OLÁ! ESTÁ AULA É DESTINADA A ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DA EAJA.
CADA VEZ MAIS OBSERVAMOS A MATEMÁTICA PRESENTE NA NATUREZA. ESTUDANDO AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA, PERCEBEMOS CARACTERÍSTICAS E HÁBITOS ENVOLVENDO UM PADRÃO QUE NOS POSSIBILITA ENTENDER MELHOR SOBRE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS.
VEJA A VIDEOULA DA PROFESSORA ALDA MARTINS EXPLICANDO MELHOR SOBRE A TEMÁTICA SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS COMPOSTAS POR MÚLTIPLOS DE NÚMEROS NATURAIS.
NESTE VÍDEO, A PROFESSORA ALDA MARTINS APRESENTA O CONCEITO DE SEQUÊNCIAS E TRAZ EXEMPLOS INTERESSANTES E APRESENTA TAMBÉM O CONCEITO DE NÚMEROS MÚLTIPLOS APLICADO EM SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS.
O QUE É UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA?
É UMA SUCESSÃO DE NÚMEROS QUE, GERALMENTE, POSSUI UMA LEI DE FORMAÇÃO, UM PADRÃO ESPECÍFICO, COMO A SEQUÊNCIA DE NÚMEROS PARES OU MÚLTIPLOS. EM UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA, CADA NÚMERO É CHAMADO DE TERMO.
NESTA AULA TRATAREMOS A SEQUÊNCIA NUMÉRICA FORMADA POR MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL, OU SEJA, NÚMEROS A PARTIR DO ZERO – INTEIROS E POSITIVOS.
MAS, O QUE É MÚLTIPLO?
UM NÚMERO É MÚLTIPLO QUANDO PODE SER DIVIDIDO EXATAMENTE POR OUTRO, SEM SOBRAR RESTO NA DIVISÃO.
A TEMÁTICA DE HOJE ESTÁ INTEGRADA A UM CONTEÚDO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E TRAGO PRA VOCÊS UM FATO RELACIONADO À ECOLOCALIZAÇÃO.
TRATA-SE DE UM SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO UTILIZADO POR ALGUNS ANIMAIS COMO GOLFINHOS E MORCEGOS, ENTRE OUTROS. FUNCIONA DA SEGUINTE MANEIRA: O ANIMAL EMITE UM SOM QUE SE PROPAGA NO AMBIENTE (AR OU ÁGUA) POR MEIO DAS ONDAS SONORAS ATÉ CHEGAR A UMA BARREIRA QUE PODE SER UM PREDADOR OU UM PREZA PARA SEU JANTAR. QUANDO AS ONDAS SONORAS ATINGEM A BARREIRA, O SOM RETORNA PARA O ANIMAL QUE O PRODUZIR, POR MEIO DO ECO E, QUANTO MAIS RÁPIDO RETORNAR, SIGNIFICA QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO.
DESTA FORMA, ELES CONSEGUEM DESVIAR RAPIDAMENTE DE OBSTÁCULOS, OU MESMO IDENTIFICAR PRESAS E CAPTURÁ-LAS.
AS ONDAS SONORAS SE PROPAGAM NO AMBIENTE NUM PADRÃO DE SEQUÊNCIA DE NÚMEROS MÚLTIPLOS.
O MESMO TEMPO QUE LEVA PARA CHEGAR AO OBSTÁCULO OU PRESA TAMBÉM LEVA PARA RETORNAR À ORIGEM (ECO).
AGORA É COM VOCÊ!
FAÇA NO SEU CADERNO.
ATIVIDADE 1:
EM QUANTO TEMPO AS ONDAS SONORAS ATINGIRAM O PEIXE?
O GOLFINHO RECEBERÁ O ECO DO SOM EMITIDO EM QUANTO TEMPO?
FIQUE BEM! SE CUIDE!
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | MATEMÁTICA (EAJAMA0316) IDENTIFICAR REGULARIDADES EM SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS COMPOSTAS POR MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL. CIÊNCIAS DA NATUREZA (EAJACI0315) IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS, RELACIONANDO-AS AO SEU MODO DE VIDA, HÁBITO ALIMENTAR E LOCOMOÇÃO. |
Referências: | https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/4ano/matematica/explorando-os-multiplos/103https://pt.khanacademy.org/math/pt-4-ano/algebra-4ano/investigacoes-matematicas/v/relao-entre-mltiplos-de-um-nmero-natural-e-seus-restos-parte-i |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).