You are currently viewing Língua Portuguesa, Geografia e Arte – Localização e movimento

Língua Portuguesa, Geografia e Arte – Localização e movimento

– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? ONDE VOCÊ ESTÁ? QUAL É A SUA LOCALIZAÇÃO ATUAL?

MUITAS VEZES QUANDO PRECISAMOS INDICAR O LUGAR ONDE ESTAMOS OU CHEGAR ATÉ ALGUM ENDEREÇO, USAMOS FACILMENTE UM RECURSO DO APLICATIVO NO CELULAR E ENCAMINHAMOS A LOCALIZAÇÃO ATUAL. 

E QUANDO NÃO TÍNHAMOS ESTE RECURSO, COMO ENCAMINHÁVAMOS O ENDEREÇO DE ALGUM LUGAR? 

PRECISAMOS COMPREENDER COMO A TRAJETÓRIA, DIREÇÃO E SENTIDO SÃO FUNDAMENTAIS NA SELEÇÃO DE REFERÊNCIAS PARA SE LOCALIZAR OU PARA REPRESENTAR UMA MOVIMENTAÇÃO, ALÉM DE FAVORECEREM A INTERPRETAÇÃO DE INDICAÇÕES EM ESPAÇOS DE DIMENSÕES MENORES COMO A SALA DE AULA E A PRÓPRIA CASA, OU AINDA, ESPAÇOS DE DIMENSÕES MAIORES COMO A CIDADE, POR EXEMPLO. 

NESTA VIDEOAULA, ABORDAREMOS SOBRE LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO


ATIVIDADE 1

VOCÊ SABIA QUE A TRAJETÓRIA É O CAMINHO PERCORRIDO EM UMA SUCESSÃO DE PONTOS, DESDE UM PONTO DE PARTIDA, ATÉ UM PONTO DE CHEGADA? E O QUE SÃO PONTOS DE REFERÊNCIAS? SÃO OS PONTOS FIXOS NA TRAJETÓRIA. E PARA DESCREVER TRAJETÓRIAS E AJUDAR NA LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, USAMOS OS MAPAS. ELES DEVEM POSSUIR TÍTULO E LEGENDA QUE FACILITEM A LEITURA E COMPREENSÃO. OBSERVE O MAPA DE GOIÁS:

 MAPA DE GOIÁS- REGIÕES

Disponível em:<https://clicknews.net.br/observatorio-do-turismo-de-goias-participa-de-curso-de-formacao-de-liderancas/> acesso em 20, setembro de 2021.

ATIVIDADE 2

ALÉM DOS MAPAS, PODEMOS REPRESENTAR A LOCALIZAÇÃO E A MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, A PARTIR DE PLANTAS BAIXAS, CROQUIS E MAQUETES.

PLANTAS BAIXASCROQUIS MAQUETES
A PLANTA BAIXA JÁ É UM DESENHO TÉCNICO QUE MOSTRA AS PAREDES E CÔMODOS DE UMA ESTRUTURA COMO SE FOSSEM VISTOS DE CIMA.O CROQUI É UM ESBOÇO DE UM PROJETO DE DESENHO. VEJA  A SEGUIR, O ESBOÇO DO MUSEU MASP FEITO PELA ARQUITETA LINA BO BARDI.A MAQUETE É UMA AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE PLANTA BAIXA. ELA É UMA RÉPLICA, UMA MINIATURA DA OBRA REAL.
Disponível em:<https://www.decorfacil.com/plantas-de-casas/> acesso em 30, agosto de 2021.
Disponível em:<https://www.archdaily.com.br/br/907969/lina-bo-bardi-e-tarsila-do-amaral-entre-as-artistas-celebradas-pela-programacao-do-masp-em-2019> acesso em 30, agosto de 2021.
Disponível em:<https://www.grupoescolar.com/pesquisa/maquete.html> acesso em 30, agosto de 2021.
  • AGORA É COM VOCÊ! USANDO LÁPIS, BORRACHA E RÉGUA, DESENHE AS DIVISÕES DOS CÔMODOS DE SUA CASA, COMO SE ESTIVESSE OLHANDO DE CIMA, SEM O TELHADO.

