde Dom Pedro Primeiro que o Brasil é terceiro mundo
Desde Dom Pedro Segundo que ainda somos controlados por terceiros
Ansiando o décimo terceiro
Mas em desigualdade ainda estamos entre os péssimos primeiros”.
Terceira parte:
“Empréstimos em dinheiro e quem fez o rombo?
Os filhos de Colombo ou os filhos de Quilombo, quem são os herdeiros?
Antes presos na corrente do branco
Hoje na conta corrente do banco
Assassinatos seguem padrões de cores
Pensamentos francos e Marielles Franco atraem franco atiradores”
Quarta parte:
“Mas cansados de ouvir ordens dos mestres da colônia
Os serviçais viraram mestres de cerimônia
E trouxeram uma nova corrente de pensamento
Conhecimento é empoderamento contra os opressores
O grito de independência é declamado todo dia”
Quinta parte:
“Nos saraus de poesia, mas nessa fotografia
Não vemos um homem num cavalo branco
Vemos mulheres e jovens negros da periferia
Escrevendo a própria carta de alforria
Educação é a nova abolição da escravatura
E cada verso no papel
A certeza que a cultura liberta mais que assinatura da princesa Isabel!”
RESUMO
Nesta aula foi apresentando a definição de mercantilismo, suas características, locais onde ocorreu e debatido o conceito de balança comercial favorável. Problematizamos o pacto colonial e como é possível ainda hoje identificar sua influência em nossa sociedade dos anos 2021.
ATIVIDADES
Questão 1 – Cite algumas práticas do mercantilismo.
Questão 2 – Explique detalhadamente 3 práticas do mercantilismo.
Questão 3 – Releia a Quinta parte da música “Brasil Colônia” cantado por Nissin, Fábio Brazza , Sant, Sid, Gog e em seguida escreva um pequeno texto dizendo se essa parte faz sentido para você.
“Nos saraus de poesia, mas nessa fotografia
Não vemos um homem num cavalo branco
Vemos mulheres e jovens negros da periferia
Escrevendo a própria carta de alforria
Educação é a nova abolição da escravatura
E cada verso no papel
A certeza que a cultura liberta mais que assinatura da princesa Isabel!”
Habilidades estruturantes: | (EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico. |
Referências: | BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2015. DIAS, Adriana Machado Vontade de saber: história: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / Adriana Machado Dias, Keila Grinberg, Marco César Pellegrini. — 1. ed. — São Paulo: Quinteto Editorial, 2018. VICENTINO, Cláudio Teláris história, 7° ano: Ensino Fundamental, anos finais /Cláudio vicentino, José Bruno Vicentino. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2018. |