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FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL DA PROFESSORA ALDA MARTINS

MATEMÁTICA – OPERAÇÕES INVERSAS

OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 4ª SÉRIE DA EAJA.

FONTE: PRODUÇÃO AUTORAL DA PROFESSORA ALDA MARTINS

SABER ESCREVER MATEMATICAMENTE SITUAÇÕES DO COTIDIANO É UMA IMPORTANTE HABILIDADE PARA LER O MUNDO QUE NOS RODEIA. PARA ISSO, ALGUNS CONCEITOS SÃO IMPORTANTES COMO AS OPERAÇÕES INVERSAS E AS PROPRIEDADES DA IGUALDADE.

ASSISTA A VÍDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS ABORDANDO A TEMÁTICA DE HOJE E SAIBA MAIS.

4ª Série – Eaja – Matemática e Geografia – Aula 13 – OPERAÇÕES INVERSAS

NESSA VÍDEOAULA, A PROFESSORA ALDA MARTINS FALA SOBRE A ELABORAÇÃO DE UMA SENTENÇA EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO E AS ESTRATÉGIAS PARA SOLUCIONAR A QUESTÃO UTILIZANDO AS OPERAÇÕES INVERSAS E A RELAÇÃO DE IGUALDADE ENTRE DOIS MEMBROS. 

VOCÊ PRECISO SABER QUE TODA IGUALDADE PODE SER INTERPRETADA EM OPERAÇÕES INVERSAS, MANTENDO VERDADEIRA ESSA  IGUALDADE.

 AGORA É COM VOCÊ!

GOIÂNIA TEM UMA POPULAÇÃO ESTIMADA EM  1.555.626 HABITANTES (IBGE 2021), O QUE A TORNA UMA DAS CAPITAIS MAIS POPULOSAS DO PAÍS. 

GOIÂNIA TEM SIDO O DESTINO DE MUITAS PESSOAS QUE DEIXAM SUAS REGIÕES OU SEU PAÍS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA. SÃO ESSAS PESSOAS QUE TORNAM GOIÂNIA UMA CIDADE RICA EM DIVERSIDADE CULTURAL CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DO POVO GOIANO POR MEIO DA CULINÁRIA, DAS ARTES, MÚSICAS E COSTUMES. 

A SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS FOI RESPONSÁVEL POR DAR TODO APOIO NECESSÁRIO PARA IMIGRANTES VENEZUELANOS REALIZASSEM A REGULARIZAÇÃO DOCUMENTAL NA PF PARA EMISSÃO DOS DOCUMENTOS DE LEGALIZAÇÃO, QUE SÃO CONSIDERADOS COMO A IDENTIDADE DO IMIGRANTE. DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA, CERCA DE 120 ATENDIMENTOS FORAM REALIZADOS PELA PF PARA PESSOAS DESTA COMUNIDADE, TODOS COM O APOIO IRRESTRITO DA PREFEITURA DE GOIÂNIA.

SAIBA MAIS ACESSANDO O LINK: https://www.goiania.go.gov.br/nossa-gestao-sera-voltada-ao-social-diz-rogerio-na-regularizacao-de-imigrantes/

DEPOIS DESTA CONTEXTUALIZAÇÃO, PROPOMOS A SEGUINTE SITUAÇÃO-PROBLEMA PARA VOCÊ EXERCITAR OS APRENDIZADOS DE HOJE.

ATIVIDADE 1:

SUPONDO QUE NO POLO DE MODA DA 44 TRABALHAM  UM CONTINGENTE DE 307 IMIGRANTES, CONSIDERE QUE 55 SÃO VENEZUELANOS E 35 SÃO DO HAITI. QUANTOS SÃO OS IMIGRANTES DE OUTROS ESTADOS DO BRASIL?

ASSISTA O VÍDEO A SEGUIR SOBRE O TRABALHO OFERECIDO NO POLO DE MODA DE GOIÂNIA AOS IMIGRANTES. LINK: https://www.youtube.com/watch?v=ZtXSTSfA6oc


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:MATEMÁTICA (EAJAMA0411) INTERPRETAR, RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS CUJA CONVERSÃO EM SENTENÇA MATEMÁTICA SEJA UMA IGUALDADE COM UMA OPERAÇÃO EM QUE UM DOS TERMOS É DESCONHECIDO.

GEOGRAFIA (EAJAGE0405) ANALISAR OS FLUXOS MIGRATÓRIOS NACIONAIS E REGIONAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE GOIANA.
Referências:https://www.youtube.com/watch?v=uORhDPDNd0A
https://www.youtube.com/watch?v=ZtXSTSfA6oc

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).