You are currently viewing Educação Física – Jogo africano: matacuza

Educação Física – Jogo africano: matacuza

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 2ª Série da Eja.

NA AULA DE HOJE CONHECEREMOS E APRENDEREMOS UM JOGO DE ORIGEM AFRICANA CHAMADO MATACUZANA.

Fonte: acervo pessoal Professora Sara

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGO AFRICANO: MATACUZANA

2ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 9 – JOGO AFRICANO: MATACUZANA

NA VIDEOAULA DE HOJE CONHECEMOS UM POUCO DO JOGO MATACUZANA E IDENTIFICAMOS QUE NA NOSSA CULTURA DE JOGOS TEMOS CONTRIBUIÇÕES INDÍGENAS, AFRICANAS, EUROPÉIAS E ASIÁTICAS. COMPREENDEMOS QUE O MATACUZANA É MUITO PRATICADO EM MOÇAMBIQUE, PAÍS AFRICANO, E CHEGOU ATÉ AQUI ATRAVÉS DE GRUPOS DE PESSOAS ESCRAVIZADAS. ELE INFLUENCIOU NA ORIGEM DE OUTRO JOGO CHAMADO “CINCO MARIAS”, QUE É MUITO PRATICADO NO BRASIL. REFLETIMOS SOBRE ESSAS INTEGRAÇÕES CULTURAIS QUE NOS CONSTITUI ENQUANTO UM POVO DIVERSO E PLURAL.

ATIVIDADE 1

VAMOS PRATICAR O MATACUZANA? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA E DIVIRTA-SE!

Disponível em: JOGO MATACUZANA – YouTube

ATIVIDADE 2

VAMOS INTEGRAR O MATACUZANA COM OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS? LEIA A SITUAÇÃO PROBLEMA COM ATENÇÃO E REGISTRE A RESPOSTA:

IRENE CONVIDOU VALDEMAR PARA JOGAREM JUNTOS MATACUZANA. ELA TINHA 6 PEDRAS, NO ENTANTO PERDEU 2 AO ORGANIZAR O ESPAÇO DO JOGO. AVISOU VALDEMAR QUE PRECISAVAM DE PELO MENOS 8 PEDRAS PARA JOGAREM. VALDEMAR DISSE QUE IRIA PROVIDENCIAR. QUANTAS PEDRAS ELE TERÁ QUE LEVAR PARA JOGAREM MATACUZANA?


ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0201) VIVENCIAR E FRUIR OS DIFERENTES JOGOS NO CONTEXTO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL CONTEMPLANDO OS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS.
Matemática(EAJAMA0206) COMPREENDER E CONSTRUIR FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS EM SITUAÇÕES DIVERSAS.