ATIVIDADE 3

OBSERVE A REPRESENTAÇÃO A SEGUIR PARA RESPONDER AS ATIVIDADES:

Disponível em:<http://brunojornalpontocom.blogspot.com/2015/01/geografia-america-do-sul-regiao-sudeste.html> acesso em 30, agosto de 2021.

1 – QUANTAS RUAS SÃO NECESSÁRIAS ATRAVESSAR PARA IR DO TEATRO AO MUSEU, PELO CAMINHO MAIS CURTO?

A) ( ) DUAS     B) ( ) TRÊS     C) ( ) QUATRO     D) ( ) CINCO

2- O PARQUE ESTÁ LOCALIZADO

A)  ( ) ATRÁS DO TEATRO.

B) ( ) AO LADO DO AEROPORTO.

C) ( ) EM FRENTE A LANCHONETE.


ATIVIDADE 4

OS MAPAS DEVEM APRESENTAR PONTOS DE REFERÊNCIA FIXOS E REPRESENTAR A LOCALIDADE COM A MAIOR FIDELIDADE POSSÍVEL DAS INFORMAÇÕES. UTILIZE O MAPA ABAIXO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES:

Disponível em:<https://brainly.com.br/tarefa/12329402> acesso em 30, agosto de 2021.
  • QUAL RUA  ESTÁ LOCALIZADA ENTRE AS AVENIDAS A E B, E ENTRE AS RUAS DO HOSPITAL E DA LOCADORA:
    A) ( ) RUA 4      B) ( ) RUA 5      C) ( ) RUA 7      D) ( ) RUA 9
  • COM BASE NOS NOMES DAS RUAS E AVENIDAS DO MAPA, COMPLETE AS LACUNAS A SEGUIR.
O SHOPPING CENTER E O BANCO ESTÃO SEPARADOS PELA RUA ____. 
A RUA ____ ESTÁ ENTRE A ESCOLA E A IGREJA.
SAINDO DO BANCO PELA AVENIDA ____ E SUBINDO PELA RUA 8, PASSAMOS PELA LOCADORA, ATRAVESSAMOS A RUA ___ E CHEGAMOS NA AVENIDA ____.

 RELEMBRANDO!

  • A TRAJETÓRIA, DIREÇÃO E SENTIDO SÃO FUNDAMENTAIS NA SELEÇÃO DE REFERÊNCIAS PARA SE LOCALIZAR OU PARA REPRESENTAR UMA MOVIMENTAÇÃO.
  • A TRAJETÓRIA É O CAMINHO PERCORRIDO EM UMA SUCESSÃO DE PONTOS, DESDE UM PONTO DE PARTIDA, ATÉ UM PONTO DE CHEGADA.
  •  PONTOS DE REFERÊNCIAS SÃO OS PONTOS FIXOS NA TRAJETÓRIA. 
  • PARA DESCREVER TRAJETÓRIAS E AJUDAR NA LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, USAMOS OS MAPAS. 
  • ALÉM DOS MAPAS, PODEMOS REPRESENTAR A LOCALIZAÇÃO E A MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, A PARTIR DE PLANTAS BAIXAS, CROQUIS E MAQUETES.


EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJALP0130) Conhecer os efeitos visuais em diferentes tipos  de textos digitais de gêneros do campo artístico-literário.
(EAJAGE0112) Elaborar e interpretar mapas mentais e desenhos com base em  trajetos, estradas e caminhos.
(EAJAAR0114) Conhecer, explorar e habituar-se a frequentar algumas categorias  de espaços e atuações das artes visuais em âmbito local (museus, galerias,  instituições, feiras, centros culturais, mercados, praças, artistas, artesãos,  curadores, etc.).