You are currently viewing LÍNGUA INGLESA: O GÊNERO INFORMATIVO: CONSTRUÇÃO

LÍNGUA INGLESA: O GÊNERO INFORMATIVO: CONSTRUÇÃO

Olá! Esta aula de Língua Inglesa é destinada aos educandos da  8ª Série da Eaja.

A aula de hoje será sobre o gênero textual informativo: estratégias de leitura e de escrita. Nesta aula vamos produzir textos informativos publicitários a favor de um assunto de relevância social e também de conteúdo histórico. O primeiro tema será a covid -19:  produzir textos em língua inglesa que combatam as fake news em torno do tema e que ajudem as pessoas a se prevenir contra a doença, descrevendo protocolos a serem seguidos. O segundo tema é o sete de setembro , feriado marcado por manifestações em vários lugares. Vamos recolher fatos, evitar informações falsas e averiguar a escrita.

ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: O GÊNERO INFORMATIVO: CONSTRUÇÃO

EAJA OITAVA SERIE AULA 7

Na videoaula de hoje vimos que ler é muito importante. Escrever também. Para ler de uma maneira mais eficiente e produtiva em Língua Inglesa, estratégias de leitura já estudadas por nós como o SKIMMING  e o SCANNING não são as únicas ferramentas das quais dispomos para interpretação de textos escritos. Após aplicar estas técnicas, nós partimos para a leitura aprofundada do texto informativo em si, e para a escrita também.

Para que tenhamos êxito na leitura, na análise e na escrita de textos informativos, principalmente àqueles que pertencem aos subgêneros panfleto, cartaz e placa informativa, precisamos pensar em uma série de estratégias.

Primeiramente, você tem que fazer uma pesquisa sobre o tema do seu texto informativo.Procure por artigos científicos, textos jornalísticos sérios, autores consagrados. Vá fundo: aposte em fontes com alta credibilidade, faça o fact-checking para se afastar de fake news. Selecione as informações mais importantes em tópicos e depois adapte esses tópicos a um texto de sua autoria.

Agora chegou a hora de você praticar o que vimos na aula de hoje!

Como você está começando a aprender o Inglês, sugiro que esta fase do seu trabalho seja feita em Português. Após realizar os procedimentos citados acima, faça o levantamento do vocabulário que você vai usar para construir os gêneros que iremos trabalhar, depois do levantamento feito, traduza seu texto com a ajuda do dicionário e das ferramentas de busca da internet. Feito isso, temos que escolher o lay-out e as imagens do nosso texto. Um bom lugar para se procurar imagens sem se preocupar com direitos autorais é buscá-las no site https://unsplash.com/. Lá, usando as palavras busca em inglês (use o google tradutor para te ajudar), você vai pesquisar pelas suas imagens, salvá-las e inserir no seu texto, para a montagem final. Depois disso, faça a revisão para corrigir prováveis erros, e pronto!

Atividade 1

Seu primeiro texto informativo será uma reportagem sobre o que houve no sete de setembro em sua cidade. Houve comemorações, passeatas, protestos? Se informe na internet e faça um texto primeiramente em português e depois traduza-o para o inglês. Evite notícias falsas e argumentações infundadas e sem evidências.

Atividade 2

Faça um manual de instruções do protocolo da COVID 19 para sua escola. Pesquise na internet como as escolas estão agindo quanto às normas de segurança para evitar contaminações entre as pessoas que frequentam os ambientes educacionais e crie o seu, não esqueça de usar linguagem multimodal. Não esqueça: se tiver dificuldades, faça primeiro em português e depois em inglês. Use o google tradutor

Atividade 3

Finja que você trabalha para a prefeitura e faça um cartaz informativo para ser colocado em lugares públicos, esse cartaz deve informar os cuidados que as pessoas devem ter para evitar a contaminação com COVID-19.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(EAJALI0816) Produzir pequenos textos com função referencial utilizando recursos verbais e não verbais (infográficos, fotorreportagens, manchetes).