Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Música a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Nesta aula vamos aprender sobre a música erudita e a música popular, suas histórias e características.
Disponível em: https://pixabay.com/images/id-4335710/
Na aula de hoje vamos falar sobre a música erudita e a música popular, suas características e seus significados.
MÚSICA ERUDITA
Tipo de música elaborada, caracterizada pela simetria e equilíbrio sonoro, com origem nas tradições da música secular e litúrgica do início do século IX. Música Erudita é uma manifestação artística estabelecida de forma escrita mediante combinação dos sons em seus elementos primordiais – altura, duração, timbre e intensidade.
O compositor erudito é aquele que goza dos recursos da escrita para ativar sua criação musical, elevando a comunicação musical e a precisão de suas ideias para o planejamento e desenvolvimento de sua composição.
A escrita musical é herança eclesiástica. Das neumas (elementos básicos do sistema de notação musical) até a consolidação da escrita, os que dominavam as simbologias estavam atrelados à tradição da igreja católica. Padres, monges…
Música erudita então é aquela realizada por músicos alfabetizados musicalmente.
Mas veja que nem toda música escrita é sacra. Atravessamos os tempos. E a tradição escrita está até mesmo na música popular.
Em dado momento histórico, que remonta ao período do barroco musical século XVII e XVIII, equivalente ao rococó das artes, priorizou-se a ideia de música pura.
Essa música que não está nos cultos cristãos, que não conversa nem converge com outras manifestações artísticas, está para ser apreciada individualmente. Em um concerto de música.
A ideia de música erudita surge como antítese a música do culto, e mesmo que depois (re)significa sua contribuição, está como protagonista. Se antes a música alimentava o culto, ou uma dramaturgia, como participe, com o conceito renovado, a música passa a propositora. Isso é música erudita.
Se dessa liberdade normativa adquirida está o embrião do que conhecemos como música erudita. Em algo que se consolidou somente no período clássico, onde os compositores serão libertos quase que completamente da igreja, a música escrita difundiu-se de tal maneira que nem sempre será erudita.
De uma música erudita se espera:
Comunicação escrita, motivos melódicos claros, desenvolvimento, conceito, utilização dos recursos de expressividade, forma.
Instrumentação ampla e clara – grande ou que explore os recursos de um instrumento em sua totalidade, leve em conta a pulsação variada em antítese a música de pulso marcado para composições posteriores ao período clássico.
Música erudita e Música Clássica são sinônimos?
Sim, na linguagem cotidiana se emprega como sinônimos. De veras, é visível o emprego como sinônimo, embora em termos históricos música clássica remonta ao período entre 1750 ao inícios do século XIX. Então, uma escola de música erudita. Que também possui algo da música barroca, e do período sequencial ao clássico, conhecido como romântico, e até a música do século XX.
https://pixabay.com/images/id-546303/ | https://pixabay.com/images/id-1838390/ | https://pixabay.com/images/id-679960/ |
https://pixabay.com/images/id-3090204/ | https://pixabay.com/images/id-1617972/ | https://pixabay.com/images/id-183608/ |
MÚSICA POPULAR
A música popular é um gênero apreciado por um grande número de pessoas.
A música popular é diferente da música clássica, ou erudita, que é mais formal. A música folclórica também é um gênero musical diferente da música popular; ela engloba as canções tradicionais de um povo. A música popular brasileira engloba o samba, a bossa nova, o rock, o forró, o sertanejo e o brega, entre outros estilos.
Tipos de música popular
Existem vários tipos de música popular. Alguns dos mais conhecidos são:
O samba. | A bossa nova (do Brasil). | O rock. | O country. | O rap. | O blues e o jazz (dos Estados Unidos). | O reggae (originário da Jamaica). |
https://pixabay.com/images/id-836141/ | https://pixabay.com/images/id-4115070/ | https://www.flickr.com/photos/heiner1947/30234753464 | https://pixabay.com/images/id-1748102/ | https://pixabay.com/images/id-5731856/ |
https://pixabay.com/images/id-1542185/ | https://pixabay.com/images/id-1658887/ | https://pixabay.com/images/id-1658886/ | https://pixabay.com/images/id-1840416/ | https://images.app.goo.gl/qTvbKZrQ6A8jgkLf7 |
Mas existem muitas outras formas de música popular no mundo todo.
Geralmente, a música popular é baseada nas músicas tradicionais de cada região. Se esse tipo de música ganha popularidade internacional, ficou conhecida como world music (“música do mundo”, ou música étnica). Com a internet, ficou muito mais fácil ter acesso a músicas do mundo inteiro.
A música popular brasileira é muito apreciada no Japão e há muitos discos de cantores e compositores brasileiros lançados antes nesse país do que no Brasil. Nos Estados Unidos e na França, a música brasileira também é apreciada.
É comum que as músicas pop sejam populares por pouco tempo. Novas canções surgem regularmente e ocupam o lugar dos antigos sucessos. Até mesmo certos estilos de música, como soul, funk e disco, acabam perdendo popularidade. Contudo, alguns gêneros musicais e bandas permanecem populares por muitos anos. É o caso do rock e de conjuntos como The Beatles e The Rolling Stones.
O rock and roll — uma mistura de country com blues — surgiu na década de 1950 e logo se tornou muito popular entre os jovens. Até hoje é a forma mais conhecida de música popular. O rock é um gênero musical muito apreciado no Brasil. Existem muitos conjuntos de rock brasileiros como Os Mutantes e compositores e cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Rita Lee e Raul Seixas.
O rádio, a televisão, o cinema e a internet ajudam a música popular a crescer e a mudar. Essas invenções tecnológicas permitiram a milhões de pessoas ouvir determinada música ao mesmo tempo. Ajudaram também a transformar a música popular no enorme negócio que ela é hoje.
Em meados da década de 1960, surgiram os festivais de música. Muitos dos principais artistas formaram um movimento chamado Música Popular Brasileira (ou MPB), que obteve muito sucesso. Entre os maiores representantes desse estilo estão Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Edu Lobo e Milton Nascimento. A MPB continua influenciando os artistas atuais, embora outros estilos de música popular fazem sucesso.
Disponível em: https://images.app.goo.gl/uydj5mHAiWcrBGEu5
ATIVIDADE
Pesquise mais sobre a música erudita ou a popular, a que mais te chamou a atenção, pesquise outras características e curiosidades sobre elas e descreva no seu caderno.
Relembrando!
- Música Erudita – Características e significados.
- Música Popular- Características e significados.
Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAAR0545) Reconhecer e compreender as especificidades da música como área de conhecimento científico a partir do contexto sociocultural.
(EAJAAR0550) Relatar e descrever as características fundamentais da cultura popular e erudita.