Olá! Esta aula de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 6ª Série
da Eja.
Você já parou para pensar em quantas coisas diferentes o nosso corpo é capaz de realizar? E ainda, que podemos apreender o ambiente ouvindo, cheirando, vendo, tateando e sentido sabores? Não?! Então fique ligado na nossa aula de hoje que vamos falar sobre os órgãos dos sentidos, que são responsáveis por captar informações do ambiente que nos circunda.
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ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA ÓRGÃOS DOS SENTIDOS: RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE
Na videoaula de hoje apreendemos que os seres humanos possuem cinco sentidos, sendo eles: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que realizam a captação de imagens, sons, sabores, odores e toque. É essa percepção do ambiente através dos sentidos que possibilita a nossa sobrevivência.
Entendemos que o processo de captação das informações do ambiente ocorre através de receptores sensoriais, os quais recebem o estímulo e o transformam em impulso nervoso, que é interpretado pelo sistema nervoso. Ao processar no cérebro a informação, ela é interpretada e, consequentemente, há uma resposta do corpo aos estímulos do meio ambiente. Os receptores sensoriais podem ser classificados em: quimiorreceptores – captam estímulos químicos; fotorreceptores – captam estímulos luminosos; mecanorreceptores – apreendem estímulos de movimento, pressão e som.
Compreendemos que para o pleno funcionamento do corpo e interação com o ambiente, os órgãos dos sentidos atuam de forma integrada, sendo eles:
- Visão – é o sentido responsável pela captação dos estímulos luminosos, sendo o órgão que realiza esse movimento o olho;
- Audição – é o sentido que atua na apreensão de ondas sonoras. A orelha é o órgão responsável por esse sentido;
- Paladar – é o sentido responsável por apreender os sabores dos alimentos, sendo possível pela presença das papilas gustativas, sobretudo na língua;
- Olfato – é o sentido que realiza a captação das partículas presentes no ar, oportunizando que o ser humano sinta diferentes odores. O nariz é o órgão responsável por esse sentido. É importante mencionar que paladar e olfato estão relacionados intimamente, o que faz com que durante uma gripe não consigamos sentir os sabores normalmente;
- Tato – é o sentido do corpo humano que realiza a captação de estímulos táteis, através dele conseguimos sentir pressão, dor e até mesmo as variações de temperatura do meio ambiente. Diferente dos demais órgãos dos sentidos nós não o encontramos em uma região específica do corpo, e sim em todas as regiões de pele, esta última que constitui o maior órgão do corpo humano.
ATIVIDADE 1
(UEL, 1998) No organismo humano, os receptores sensoriais responsáveis pelos sentidos do olfato podem ser classificados como:
a) propriorreceptores.
b) mecanorreceptores.
c) quimiorreceptores.
d) fotorreceptores.
e) termorreceptores.
ATIVIDADE 2
Observe abaixo a charge “Poluição Sonora no Trânsito” do site Arionauro Cartuns:
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Agora, leia o texto “Consequências da poluição sonora, uma inimiga urbana”, disponibilizado no link:
Por fim, realize a produção de um texto em versos e com rima, retratando a relação entre órgãos dos sentidos e poluição sonora, bem como as consequências desse fenômeno social à saúde humana. Dessa forma, esperamos oportunizar a discussão em diferentes espaços sociais. Bom trabalho!
LEMBRE-SE! Verso é cada uma das linhas que formam uma estrofe de um poema. Rimas são palavras que combinam entre si, onde, geralmente, em suas terminações possuem repetições de sons vocais e/ou consonantais.
Referencial Bibliográfico | MANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0518) Definir as funções dos órgãos dos sentidos, sua interação com o ambiente e relacionar as patologias. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0532) Elaborar textos em versos, utilizando rima e ritmo. |