Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 1ª Série
da Eja.
NA AULA DE HOJE IREMOS RECONHECER OS JOGOS COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DOS POVOS.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGOS POPULARES E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DOS POVOS
NESTA VIDEOAULA IDENTIFICAMOS O QUE É PATRIMÔNIO E COMPREENDEMOS SUAS CLASSIFICAÇÕES ENQUANTO MATERIAL E IMATERIAL. IDENTIFICAMOS OS JOGOS E AS DEMAIS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA ESFERA IMATERIAL, QUE REPRESENTA OS BENS E HERANÇAS DE HÁBITOS E COSTUMES DE UM DETERMINADO POVO. REFLETIMOS SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NA HUMANIDADE ADVINDAS DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E O IMPACTO DISSO NOS JOGOS POPULARES E NAS TRADIÇÕES CULTURAIS. RECONHECEMOS A NECESSIDADE DE, JUNTAMENTE COM OS AVANÇOS DA MODERNIDADE, VALORIZAR E VIVENCIAR JOGOS QUE CONSTITUEM NOSSA IDENTIDADE.
ATIVIDADE 1
VAMOS APRENDER MAIS SOBRE OS JOGOS POPULARES E SUAS RELAÇÕES COM A CULTURA, INCLUSIVE A GOIANA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, ATENTE-SE PARA OS EXEMPLOS DE JOGOS PERTENCENTES À NOSSA CULTURA E OBSERVE A RELAÇÃO DO AVANÇO TECNOLÓGICO COM OS IMPACTOS NO MODO DE VIDA E NAS RELAÇÕES CULTURAIS. AO TERMINAR DE VER O VÍDEO, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES E AMIGOS SOBRE ESSAS TRANSFORMÇÕES EM NOSSA CULTURA DE JOGOS.
ATIVIDADE 2
AGORA SELECIONE UM DOS JOGOS CITADOS NO VÍDEO DA ATIVIDADE ANTERIOR E PRATIQUE-O EM SEU TEMPO LIVRE. CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE COMO ERAM AS SITUAÇÕES QUE ESSE JOGO ERA VIVENCIADO POR VOCÊ NO PASSADO, NA SUA INFÂNCIA.
ATIVIDADE 3
FAÇA UMA LISTA COM OS JOGOS PRATICADOS POR VOCÊ NA INFÂNCIA, OU SEJA, EM SEU PASSADO. EM SEGUIDA, FAÇA OUTRA LISTA DE JOGOS QUE ATÉ HOJE, NO PRESENTE, VOCÊ JOGA. EVIDENCIE DATAS E RELACIONE COM MARCOS HISTÓRICOS QUE ACONTECERAM E ESTÃO ACONTECENDO NO MUNDO NESTES MESMOS PERÍODOS. COMPARTILHE ESTA LISTA COM SEUS FAMILIARES E GUARDE-A PARA AS GERAÇÕES FUTURAS. AFINAL, FALAR DE CULTURA POPULAR É TAMBÉM FALAR DA NOSSA HISTÓRIA. E VOCÊ TAMBÉM FAZ HISTÓRIA. BOM TRABALHO!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0102) RECONHECER OS JOGOS POPULARES COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE UM POVO |
História | (EAJAHI0101) COMPREENDER A TEMPORALIDADE (PASSADO, PRESENTE E FUTURO) POR MEIO DE SUAS HISTÓRIAS DE VIDA E DE SUA FAMÍLIA. (EAJAHI0103) PERCEBER AS PERMANÊNCIAS E AS MUDANÇAS NO TRANSCORRER DO TEMPO HISTÓRICO. |