You are currently viewing Língua Inglesa: Estudo do Léxico – BLOGUE, CHAT e BILHETE

Língua Inglesa: Estudo do Léxico – BLOGUE, CHAT e BILHETE

Olá! Esta aula de Língua Inglesa é destinada aos educandos da 5ª Série da Eaja.

Nesta aula de estudos do léxico, você vai se familiarizar com o vocabulário Relacionado a alguns temas escolares, em enfoque nos tópicos das ciências da natureza. Para tanto, discutiremos a estrutura dos gêneros textuais BLOGUE CHAT BILHETE.

ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: ESTUDO DO LÉXICO – BLOGUE, CHAT e BILHETE

EAJA 5 SERIE – LÍNGUA INGLESA – AULA 8

Depois de estudar várias estratégias de leitura e escrita, podemos praticar um pouco, aplicando as estratégias de escrita na produção de textos. Primeiramente, vamos fazer exercícios a respeito de estratégias de organização lexical

ATIVIDADE 1

Mapa mental ou MIND MAP. Cuja ação de fazer é intitulada “mind mapping”,  é um tipo de esquema muito útil que podemos usar quando queremos levantar palavras sobre determinado assunto. Existem muitas maneiras para desenvolver o seu próprio mindmap. Selecionamos duas maneiras que são representadas pelas seguintes imagens:

1)

https://unsplash.com/photos/OWkXt1ikC5g

A figura número um mostra um mindmapping de conceitos. Nela, podemos perceber que várias ideias foram escritas e que traços de diferentes cores atravessam todo o papel, ligando os conceitos em relações de semelhança, contradição e complementação. 

A figura número dois mostra um mindmapping temático de palavras. Neste, um tema (baseado em uma única palavra)  é colocado no centro e nos balões adjacentes, palavras que fazem parte desse tema ou sinônimos do tema.

OBSERVE O MIND MAPPING FEITO POR MIM CUJO TEMA É POLÍTICA

Observe que no centro eu coloquei “política” , que é o tema, e ao lado, fui colocando palavras que fazem parte do mesmo campo de significados da palavra política: partido, esquerda, direita, governo, poder eleição, governo , voto…, isso é o que chamamos de campo semântico, que é quando as palavras reunidas num conjunto se categorizam por terem um significado temático parecido, por estarem relacionadas em seus sentidos.

Nossa atividade de hoje consiste em você fazer 4 mind mappings como na figura 2, com os seguintes temas: escola, partes físicas da escola, partes administrativas da escola, educação. Depois que você fizer o mindmapping em português, você vai passá-lo para o inglês com a ajuda do dicionário e do google tradutor.

Para saber mais sobre qual significado certo colocar no seu mind mapping, veja o vídeo sobre a polissemia das palavras: https://www.youtube.com/watch?v=caKTOWaeYqI&t=2s

BONS ESTUDOS!


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

EAJALI0516)Utilizar recursos linguísticos referentes à esfera da escola, da família, da rotina diária, das atividades de trabalho e lazer, de esportes, entre outros, para aprimorar interações discursivas por meio da oralidade e/ou escrita.

EAJALI0515) Produzir textos escritos individual e/ou colaborativamente (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, bilhetes, entre outros), sobre si mesmo, família, amigos, preferências e rotinas, comunidade e contexto escolar para compreender finalidades de gêneros textuais diversos e se expressar por meio da escrita.

(EAJACI0717) Representar os movimentos da Terra e relacionar esses movimentos com as estações do ano, os eclipses e as fases da Lua.

(EAJACI0719) Compreender os fatores que interferem nas condições climáticas (tempo e clima)

(EAJACI0720) Argumetar sobre a influência da ação antrópica no clima.