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Educação Física: JOGO LUDO

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  8ª Série da Eja.

Na aula de hoje, iremos conhecer e refletir sobre o ludo, um jogo de origem indiana que mistura estratégia e sorte, sendo que graças ao desenvolvimento da tecnologia, podemos jogar tanto na versão de tabuleiro como na versão eletrônica.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGO LUDO

8ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 8 – LUDO

Na videoaula do Professor Luciano, aprendemos que os jogos são práticas corporais lúdicas, que reproduzem de diferentes formas os valores e as características da sociedade. Através da sua prática, podemos aprender sobre essas características, valores sociais e desenvolver habilidades motoras e cognitivas. Atualmente, existe uma grande diversidade de jogos, como exemplo, os jogos de salão, que usam tabuleiros, dados e peões, mas que, devido ao avanço da tecnologia passaram a contar com versões eletrônicas, como é o caso do LUDO.

Entendemos que o Ludo é um jogo de origem indiana e que é tradicionalmente jogado em um tabuleiro colorido, com peões e dado. É um jogo em que precisa contar com a sorte, já que você desloca as peças pelo trajeto do tabuleiro de acordo com os números que tira no dado. Mas também envolve estratégia, pois as regras do jogo permitem bloqueios e capturas das peças dos adversários.

Compreendemos que o objetivo do jogo Ludo é dar uma volta completa no tabuleiro e chegar à casa central com as 4 peças. A captura ocorre quando dois peões de cores diferentes ocupam a mesma casa do tabuleiro. Neste caso a peça que acabou de chegar captura a peça que já estava na casa, fazendo-a voltar ao início do trajeto. O bloqueio ocorre quando duas peças da mesma cor ocupam a mesma casa no tabuleiro, assim elas formam uma torre que impede temporariamente a passagem dos adversários. Na reta final para entrar na casa central, é preciso tirar no dado o número exato de casas que faltam para chegar ao fim, caso tire um número maior, avança-se até a casa central e depois retrocede-se as casas excedentes. Outra regra importante, quando se tira 6 no dado, você ganha o direito de colocar outra peça no percurso e também uma nova jogada do dado. Quando você consegue capturar uma peça do adversário ou chega até a casa central, você também ganha o direito de uma nova jogada do dado.

Lembramos que com o avanço da tecnologia você não precisa mais carregar um tabuleiro cheio de peças para poder jogar com seus amigos nos seus momentos de lazer e recreação, e nem mesmo precisam estar presencialmente uns com os outros, pois já existem versões eletrônicas do jogo de Ludo que você pode baixar gratuitamente e jogar do celular, de forma offline ou on line, com pessoas de todo mundo ou grupos de amigos específicos. E a versão eletrônica do jogo Ludo possui outros recursos e características que o jogo tradicional de tabuleiro não tem, como diferentes níveis de dificuldade e recursos multimídia que acrescentam efeitos de sons e de luzes, o que torna o jogo muito mais atrativo.

ATIVIDADE 1

Os jogos são práticas corporais praticadas principalmente como forma de lazer e recreação. O direito ao lazer é assegurado a todos os cidadãos brasileiros na Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 6º, o que estabelece ao Estado uma ordem para que possa proporcionar a todos a satisfação deste direito social e fundamental. Observe:


“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”

Porém, com a atual organização da sociedade, seus modos e jornadas de trabalho extenuantes, desempregos e alta da inflação, vêm afastando os cidadãos, cada vez mais, ao direito ao gozo do lazer, da vida social, do convívio com o mundo extra trabalho, do ócio, do tempo para si, com a família, com amigos e para participar da sociedade. E você, como anda o seu lazer? Converse com seus familiares sobre o assunto, reflitam sobre ações que podem ser cobradas do governo para mudar este cenário, para que você possa caminhar, pedalar, jogar ou simplesmente, sentar em um parque com segurança e conforto. Posteriormente, cobre essas ações através de ouvidorias, e-SIC, e-mails institucionais, protocolo direto nos órgãos públicos, redes sociais e páginas voltadas às queixas dos cidadãos. E lembre-se, cobrar providências e buscar o cumprimento dos direitos é cidadania. Vamos lutar pelo direito ao lazer, afinal, ele não pode mais ser retirado da Constituição pois é retrocesso e fere o princípio da dignidade humana. Bom trabalho!

ATIVIDADE 2

Como já foi dito, o jogo é uma prática que pode ser usada nos momentos de lazer, e um bom exemplo, é o Ludo. Vamos vivenciar? Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a versão eletrônica desse jogo:

Disponível em: Ludo versão eletrônica – YouTube

Gostou da opção eletrônica? Mas lembre-se que também existe a versão tradicional que é usando tabuleiro. Escolha a opção que mais se encaixa na sua sua realidade social e divirta-se, afinal, o lazer abrange não só o descanso, mas o divertimento também.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0703) Refletir sobre as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias.
Língua Portuguesa(EAJALP0807) Ler e confrontar textos e documentos legais e normativos, de importância universal, nacional ou local, que envolvam direitos das crianças, dos adolescentes, jovens e dos idosos.