OLÁ PESSOAL! NA AULA DE HOJE VAMOS ESTUDAR UM POUCO MAIS SOBRE NOSSA MOEDA, FAZER COMPARAÇÃO ENTRE VALORES, VERIFICAR PROPORÇÕES EM RELAÇÃO A PREÇOS E SOLUCIONAR SITUAÇÕES PROBLEMA QUE ENVOLVEM ESSE TEMA. VAMOS LÁ!
https://cdn.pixabay.com/photo/2014/09/04/11/03/supermarket-435452__340.jpg
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA: NÚMEROS/SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO
COMPARANDO PREÇOS
QUANDO VAMOS COMPRAR UM PRODUTO TODOS NÓS SABEMOS QUE A REGRA PRINCIPAL É “PECHINCHAR”. SEMPRE PROCURAMOS VER QUAL LUGAR VENDE MAIS BARATO, QUAIS PRODUTOS COM A MESMA FINALIDADE E QUALIDADE POSSUEM VALORES DIFERENTES DEVIDO SUA MARCA, ENFIM A REGRA É ECONOMIZAR. MAS PARA REALIZARMOS A COMPARAÇÃO ENTRE PRODUTOS DEVEMOS ANALISAR DE FORMA CRITERIOSA O PREÇO, A QUANTIDADE, O VOLUME OU A MASSA DA MERCADORIA. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
R$ 6,90
R$11,90
OBSERVAMOS QUE SE TRATA DO MESMO PRODUTO PORÉM COM PESOS DIFERENTES. NA SUA OPINIÃO EM QUAL EMBALAGEM O PRODUTO SAI MAIS BARATO? SE VOCÊ PENSOU NA EMBALAGEM MAIOR, VOCÊ ESTÁ CORRETO, JÁ QUE ELA TEM O DOBRO DO PRODUTO CUSTANDO MENOS QUE O DOBRO DO PREÇO. AGORA VEJA O PRÓXIMO EXEMPLO:
R$ 5,99
R$12,99
E NESSE CASO, QUAL SUA OPINIÃO? SE VOCÊ OBSERVOU QUE A EMBALAGEM MAIOR NÃO É VANTAJOSA VOCÊ ESTÁ CORRETO. NESSE CASO, DUAS EMBALAGENS MENORES QUE CORRESPONDEM AO MESMO CONTEÚDO DA EMBALAGEM MAIOR, FICARIAM MAIS BARATAS QUE O VALOR DA MAIOR. VEJA OUTRO EXEMPLO:
R$ 49,90
R$25,90
OUTRO CASO BASTANTE VIVENCIADO NO NOSSO DIA A DIA É A COMPARAÇÃO DE PREÇOS ENTRE MEDICAMENTOS DE MARCA E MEDICAMENTOS GENÉRICOS. VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO QUE OS GENÉRICOS POSSUEM UM PREÇO BEM MAIS ACESSÍVEL. ISSO OCORRE, PRINCIPALMENTE, PORQUE ELES SÃO PRODUZIDOS A PARTIR DO TEMPO EM QUE UM MEDICAMENTO DEIXA DE SER EXCLUSIVIDADE DAQUELE LABORATÓRIO QUE FEZ A PESQUISA E “DESCOBERTA” DA MEDICAÇÃO. CLARO QUE NESSE CASO VOCÊ DEVE OUVIR O MÉDICO QUE FEZ A PRESCRIÇÃO DO MEDICAMENTO, CASO ELE NÃO SE OPONHA, OS MEDICAMENTOS GENÉRICOS SERÃO, NA MAIORIA DAS VEZES, MAIS EM CONTA.
AGORA É COM VOCÊ!
ATIVIDADE 1
PREENCHA A SEGUINTE TABELA ESCREVENDO QUAL LOJA OFERTA O PREÇO MAIS BARATO:
PRODUTO | LOJA A | LOJA B | LOJA MAIS BARATA |
R$ 49,50 | R$ 45,50 | ||
R$ 62,30 | R$69,90 | ||
R$42,90 | R$40,90 |
ATIVIDADE 2
OBSERVE AS DUAS EMBALAGENS DE ARROZ:
R$22,90
A) QUAL O PESO DA EMBALAGEM MENOR? E DA MAIOR?
B) OBSERVANDO O PESO DAS DUAS EMBALAGENS, QUAL TERÁ O PREÇO MAIS VANTAJOSO ?
ATIVIDADE 3
HELENA ESTAVA PESQUISANDO O PREÇO DE PRATOS DE SOPA, E SE DEPAROU COM A SEGUINTE PROMOÇÃO NA LOJA A:
R$4,99
RESOLVEU PESQUISAR MAIS E VIU QUE NA LOJA B, O PREÇO UNITÁRIO ERA ESSE:
R$2,99
EM QUAL LOJA HELENA PAGARIA MAIS BARATO SE LEVASSE 10 PRATOS PARA SUA CASA?
ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!
RESPOSTA DAS ATIVIDADES PARA VOCÊ CONFERIR!!!
ATIVIDADE 01
BLUSA – LOJA B
VESTIDO – LOJA A
TÊNIS – LOJA B
ATIVIDADE 02
A) EMBALAGEM MENOR = 1KG
EMBALAGEM MAIOR = 4 KG
B) EMBALAGEM MAIOR. CINCO PACOTES DA EMBALAGEM MENOR TERIAM O CONTEÚDO DA MAIOR, PORÉM O PREÇO FINAL SERIA MAIS CARO.
EAJA: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAMA0134) Comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato” em situações do cotidiano para verificar se é possível comprar ou não com determinados valores. (EAJAMA0228) Reconhecer em situações cotidianas de compra/venda e troca, a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar o troco. (EAJAMA0229) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca (EAJAGE0103) Perceber semelhanças e diferenças entre os diferentes lugares de vivência. |