Olá! Esta aula de História é destinada a educandos da 6ª Série da Eaja.
Esta aula apresenta algumas contribuições da cultura árabe na península ibérica que impulsionaram as Grandes Navegações.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – História – A cultura árabe e as Grandes Navegações
A cultura árabe e as Grandes Navegações
As Grandes Navegações foram um empreendimento dos países europeus, nos séculos XV e XVI, que visava, inicialmente, estabelecer rotas comerciais com o Oriente através da navegação em alto mar. Na busca de caminhos alternativos para “as Índias”, eles acabaram descobrindo um novo continente, a América. Essa descoberta deu uma nova dimensão para o empreendimento.
Para que as viagens em alto mar se tornassem possível foram necessários vários séculos de desenvolvimento de conhecimentos sobre a navegação. No século XV, Portugal era o país que dominava a tecnologia mais sofisticada e que tinha os melhores centros de estudos para onde confluía pessoas, inclusive de outros países, interessadas em estudar o assunto. A Espanha tornou-se uma grande potência da navegação no século XVI.
Os árabes na península ibérica
Vários fatores explicam porque Portugal e Espanha largaram na frente no domínio da tecnologia de navegação, mas agora vamos falar de apenas um: o contato com os árabes.
A partir do século VII, com o estabelecimento do Islamismo, os povos árabes iniciaram um processo de expansão de seus domínios territoriais. Empenhados na propagação da fé islâmica, na conquista de terras férteis e na ampliação do comércio, partindo da península arábica, seu local de origem, eles avançaram sobre o norte da África, grande parte da Ásia e chegaram até a China. No século VIII, chegaram até à península ibérica, onde se localizam Portugal e Espanha. Do século VIII ao século XV, os árabes estiveram presentes naquela região, instaurando um processo de troca cultural que marcou definitivamente a cultura portuguesa e espanhola.
O mapa a seguir apresenta a abrangência do território conquistado pelos árabes.
Fonte: VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 186.
As contribuições da cultura árabe na Europa
Por ocuparem territórios com culturas tão diversas, os árabes acabaram promovendo um importante intercâmbio cultural. Na Europa, eles difundiram o cultivo da cana-de-açúcar, do arroz, do algodão, do café, do limão e da laranja.
A partir do século VIII, começaram a traduzir obras estrangeiras para o árabe. Traduziram autores gregos como Aristóteles e Hipócrates, cujos estudos serviram para o desenvolvimento da medicina. Também desenvolveram a astronomia, construindo observatórios em várias cidades.
Na matemática, os árabes foram responsáveis por difundir os algarismos criados pelos indianos no século V. Utilizamos esses algarismos até hoje e por isso eles são chamados de indo-arábicos. Também foram responsáveis por apresentar ao Ocidente invenções chinesas como o papel e a pólvora.
As contribuições dos árabes para o desenvolvimento da navegação
Todos esses conhecimentos certamente deram a Portugal e também à Espanha vantagens para o desenvolvimento da navegação. Não bastasse isso, os árabes colaboraram diretamente para o acúmulo de conhecimento da navegação pelos portugueses. Eles levaram para a Europa instrumentos chineses como a bússola, o astrolábio e o quadrante, indispensáveis à navegação no século XV. Também possuíam muito conhecimento sobre geometria, cálculo, cartografia e astronomia, que foram fundamentais para o domínio da navegação em alto mar.
Enfim, o domínio da técnica necessária para a navegação em alto mar só se tornou realidade a partir das intensas trocas culturais ocorridas no território português. Nesse processo, a cultura árabe foi um importante fator.
Atividade
Questão 1 – Cite algumas contribuições da cultura árabe para a formação da cultura da península ibérica.
Questão 2 – De que forma a presença dos árabes na península ibérica serviu para impulsionar as Grandes Navegações?
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: | (EAJAHI0617) Conhecer e relacionar as interações científicas, culturais, políticas e comerciais entre ocidente e oriente que impulsionaram as Grandes Navegações. |
Referências: | VAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. |