You are currently viewing Educação Física – DANÇAS E SAÚDE

Educação Física – DANÇAS E SAÚDE

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  3ª Série da Eja.

NA AULA DE HOJE, IREMOS DIALOGAR SOBRE AS DANÇAS E SUAS RELAÇÕES COM A SAÚDE.

Fonte: pxhere.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇAS E SAÚDE

3ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 8 – DANÇAS

NA VIDEOAULA DA PROFESSORA SARA, COMPREENDEMOS QUE A DANÇA É TAMBÉM CARACTERIZADA COMO UM EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO, POIS HÁ UM MAIOR CONSUMO DE OXIGÊNIO PELO ORGANISMO, E PROMOVE INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, NOS ASPECTOS FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL.

ATIVIDADE 1

ASSISTA AO VÍDEO, DISPONIBILIZADO ABAIXO, QUE MOSTRA DEPOIMENTOS DE ALUNOS DE UMA TURMA DE DANÇA. OBSERVE QUE MESMO COM A TURMA SENDO DIVERSA, COM CORPOS E OBJETIVOS DIFERENTES, A DANÇA É CAPAZ DE OFERECER BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, NOS ASPECTOS FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL.

Disponível em: Dança faz bem à saúde mental e física – YouTube

ATIVIDADE 2

VIU A QUANTIDADE DE BENEFÍCIOS QUE A DANÇA PODE PROPORCIONAR? QUE TAL AGORA VOCÊ DANÇAR E, QUEM SABE, ESSA PRÁTICA COMEÇA A FAZER PARTE DA SUA ROTINA DIÁRIA DE EXERCÍCIOS. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA E DIVIRTA-SE!

Fonte: DANÇA “É PROIBIDO FUMAR” – YouTube

GOSTOU DE DANÇAR COM A PROFESSORA SARA? SAIBA QUE OS MOVIMENTOS DA DANÇA PODEM SER IMPROVISADOS, IMITADOS, TRANSFORMADOS OU CRIADOS, NÃO É NECESSÁRIO SABER PASSOS MARCADOS DE UM ESTILO DE DANÇA OU SEGUIR PASSOS DA PROFESSORA, BASTA DEIXAR A IMAGINAÇÃO FLUIR. POR ISSO É POSSÍVEL DANÇAR SEMPRE QUE QUISER E PUDER, BASTA COLOCAR MÚSICAS QUE VOCÊ GOSTA, DANÇAR LIVREMENTE, À SUA MANEIRA E RESPEITAR OS LIMITES DO SEU CORPO.

ATIVIDADE 3

RELATO PESSOAL É UM TIPO DE TEXTO MUITO COMUM NO NOSSO COTIDIANO, QUE TEM A FUNÇÃO DE REGISTRAR EXPERIÊNCIAS PESSOAIS, NA INTENÇÃO DE QUE ESTAS POSSAM SERVIR COMO FONTE DE CONSULTA, CONHECIMENTO, INSPIRAÇÃO OU APRENDIZADO PARA OUTRAS PESSOAS. LEIA UM EXEMPLO:

VIU COMO A DANÇA FOI IMPORTANTE PARA A VIDA DA SÔNIA? AGORA É COM VOCÊ! CONSTRUA SEU PRÓPRIO RELATO, CONTANDO SOBRE O MOMENTO DA SUA VIDA QUE A DANÇA FOI RELEVANTE PARA VOCÊ. PODE SER QUANDO VOCÊ DANÇOU OU QUANDO ASSISTIU ALGUMA APRESENTAÇÃO. SEU TEXTO PRECISA TER TÍTULO, SER NARRADO NA PRIMEIRA PESSOA, COM TEMPOS VERBAIS NO PASSADO E PRESENTE, EXPRESSAR SENTIMENTOS E MEMÓRIAS, EM UMA SEQUÊNCIA TEMPORAL DE AÇÕES, PARA QUE OS LEITORES CONSIGAM ENTENDER QUANDO, ONDE, QUEM, O QUÊ, COMO E POR QUÊ ESTE MOMENTO FOI SIGNIFICATIVO PARA SUA VIDA. POSTERIORMENTE, SEU PROFESSOR, NA ESCOLA, FARÁ UMA RODA DE CONVERSA E VOCÊ IRÁ LER SEU RELATO PARA OS COLEGAS. QUEM SABE SUA HISTÓRIA MOTIVE E INSPIRE OUTRAS PESSOAS. BOM TRABALHO!


ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

COMPONENTES CURRICULARESOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EDUCAÇÃO FÍSICA(EAJAEF0324) DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES GERACIONAIS, DE SAÚDE, DE PRECONCEITOS, DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, DE GÊNERO E VIOLÊNCIA PRESENTES NA DANÇA
LÍNGUA PORTUGUESA(EAJALP0286) PRATICAR A ORALIDADE POR MEIO DA INTERAÇÃO E DOS GÊNEROS DISCURSIVOS.