Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada aos educandos da 3ª Série
da Eaja.
HÁ HISTÓRIAS QUE COMEÇAM COM A EXPRESSÃO “ERA UMA VEZ…” ALGUMAS DESSAS HISTÓRIAS SE PASSAM EM UM CASTELO E TÊM COMO PERSONAGENS REIS, RAINHAS, PRÍNCIPES E PRINCESAS. A PARTIR DESTE CONTO VOCÊ APROFUNDARÁ SEUS ESTUDOS RELACIONADAS ÀS PLANTAS E AO SEU PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO ALIMENTO PRÓPRIO. ACOMPANHE A NOSSA AULA DE HOJE QUE ESTÁ ENCANTADORA!
ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: A ARTE DE ENCANTAR: DAS PALAVRAS À NATUREZA
HOJE VAMOS COMEÇAR ASSISTINDO AO VÍDEO DE UM CONTO DE ENCANTAMENTO CHAMADO “A PRINCESA E O GRÃO DE ERVILHA”. PARA APRECIAR AO VÍDEO BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO:
SITE: YOUTUBE – CANAL: TEACHER SUEIDY LOURENCIO – A PRINCESA E O GRÃO DE ERVILHA – DATA DE ACESSO: 19/09/2021.
VOCÊ JÁ CONHECIA ESTE CONTO? JÁ OUVIU OUTROS PARECIDOS?
HANS CHRISTIAN ANDERSEN FOI QUEM ESCREVEU ORIGINALMENTE ESSE CONTO. DURANTE MUITO TEMPO, DIVERSAS HISTÓRIAS FORAM TRANSMITIDAS APENAS ORALMENTE. COM O PASSAR DO TEMPO, AS HISTÓRIAS PASSARAM A SER RECONTADAS EM LIVROS POR DIFERENTES AUTORES NO MUNDO TODO.
NO VÍDEO HÁ ALGUMAS PALAVRAS APRESENTADAS QUE VOCÊ PODE NÃO CONHECER. PARA ISSO LEIA O SEU SIGNIFICADO NO VOCABULÁRIO ABAIXO:
CHAMAMOS DE SINÔNIMO A PALAVRA OU EXPRESSÃO QUE POSSUI SIGNIFICADO SEMELHANTE A OUTRA PODENDO SUBSTITUÍ-LA EM UM CONTEXTO, SEM ALTERAR O SEU SIGNIFICADO.
O CONTO É UM TEXTO NARRATIVO DE TRADIÇÃO ORAL O POSSUI COMO FOCO UM FATO OU UM DETERMINADO ACONTECIMENTO E, GERALMENTE É UMA HISTÓRIA INVENTADA.
OS ELEMENTOS DA NARRATIVA NA LEITURA SÃO:
- ENREDO – SEQUÊNCIA DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS E AÇÕES DE UMA NARRATIVA:
A) SITUAÇÃO INICIAL ; B) DESENVOLVIMENTO; C) CLÍMAX; D) DESFECHO
- ESPAÇO – LOCAL ONDE ACONTECE A NARRATIVA;
- NARRADOR – PERSONAGEM, OBSERVADOR;
- TEMPO – PODENDO SER CRONOLÓGICO OU PSICOLÓGICO;
- AÇÃO – MOVIMENTO, FALA E PENSAMENTOS DOS PERSONAGENS;
FOTOSSÍNTESE É O PROCESSO PELO QUAL AS PLANTAS ELABORAM SEU PRÓPRIO ALIMENTO.
PARA QUE A PLANTA CONSIGA REALIZAR A FOTOSSÍNTESE É ELA PRECISA DE:
- ÁGUA – RETIRADA DO SOLO POR MEIO DA RAIZ;
- GÁS CARBÔNICO – ABSORVIDO DO AR PELAS FOLHAS;
- CLOROFILA – PRESENTE PRINCIPALMENTE NAS FOLHAS, É UMA SUBSTÂNCIA CAPAZ DE ABSORVER A ENERGIA DA LUZ
- LUZ – É ESSENCIAL PARA A REALIZAÇÃO DESTE PROCESSO;
VAMOS COMPREENDER COMO É O PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE.
VEJA:
- A RAIZ RETIRA AGUA DO SOLO. ESSA AGUA É LEVADA PELO CAULE ATÉ AS FOLHAS;
2. A CLOROFILA PRESENTE NAS PLANTAS, PRINCIPALMENTE NAS FOLHAS, CAPTA A LUZ;
3. O GÁS CARBÔNICO EXISTENTE NO AR PENETRA NAS FOLHAS;
4. NA PRESENÇA DA LUZ E COM A PARTICIPAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO E DA ÁGUA, É PRODUZIDO O ALIMENTO DA PLANTA, A GLICOSE.
