You are currently viewing Ciências da Natureza: AÇÃO DAS DROGAS NO SISTEMA NERVOSO

Ciências da Natureza: AÇÃO DAS DROGAS NO SISTEMA NERVOSO

Olá! Esta aula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.

Você sabia que o uso de substâncias psicoativas ou drogas, sempre existiu ao longo da história da humanidade? E ainda, que nos últimos anos temos acompanhado o uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas? Não?! Então fique ligado na nossa videoaula de hoje, pois vamos conhecer as substâncias psicoativas, bem como conhecer seus efeitos no sistema nervoso, os prejuízos para a saúde e para as relações sociais.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA AÇÃO DAS DROGAS NO SISTEMA NERVOSO

5ª Série – Eaja – Ciências da Natureza – Aula 9 – AÇÃO DAS DROGAS NO SISTEMA NERVOSO

Na videoaula de hoje apreendemos que as drogas constituem-se de substâncias químicas que modificam o funcionamento do organismo, podendo ser:

  • Drogas lícitas: são aquelas legalizadas, e, portanto produzidas e comercializadas abertamente, a citar o cigarro, as bebidas alcoólicas e os medicamentos; 
  • Drogas ilícitas: são aquelas em que a comercialização é proibida pela legislação, tais como a cocaína, o crack, a heroína e outras tantas.

Entendemos que no esporte o doping caracteriza-se pelo uso de substâncias proibidas, que são utilizadas, no geral, para aumentar o rendimento do atleta em diferentes competições. Por serem proibidas, alguns atletas são escolhidos, através de sorteio ou de forma dirigida, para serem testados. O atleta pego no teste de exame antidoping terá várias punições, afinal a dopagem é essencialmente contrária ao espírito esportivo.

Apreendemos que as drogas, por terem efeito estimulante ou depressor, atuam sobre os neurotransmissores. Assim todas as drogas alteram o comportamento e geram danos à saúde humana. Em casos de uso abusivo é preciso que o indivíduo procure ajuda em clínicas especializadas e grupos como os Alcoólicos Anônimos (AA) onde é possível partilhar suas experiências e se fortalecer para deixar uma situação de prejuízos à sua existência. 

ATIVIDADE 1

Leia os textos abaixo:

Texto 1: “10 casos de doping em Olimpíadas”. Disponível em: < https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/especiais/olimpiadas/jogos2016/jogos2016-listas/2016/04/13/conteudo-jogos2016,333873/10-casos-de-doping-em-olimpiadas.shtml>.

Texto 2: “Campeão mundial de dança em cadeira de rodas é punido por doping”. Disponível em: < https://www.terra.com.br/esportes/campeao-mundial-de-danca-em-cadeira-de-rodas-e-punido-por-doping,3c9a2882829ba310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>.

Texto 3: Trecho do “Código Mundial Antidopagem” (Adaptado). Disponível em: < 1b05cb5973d54af3a8d7fcf837f96b54.pdf (cpb.org.br) >

Agora, responda em seu caderno:

  • Em sua opinião, quais fatores levam o atleta à utilização de substâncias proibidas?
  • Qual o impacto do uso de substâncias proibidas no esporte?

ATIVIDADE 2

A dança é uma forma de linguagem que expressa através do movimento do corpo, espaço e ritmo, sentimentos, ideias, emoções e resistência para preservação e valorização da cultura. Ela faz parte da nossa Cultura Corporal e pode ser dançada por todas as pessoas, independente da classe social, idade, gênero e raça. Os movimentos da dança podem ser improvisados, imitados, transformados ou criados. Dançar é uma ótima opção de lazer e excelente exercício físico para beneficiar a saúde, nos aspectos físico, mental e emocional. Para isso, ela precisa ser realizada com prazer, com liberação médica, supervisionada por um profissional de Educação Física ou Dança e, principalmente, respeitando os limites do corpo. Mas será que quando a dança é de alta performance ela também beneficia a saúde? Para ajudar você nesta reflexão, leia o texto abaixo:

O USO DE RECURSOS ERGOGÊNICOS POR BAILARINAS (Adaptado). Disponível em: 13032-Texto do artigo-37057-3-10-20200123.pdf

Mediante a leitura e todas aprendizagens adquiridas nesta aula, reflita com seus familiares e responda em seu caderno:

  • A dança para profissionais visa performance ou saúde dos dançarinos?
  • Quais os danos que o uso de esteroides, drogas e suplementações pode acarretar na vida pessoal e profissional de dançarinos?
  • Qual sua opinião sobre a afirmação “Práticas corporais de rendimento é sinônimo de saúde”. Justifique sua resposta

ATIVIDADE 3

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o planeta, contrapondo ao uso de drogas lícitas como o cigarro e o álcool que juntos correspondem por 8,1% desses problemas. Nesse viés, há um questionamento social acerca da utilização/aceitação das drogas lícitas, sobretudo por também causarem danos à saúde humana. Pensando nisso, que tal produzir um texto  marcando sua posição nessa discussão? Lembre-se que posicionar-se sobre questões de ordem social como essa é importante e marca nossa opção sobre uma ou outra sociedade a ser construída!


Referencial BibliográficoMANOEL, J.; SHECHTMANN, E.; FERRER, L. C.; VELLOSO, H. M. Companhia das Ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 5º ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0520) Conhecer substâncias psicoativas e compreender seus efeitos no sistema nervoso e os prejuízos para a saúde e para as relações sociais.
Educação Física(EAJAEF0531) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de
modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente na dança, propondo
compreensão e superação dos mesmos.