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LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS DA NATUREZA: APRENDENDO A USAR: M, N, TIL (~) E A ÁGUA.

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza é destinada aos educandos da 3ª Série da Eaja.

HOJE VAMOS FALAR SOBRE A ÁGUA, UMA SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA A VIDA, POR ISSO PRECISAMOS ADOTAR FORMAS CONSCIENTES DE CONSERVAR ESSE RECURSO ESSENCIAL PARA A VIDA, POIS MESMO EM GRANDE QUANTIDADE NO PLANETA É FINITO E PODE VIR A FALTAR E, JUNTO DESTE ASSUNTO TAMBÉM ABORDAREMOS O USO DAS LETRAS M, N E DO ACENTO GRÁFICO TIL (~) TRANSFORMANDO  O SOM DAS SÍLABAS, NÃO PERCA TEMPO E VEM ESTUDAR!

https://cutt.ly/2Eml5IX

ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: APRENDENDO A USAR: M, N, TIL (~) E A ÁGUA.

A LÍNGUA PORTUGUESA PRECISA SER MUITO ESTUDADA, POIS POSSUI MUITAS ESPECIFICIDADES. A AULA DE HOJE FOI PENSADA A FIM DE AJUDÁ-LO (A) A CONSTRUIR UMA APRENDIZAGEM REAL ACERCA DAS DO USO CORRETO DAS LETRAS M, N E DO TIL (~) NAS SÍLABAS. ESTUDARÁ A DIFERENÇA NA PRONÚNCIA DEPENDENDO DA POSIÇÃO EM QUE APARECE AS LETRAS M E N NA SÍLABA OU QUANDO POSSUI O ACENTO TIL (~). COMPARTILHAMOS TAMBÉM REFLEXÕES ACERCA DO USO CONSCIENTE DA ÁGUA. APRENDEMOS A UTILIZAR A ÁGUA E AS LETRAS M, N E O ACENTO TIL (~). ENTÃO AGORA AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO CONTEÚDO ABAIXO E CONTINUE SEUS ESTUDOS.

NO POEMA ABAIXO A AUTORA ANGÈLE DELAUNOIS DESCREVE A ÁGUA EM UMA PAISAGEM DE UM MODO PARTICULAR. LEIA O TEXTO.

 […] 

PARA MIM, A ÁGUA É O OCEANO,

AS ONDAS ESCURAS QUE MORREM NA AREIA, 

O AR ÚMIDO ONDE FLUTUAM AS GAIVOTAS, 

O BARCO DE MEU PAI QUE DESAPARECE NO HORIZONTE

 E VOLTA AO PORTO COM OS PORÕES CARREGADOS DE PEIXES…

PARA MIM, A ÁGUA É UMA ESTRELA DO MAR.

[…]

Extraído de:SILVA, Leda Leonardo da. Aprender Juntos – Geografia, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

VOCÊ CONHECE O MAR? JÁ VISITOU A PRAIA? 

PERTO DE ONDE VOCÊ MORA EXISTE UM RIO OU CÓRREGO? POSSUI ÁGUA LIMPA OU POLUÍDA? 

AGORA TENTE SE LEMBRAR DOS USOS DA ÁGUA NAS ATIVIDADES COTIDIANAS. O MODO DE USAR A ÁGUA NESSAS ATIVIDADES PODE CAUSAR QUAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS?

CONFIRA NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABAIXO ALGUMAS DICAS DE COMO USAR A ÁGUA DE FORMA CONSCIENTE:

SILVA, Leda Leonardo da. Aprender Juntos – Geografia, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.

LEIA AS PALAVRAS ABAIXO EM VOZ ALTA:

NADA ONDA

  • A POSIÇÃO DA LETRA N INTERFERE NA PRONÚNCIA DA SÍLABA.

AMBIENTE MAR

  • DE ACORDO COM A POSIÇÃO DA LETRA M NA SÍLABA A SUA PRONÚNCIA TAMBÉM É ALTERADA.

ROMA ROMÃ

  • AS PALAVRAS SÃO AS MESMAS, PORÉM A PRONÚNCIA NÃO. DEVIDO A ACENTUAÇÃO NA ÚLTIMA SÍLABA. 

AGORA É COM VOCÊ! TENHO CERTEZA QUE VOCÊ ACUMULOU NOVOS APRENDIZADOS. MOSTRE O QUE VOCÊ APRENDEU E TESTE SEUS CONHECIMENTOS. 

ATIVIDADE 1

ACRESCENTE A LETRA N ENTRE AS SÍLABAS PARA FORMAR OUTRAS COO NO EXEMPLO A SEGUIR:

MITO: MINTO

  1. MATA: _________________
  2. LIDA: _________________
  3. LOGO: _________________
  4. SUGA: _________________
  5. PESA: _________________

ATIVIDADE 2

PRONUNCIE AS PALAVRAS ABAIXO E FAÇA A CORRESPONDÊNCIA:

  1. PALAVRAS QUE POSSUEM VOGAL NASAL
  2. PALAVRAS QUE NÃO POSSUEM VOGAL NASAL

(    ) VILA

(    ) LÁ

(    ) LOMBO

(    ) AMBIENTE

(    ) ÚMIDO

(    ) LÃ

(    ) CANTO

(    ) ÁGUA

(    ) VILÃ

ATIVIDADE 3

RETOME A LEITURA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE AS MEDIDAS DE CONSCIENTES DE EVITAR O DESPERDÍCIO DA ÁGUA E FAÇA O QUE SE PEDE:

  1. QUAIS OS MEIOS DE ECONOMIZAR VOCÊ JÁ CONHECIA?
  1. INVESTIGUE EM SUA CASA SE HÁ DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA HIGIENE PESSOAL, NA LIMPEZA DA CAASA E NO CULTIVO DE PLANTAS. RECOLHA A CONTA DE ÁGUA, SE HOUVER, PARA VERIFICAR A VARIAÇÃO DO CONSUMO E A POSSÍVEL OCORRêNCIA DE VAZAMENTOS. ANOTE AS INFORMAÇÕES COLETADAS. 
  1. ELABORE UMA CARTAZ PARA INSTRUIR OUTRAS PESSOAS COM SUGESTÕES DE USO RACIONAL DA ÁGUA E INFORMAÇÕES SOBRE PROBLEMAS QUE PODEM SER PROVOCADOS PELO MAU USO DESSE RECURSO TÃO NECESSÁRIO À VIDA .

RELEMBRANDO!!!

  • APRENDEU QUE DE ACORDO COM  A POSIÇÃO NA SÍLABA DA LETRA M E N A PRONÚNCIA É MODIFICADA;
  • O USO DO ACENTO TIL (~) TRANSFORMA O SOM DA VOGAL EM NASAL;
  • ADOTAR MEDIDA QUE EVITAM O DESPERDÍCIO DA ÁGUA E AJUDAM A CONSERVAR ESSE RECURSO NA NATUREZA. 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

  • (EAJALP0201) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana.
  • (EAJALP0369) Conhecer as marcas de nasalidade (til, m, n).
  • (EAJALP0221) Compreender que os gêneros literários possibilitam o estímulo da sensibilidade do senso crítico e artístico.
  • (EAJACI0303) Reconhecer que as ações dos seres humanos interferem no ciclo hidrológico e compartilhar reflexões para a conservação da água em casa, na escola e no trabalho.