Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 5ª Série da Eja.
As danças folclóricas fazem parte da nossa cultura. São danças tradicionais e populares que têm suas origens, principalmente, nas nossas raízes europeias, indígenas e africanas, passadas de geração para geração. Ao longo dos anos, essas danças sofreram diferentes influências devido às transformações na sociedade e no mundo do trabalho, e assim, deram origem a novas danças e ritmos.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇA FOLCLÓRICA: JONGO
Na videoaula do Professor Luciano aprendemos que as danças folclóricas foram formadas a partir da miscigenação das culturas indígena, europeia, africana e asiática. Com o passar do tempo, essas danças sofreram inúmeras influências e assim deram origem a novas práticas de dança, que também são consideradas populares, porém, com características modernas. Como exemplo temos o samba, que surgiu do jongo.
Entendemos que as danças folclóricas são compostas por um conjunto de movimentos, valores e significados que remetem ao meio de vida rural e muito ligadas aos rituais ,e não somente à dança em si. São geralmente dançadas na forma circular, como o jongo, ou em alguns casos, em fileiras uma de frente para a outra, como a catira.
Compreendemos que o jongo é uma dança folclórica com raízes africanas, cuja origem se deu na Bahia. Praticada ao som de tambores, com características do modo de vida rural e com rituais associados, é uma dança bem alegre e marcada por 3 movimentos principais: batidas dos pés no chão, rotações do corpo em torno do próprio eixo e a umbigada.
ATIVIDADE 1
Assista ao vídeo abaixo e aprecie a dança JONGO.
ATIVIDADE 2
Agora que já conhecemos um pouco sobre o jongo, vamos dançar? Assista o vídeo abaixo, siga as orientações da Professora Sara e divirta-se.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0421) Praticar diferentes modalidades de danças. (EAJAEF0529) Identificar e refletir sobre as danças folclóricas, africanas, indígenas dentre outras, enquanto movimentos de resistência. |
Ciências da Natureza | (EAJACI0517) Associar a manutenção da saúde do sistema locomotor com cuidados relacionados à boa alimentação e a prática de atividades físicas. |