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Geografia – As imagens de satélites e os problemas ambientais.

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – As imagens de satélites e os problemas ambientais. Disponível em: <Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, vontade de saber: geografia. Ed. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano, p.67.>. Acesso em: 21 de Setembro de 2021.

Na aula de hoje vamos compreender que a imagem de satélite é um produto cartográfico e tecnológico muito valioso para o monitoramento de problemas ambientais.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – As imagens de satélites e os problemas ambientais.

GEOGRAFIA| 6ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

As imagens de satélites e os problemas ambientais

Inicialmente, vale a pena lembrar a importância do uso de tecnologias na preservação do meio ambiente, destacando o tema contemporâneo Ciência e Tecnologia. A imagem de satélite é um produto cartográfico muito valioso nessa relação de importância. Dessa forma percebem-se os diferentes aspectos e maneiras de se utilizar os mapas, gráficos e outras representações cartográficas.

As imagens de satélites têm contribuído de maneira significativa para o monitoramento de problemas ambientais, como erosão dos solos, desmatamento, desertificação e inundações. Com essas imagens, é possível detectar alterações ocorridas com o passar do tempo. Assim, para controlar e, principalmente, conter a degradação ambiental da Floresta Amazônica, foram implantados no Brasil mecanismos de monitoramento da região.

Além de estudos voltados para dinâmicas climáticas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) também desenvolve um sistema de acompanhamento de intervenções humanas nos domínios da floresta, utilizando, para isso, recursos tecnológicos, como o sensoriamento remoto e as imagens de satélite.

Atualmente, o INPE consegue monitorar focos de queimadas e de desmatamento na Amazônia. As imagens de satélite e o mapeamento, resultantes desse monitoramento, visam agilizar e facilitar as operações de fiscalização realizadas por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal.  

Veja as pessoas trabalhando no INPE.

Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, vontade de saber: geografia. Ed. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano, p.66.

Observe a imagem abaixo e depois realize a atividade proposta:

Disponível em: TORREZANI, Neiva Camargo, vontade de saber: geografia. Ed. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano, p.67.

Atividade:

Agora chegou a sua vez de demonstrar o que aprendeu. Vamos lá!

Questão 1 – Ao comparar as imagens de satélite, como você avalia o avanço do desmatamento nessa área da Floresta Amazônica? 

Questão 2 – Faça uma pesquisa em jornais, revistas ou na internet sobre notícias que abordem o monitoramento de florestas por meio de imagens de satélite. Escreva um resumo da notícia. Avalie, por meio das informações obtidas, se algo realmente tem sido feito para resolver o problema do desmatamento no local noticiado.

Converse com amigos ou familiares e discutam possibilidades de como o monitoramento pode orientar ações concretas para a conservação da natureza.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0513) Trabalhar diferentes aspectos e maneiras de se utilizar os mapas, gráficos e outras representações cartográficas.
Referências:TORREZANI, Neiva Camargo, vontade de saber: geografia. Ed. Quinteto Editorial, 1ª Edição. São Paulo, 2018. Ensino Fundamental, séries finais 6º ano.