– OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? ONDE VOCÊ ESTÁ? QUAL É A SUA LOCALIZAÇÃO ATUAL?
MUITAS VEZES QUANDO PRECISAMOS INDICAR O LUGAR ONDE ESTAMOS OU CHEGAR ATÉ ALGUM ENDEREÇO, USAMOS FACILMENTE UM RECURSO DO APLICATIVO NO CELULAR E ENCAMINHAMOS A LOCALIZAÇÃO ATUAL.
E QUANDO NÃO TÍNHAMOS ESTE RECURSO, COMO ENCAMINHÁVAMOS O ENDEREÇO DE ALGUM LUGAR?
PRECISAMOS COMPREENDER COMO A TRAJETÓRIA, DIREÇÃO E SENTIDO SÃO FUNDAMENTAIS NA SELEÇÃO DE REFERÊNCIAS PARA SE LOCALIZAR OU PARA REPRESENTAR UMA MOVIMENTAÇÃO, ALÉM DE FAVORECEREM A INTERPRETAÇÃO DE INDICAÇÕES EM ESPAÇOS DE DIMENSÕES MENORES COMO A SALA DE AULA E A PRÓPRIA CASA, OU AINDA, ESPAÇOS DE DIMENSÕES MAIORES COMO A CIDADE, POR EXEMPLO.
NESTA VIDEOAULA, ABORDAREMOS SOBRE LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO
ATIVIDADE 1
VOCÊ SABIA QUE A TRAJETÓRIA É O CAMINHO PERCORRIDO EM UMA SUCESSÃO DE PONTOS, DESDE UM PONTO DE PARTIDA, ATÉ UM PONTO DE CHEGADA? E O QUE SÃO PONTOS DE REFERÊNCIAS? SÃO OS PONTOS FIXOS NA TRAJETÓRIA. E PARA DESCREVER TRAJETÓRIAS E AJUDAR NA LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, USAMOS OS MAPAS. ELES DEVEM POSSUIR TÍTULO E LEGENDA QUE FACILITEM A LEITURA E COMPREENSÃO. OBSERVE O MAPA DE GOIÁS:
MAPA DE GOIÁS- REGIÕES
ATIVIDADE 2
ALÉM DOS MAPAS, PODEMOS REPRESENTAR A LOCALIZAÇÃO E A MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, A PARTIR DE PLANTAS BAIXAS, CROQUIS E MAQUETES.
PLANTAS BAIXAS | CROQUIS | MAQUETES |
A PLANTA BAIXA JÁ É UM DESENHO TÉCNICO QUE MOSTRA AS PAREDES E CÔMODOS DE UMA ESTRUTURA COMO SE FOSSEM VISTOS DE CIMA. | O CROQUI É UM ESBOÇO DE UM PROJETO DE DESENHO. VEJA A SEGUIR, O ESBOÇO DO MUSEU MASP FEITO PELA ARQUITETA LINA BO BARDI. | A MAQUETE É UMA AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE PLANTA BAIXA. ELA É UMA RÉPLICA, UMA MINIATURA DA OBRA REAL. |
Disponível em:<https://www.archdaily.com.br/br/907969/lina-bo-bardi-e-tarsila-do-amaral-entre-as-artistas-celebradas-pela-programacao-do-masp-em-2019> acesso em 30, agosto de 2021.
Disponível em:<https://www.grupoescolar.com/pesquisa/maquete.html> acesso em 30, agosto de 2021.
- AGORA É COM VOCÊ! USANDO LÁPIS, BORRACHA E RÉGUA, DESENHE AS DIVISÕES DOS CÔMODOS DE SUA CASA, COMO SE ESTIVESSE OLHANDO DE CIMA, SEM O TELHADO.
ATIVIDADE 3
OBSERVE A REPRESENTAÇÃO A SEGUIR PARA RESPONDER AS ATIVIDADES:
1 – QUANTAS RUAS SÃO NECESSÁRIAS ATRAVESSAR PARA IR DO TEATRO AO MUSEU, PELO CAMINHO MAIS CURTO?
A) ( ) DUAS B) ( ) TRÊS C) ( ) QUATRO D) ( ) CINCO
2- O PARQUE ESTÁ LOCALIZADO
A) ( ) ATRÁS DO TEATRO.
B) ( ) AO LADO DO AEROPORTO.
C) ( ) EM FRENTE A LANCHONETE.
ATIVIDADE 4
OS MAPAS DEVEM APRESENTAR PONTOS DE REFERÊNCIA FIXOS E REPRESENTAR A LOCALIDADE COM A MAIOR FIDELIDADE POSSÍVEL DAS INFORMAÇÕES. UTILIZE O MAPA ABAIXO PARA RESPONDER AS ATIVIDADES:
- QUAL RUA ESTÁ LOCALIZADA ENTRE AS AVENIDAS A E B, E ENTRE AS RUAS DO HOSPITAL E DA LOCADORA:
A) ( ) RUA 4 B) ( ) RUA 5 C) ( ) RUA 7 D) ( ) RUA 9
- COM BASE NOS NOMES DAS RUAS E AVENIDAS DO MAPA, COMPLETE AS LACUNAS A SEGUIR.
O SHOPPING CENTER E O BANCO ESTÃO SEPARADOS PELA RUA ____. |
A RUA ____ ESTÁ ENTRE A ESCOLA E A IGREJA. |
SAINDO DO BANCO PELA AVENIDA ____ E SUBINDO PELA RUA 8, PASSAMOS PELA LOCADORA, ATRAVESSAMOS A RUA ___ E CHEGAMOS NA AVENIDA ____. |
RELEMBRANDO!
- A TRAJETÓRIA, DIREÇÃO E SENTIDO SÃO FUNDAMENTAIS NA SELEÇÃO DE REFERÊNCIAS PARA SE LOCALIZAR OU PARA REPRESENTAR UMA MOVIMENTAÇÃO.
- A TRAJETÓRIA É O CAMINHO PERCORRIDO EM UMA SUCESSÃO DE PONTOS, DESDE UM PONTO DE PARTIDA, ATÉ UM PONTO DE CHEGADA.
- PONTOS DE REFERÊNCIAS SÃO OS PONTOS FIXOS NA TRAJETÓRIA.
- PARA DESCREVER TRAJETÓRIAS E AJUDAR NA LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, USAMOS OS MAPAS.
- ALÉM DOS MAPAS, PODEMOS REPRESENTAR A LOCALIZAÇÃO E A MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E OBJETOS, A PARTIR DE PLANTAS BAIXAS, CROQUIS E MAQUETES.
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0130) Conhecer os efeitos visuais em diferentes tipos de textos digitais de gêneros do campo artístico-literário. (EAJAGE0112) Elaborar e interpretar mapas mentais e desenhos com base em trajetos, estradas e caminhos. (EAJAAR0114) Conhecer, explorar e habituar-se a frequentar algumas categorias de espaços e atuações das artes visuais em âmbito local (museus, galerias, instituições, feiras, centros culturais, mercados, praças, artistas, artesãos, curadores, etc.). |