ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGO AFRICANO: MATACUZANA
NA VIDEOAULA DE HOJE CONHECEMOS UM POUCO DO JOGO MATACUZANA E IDENTIFICAMOS QUE NA NOSSA CULTURA DE JOGOS TEMOS CONTRIBUIÇÕES INDÍGENAS, AFRICANAS, EUROPÉIAS E ASIÁTICAS. COMPREENDEMOS QUE O MATACUZANA É MUITO PRATICADO EM MOÇAMBIQUE, PAÍS AFRICANO, E CHEGOU ATÉ AQUI ATRAVÉS DE GRUPOS DE PESSOAS ESCRAVIZADAS. ELE INFLUENCIOU NA ORIGEM DE OUTRO JOGO CHAMADO “CINCO MARIAS”, QUE É MUITO PRATICADO NO BRASIL. REFLETIMOS SOBRE ESSAS INTEGRAÇÕES CULTURAIS QUE NOS CONSTITUI ENQUANTO UM POVO DIVERSO E PLURAL.
ATIVIDADE 1
VAMOS PRATICAR O MATACUZANA? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA E DIVIRTA-SE!
ATIVIDADE 2
VAMOS INTEGRAR O MATACUZANA COM OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS? LEIA A SITUAÇÃO PROBLEMA COM ATENÇÃO E REGISTRE A RESPOSTA:
IRENE CONVIDOU VALDEMAR PARA JOGAREM JUNTOS MATACUZANA. ELA TINHA 6 PEDRAS, NO ENTANTO PERDEU 2 AO ORGANIZAR O ESPAÇO DO JOGO. AVISOU VALDEMAR QUE PRECISAVAM DE PELO MENOS 8 PEDRAS PARA JOGAREM. VALDEMAR DISSE QUE IRIA PROVIDENCIAR. QUANTAS PEDRAS ELE TERÁ QUE LEVAR PARA JOGAREM MATACUZANA?
ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0201) VIVENCIAR E FRUIR OS DIFERENTES JOGOS NO CONTEXTO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL CONTEMPLANDO OS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS. |
Matemática | (EAJAMA0206) COMPREENDER E CONSTRUIR FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS EM SITUAÇÕES DIVERSAS. |