OLÁ! ESTA AULA DE MATEMÁTICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA A EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA.
O TEMA DESTE ESTUDO ESTÁ ASSOCIADO AO CAMPO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS, MAIS ESPECIFICAMENTE SOBRE COMPRIMENTO. JÁ SABEMOS O TAMANHO DE ALGUNS OBJETOS A PARTIR DE REFERÊNCIAS, POR EXEMPLO, O COMPRIMENTO DO CABO DA VASSOURA: SE EU TENHO 1,60m ENTÃO O CABO DA VASSOURA DEVE TER APROXIMADAMENTE 1,5m. MAS AS ESTIMATIVAS DE MEDIDAS HOJE TÊM O SUPORTE DAS MEDIDAS PADRONIZADAS PELO SISTEMA INTERNACIONAL DE GRANDEZAS E MEDIDAS, O SI.
VEJA A VÍDEOAULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO MELHOR SOBRE ESSA TEMÁTICA.
NESSE VÍDEO, A PROFESSORA ALDA MARTINS FALA SOBRE COMO MEDIR E ESTIMAR COMPRIMENTOS E TRAZ O CONCEITO E CÁLCULO DE PERÍMETRO.
A UNIDADE DE MEDIDA PADRÃO PARA COMPRIMENTO É O METRO, E PARTIR DELE TEMOS OS MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS. OBSERVE NO ESQUEMA ABAIXO:
DESSAS MEDIDAS, AS MAIS USADAS NO COTIDIANO SÃO O METRO E SEUS SUBMÚLTIPLOS CENTÍMETRO (1/100) E MILÍMETRO (1/1000) E O MÚLTIPLO QUILÔMETRO (1X100).
O QUE É MÚLTIPLO E SUBMÚLTIPLO?
EM MATEMÁTICA, DIZEMOS QUE UM NÚMERO É MÚLTIPLO DE OUTRO, QUANDO ESTE NÚMERO CONTEM UMA QUANTIDADE EXATA DO OUTRO NÚMERO. EXEMPLO: 45 É MÚLTIPLO DE 15, POIS DENTRO DE 45 TEM 15+15+15 EXATOS. E SUBMÚLTIPLO É A OPERAÇÃO INVERSA.
FONTE: IMAGEM DISPONÍVEL EM https://live.staticflickr.com/965/41116080415_82c999be45_b.jpg – ACESSADA EM 11/09/2021
A VIDEOAULA QUE VOCÊ ASSISTIU AGORA A POUCO, COM A PROFESSORA ALDA, MENCIONOU SOBRE O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA LIDAR COM SUA ENERGIA FÍSICA. DENTRE AS POSSIBILIDADES, A CAMINHADA É UMA ATIVIDADE FÍSICA QUE TRAZ GRANDES BENEFÍCIOS PARA O BOM USO DE NOSSA ENERGIA E PARA A MANUTENÇÃO DA NOSSA SAÚDE.
VEJA UMA REPORTAGEM NO SITE ABAIXO SOBRE OS BENEFÍCIOS DE UMA BOA CAMINHADA: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/os-beneficios-da-caminhada-um-dos-exercicios-mais-subestimados-de-todos/
VOCÊ FAZ CAMINHADA?
SABE MEDIR O PERÍMETRO DA ÁREA ONDE VOCÊ CAMINHA?
A DISTÂNCIA DE UMA VOLTA EM TORNO DA ÁREA PERCORRIDA É O QUE CHAMAMOS DE PERÍMETRO, VEJA OS CONCEITOS DA PALAVRA EM DOIS CONTEXTOS:
GEOMETRIA – LINHA QUE FORMA O CONTORNO DE UMA FIGURA TRAÇADA NUM PLANO OU NUMA SUPERFÍCIE; SOMA DE LADOS DE UMA FIGURA.
PERÍMETRO URBANO – LINHA QUE DELIMITA UMA ÁREA OU REGIÃO.
SE VOCÊ CAMINHA UM QUARTEIRÃO, VAMOS CONSIDERAR QUE SEJA UM RETÂNGULO DE 100m X 50m.
ENTÃO BASTA FAZER A SOMA DOS LADOS E OBTER A DISTÂNCIA QUE CAMINHOU, OU SEJA O PERÍMETRO:
100 + 50 + 100 + 50 = 300 METROS.
AGORA É COM VOCÊ!
ATIVIDADE 1:
MUITAS PISTAS DE CAMINHADA POSSUEM AS MEDIDAS A CADA 50 OU 100 METROS, ENTÃO FIQUE DE OLHO E CUIDE DA SUA SAÚDE SABENDO ESTIMAR E MEDIR O PERÍMETRO CAMINHADO.
FAÇA UMA CAMINHADA PELO QUARTEIRÃO DE SUA CASA, CONTE OS PASSOS E DEPOIS FAÇA UM ESQUEMA NO CADERNO: VEJA QUANTO MEDE O SEU PASSO E FAÇA UMA ESTIMATIVA DA MEDIDA DO PERÍMETRO CAMINHADO.
FIQUE BEM E CUIDE-SE!
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | MATEMÁTICA (EAJAMA0326) MEDIR E ESTIMAR COMPRIMENTOS (INCLUINDO PERÍMETROS), MASSAS E CAPACIDADES, UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA PADRONIZADAS MAIS USUAIS CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0317) IDENTIFICAR AS DIFERENTES FASES DA VIDA DO SER HUMANO E ANALISAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NOS ASPECTOS FÍSICOS, BIOLÓGICOS E EMOCIONAIS NA ADOLESCÊNCIA E NA TERCEIRA IDADE. |
Referências: | https://www.medeinstrumentos.com.br/a-origem-da-metrologia/ |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).