5. A GLICOSE É LEVADA ATRAVÉS DO CAULE PARA TODA AS PARTES DA PLANTA;
6. DURANTE A FABRICAÇÃO DA GLICOSE, A PLANTA PRODUZ O GÁS OXIGÊNIO, QUE É LIBERADO NO AMBIENTE;
AGORA É COM VOCÊ! TENHO CERTEZA QUE VOCÊ ACUMULOU NOVOS APRENDIZADOS. MOSTRE O QUE VOCÊ APRENDEU E TESTE SEUS CONHECIMENTOS.
ATIVIDADE 1
ASSISTA NOVAMENTE AO VÍDEO DO CONTO “A PRINCESA E O GRÃO DE ERVILHA” E RESPONDA:
- COMO INICIOU-SE A NARRATIVA?
- QUAL FOI O PROBLEMA OU CONFLITO GERADO NA HISTÓRIA?
- QUAL FOI O DESFECHO DA HISTÓRIA?
ATIVIDADE 2
OS CONTOS GERALMENTE SÃO TEXTO DE TRADIÇÃO ORAL. DEPOIS DE ASSISTIR E OUVIR O CONTO AGORA É SUA VEZ DE RECONTÁ-LO A SEU MODO, EM UMA FOLHA FAÇA O RASCUNHO DA HISTÓRIA, RELEMBRANDO QUEM SÃO OS PERSONAGENS, ONDE SE PASSOU À HISTÓRIA E O ENREDO DA NARRATIVA. ORGANIZE O TEXTO EM PARÁGRAFOS E VERIFIQUE SE ESCREVEU AS PALAVRAS CORRETAMENTE, SE PRECISAR UTILIZE UM DICIONÁRIO. AH! VOCÊ PODE SUBSTITUIR AS PALAVRAS POR SINÔNIMOS. TENHO CERTEZA QUE SUA HISTÓRIA FICARÁ ÓTIMA! DEPOIS É SÓ COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES. BOM TRABALHO!
ATIVIDADE 3
DEPOIS DE SUA HISTÓRIA ESCRITA, RELEIA-A E RESPONDA AS PERGUNTAS DA TABELA ABAIXO PINTANDO SIM OU NÃO
ATIVIDADE 4
A SEGUIR TEMOS QUATRO FRASES. NUMERE-AS DE ACORDO COM A ORDEM QUE ACONTECEM AS ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE.
O CAULE LEVA ÁGUA ATÉ AS FOLHAS.
ATRAVÉS DO CAULE, A GLICOSE É LEVADA PARA TODAS AS PARTES DA PLANTA.
NA PRESENÇA DA LUZ E COM A PARTICIPAÇÃO DA ÁGUA E DO GÁS CARBÔNICO É PRODUZIDA A GLICOSE.
A RAIZ RETIRA A ÁGUA DO SOLO.
RELEMBRANDO!!!
- APRECIOU UM CONTO ESTUDANDO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM ESSE TIPO DE TEXTO;
- CONCEITUOU SINÔNIMOS;
- CONHECEU AS ETAPAS DO PROCESSO DA FOTOSSÍNTESE, BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA PARA AS PLANTAS E OUTROS SERES VIVOS QUE PRECISAM DELAS PARA SOBREVIVER.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
- (EAJALP0231) LER GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS RECONHECENDO SUAS LINGUAGENS.
- (EAJALP0253) IDENTIFICAR OS ELEMENTOS DA NARRATIVA.
- (EAJALP0257) RECONHECER A SITUAÇÃO COMUNICATIVA E A VARIEDADE LINGUÍSTICA DO TEXTO LITERÁRIO.
- (EAJALP0320) AMPLIAR OS ASPECTOS CARACTERÍSTICOS DA NARRATIVA.
- (EAJALP02104) IDENTIFICAR O SENTIDO\ACEPÇÃO DAS PALAVRAS EM DIFERENTES TEXTOS.
- (EAJACI0211) IDENTIFICAR AS PARTES DE UMA PLANTA E DESCREVER AS FUNÇÕES DESEMPENHADAS POR ELAS E A SUAS INTERAÇÕES COM O SOLO, A ÁGUA E O AR.
- (EAJACI0212) IDENTIFICAR E RELACIONAR A FOTOSSÍNTESE COM O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTO DAS PLANTAS.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).