Olá! Esta aula de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza é destinada aos educandos da 3ª Série
da Eaja.
HOJE VAMOS FALAR SOBRE A ÁGUA, UMA SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA A VIDA, POR ISSO PRECISAMOS ADOTAR FORMAS CONSCIENTES DE CONSERVAR ESSE RECURSO ESSENCIAL PARA A VIDA, POIS MESMO EM GRANDE QUANTIDADE NO PLANETA É FINITO E PODE VIR A FALTAR E, JUNTO DESTE ASSUNTO TAMBÉM ABORDAREMOS O USO DAS LETRAS M, N E DO ACENTO GRÁFICO TIL (~) TRANSFORMANDO O SOM DAS SÍLABAS, NÃO PERCA TEMPO E VEM ESTUDAR!
ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: APRENDENDO A USAR: M, N, TIL (~) E A ÁGUA.
A LÍNGUA PORTUGUESA PRECISA SER MUITO ESTUDADA, POIS POSSUI MUITAS ESPECIFICIDADES. A AULA DE HOJE FOI PENSADA A FIM DE AJUDÁ-LO (A) A CONSTRUIR UMA APRENDIZAGEM REAL ACERCA DAS DO USO CORRETO DAS LETRAS M, N E DO TIL (~) NAS SÍLABAS. ESTUDARÁ A DIFERENÇA NA PRONÚNCIA DEPENDENDO DA POSIÇÃO EM QUE APARECE AS LETRAS M E N NA SÍLABA OU QUANDO POSSUI O ACENTO TIL (~). COMPARTILHAMOS TAMBÉM REFLEXÕES ACERCA DO USO CONSCIENTE DA ÁGUA. APRENDEMOS A UTILIZAR A ÁGUA E AS LETRAS M, N E O ACENTO TIL (~). ENTÃO AGORA AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO CONTEÚDO ABAIXO E CONTINUE SEUS ESTUDOS.
NO POEMA ABAIXO A AUTORA ANGÈLE DELAUNOIS DESCREVE A ÁGUA EM UMA PAISAGEM DE UM MODO PARTICULAR. LEIA O TEXTO.
[…]
PARA MIM, A ÁGUA É O OCEANO,
AS ONDAS ESCURAS QUE MORREM NA AREIA,
O AR ÚMIDO ONDE FLUTUAM AS GAIVOTAS,
O BARCO DE MEU PAI QUE DESAPARECE NO HORIZONTE
E VOLTA AO PORTO COM OS PORÕES CARREGADOS DE PEIXES…
PARA MIM, A ÁGUA É UMA ESTRELA DO MAR.
[…]
Extraído de:SILVA, Leda Leonardo da. Aprender Juntos – Geografia, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
VOCÊ CONHECE O MAR? JÁ VISITOU A PRAIA?
PERTO DE ONDE VOCÊ MORA EXISTE UM RIO OU CÓRREGO? POSSUI ÁGUA LIMPA OU POLUÍDA?
AGORA TENTE SE LEMBRAR DOS USOS DA ÁGUA NAS ATIVIDADES COTIDIANAS. O MODO DE USAR A ÁGUA NESSAS ATIVIDADES PODE CAUSAR QUAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS?
CONFIRA NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABAIXO ALGUMAS DICAS DE COMO USAR A ÁGUA DE FORMA CONSCIENTE:
SILVA, Leda Leonardo da. Aprender Juntos – Geografia, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
LEIA AS PALAVRAS ABAIXO EM VOZ ALTA:
NADA ONDA
- A POSIÇÃO DA LETRA N INTERFERE NA PRONÚNCIA DA SÍLABA.
AMBIENTE MAR
- DE ACORDO COM A POSIÇÃO DA LETRA M NA SÍLABA A SUA PRONÚNCIA TAMBÉM É ALTERADA.
ROMA ROMÃ
- AS PALAVRAS SÃO AS MESMAS, PORÉM A PRONÚNCIA NÃO. DEVIDO A ACENTUAÇÃO NA ÚLTIMA SÍLABA.
AGORA É COM VOCÊ! TENHO CERTEZA QUE VOCÊ ACUMULOU NOVOS APRENDIZADOS. MOSTRE O QUE VOCÊ APRENDEU E TESTE SEUS CONHECIMENTOS.
ATIVIDADE 1
ACRESCENTE A LETRA N ENTRE AS SÍLABAS PARA FORMAR OUTRAS COO NO EXEMPLO A SEGUIR:
MITO: MINTO
- MATA: _________________
- LIDA: _________________
- LOGO: _________________
- SUGA: _________________
- PESA: _________________
ATIVIDADE 2
PRONUNCIE AS PALAVRAS ABAIXO E FAÇA A CORRESPONDÊNCIA:
- PALAVRAS QUE POSSUEM VOGAL NASAL
- PALAVRAS QUE NÃO POSSUEM VOGAL NASAL
( ) VILA
( ) LÁ
( ) LOMBO
( ) AMBIENTE
( ) ÚMIDO
( ) LÃ
( ) CANTO
( ) ÁGUA
( ) VILÃ
ATIVIDADE 3
RETOME A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE AS MEDIDAS DE CONSCIENTES DE EVITAR O DESPERDÍCIO DA ÁGUA E FAÇA O QUE SE PEDE:
- QUAIS OS MEIOS DE ECONOMIZAR VOCÊ JÁ CONHECIA?
- INVESTIGUE EM SUA CASA SE HÁ DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA HIGIENE PESSOAL, NA LIMPEZA DA CAASA E NO CULTIVO DE PLANTAS. RECOLHA A CONTA DE ÁGUA, SE HOUVER, PARA VERIFICAR A VARIAÇÃO DO CONSUMO E A POSSÍVEL OCORRêNCIA DE VAZAMENTOS. ANOTE AS INFORMAÇÕES COLETADAS.
- ELABORE UMA CARTAZ PARA INSTRUIR OUTRAS PESSOAS COM SUGESTÕES DE USO RACIONAL DA ÁGUA E INFORMAÇÕES SOBRE PROBLEMAS QUE PODEM SER PROVOCADOS PELO MAU USO DESSE RECURSO TÃO NECESSÁRIO À VIDA .
RELEMBRANDO!!!
- APRENDEU QUE DE ACORDO COM A POSIÇÃO NA SÍLABA DA LETRA M E N A PRONÚNCIA É MODIFICADA;
- O USO DO ACENTO TIL (~) TRANSFORMA O SOM DA VOGAL EM NASAL;
- ADOTAR MEDIDA QUE EVITAM O DESPERDÍCIO DA ÁGUA E AJUDAM A CONSERVAR ESSE RECURSO NA NATUREZA.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
- (EAJALP0201) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana.
- (EAJALP0369) Conhecer as marcas de nasalidade (til, m, n).
- (EAJALP0221) Compreender que os gêneros literários possibilitam o estímulo da sensibilidade do senso crítico e artístico.
- (EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho.