You are currently viewing Língua Portuguesa – Brincando com parlendas

Língua Portuguesa – Brincando com parlendas

Olá! Hoje você vai aprender sobre as parlendas. Você já ouviu alguma? Sabe o que é? As parlendas são um tipo de texto que é passado de geração em geração. São pequenos versos com ou sem rima, que tem a intenção de alegrar as pessoas.


Atividade 1

Assista ao vídeo com várias parlendas, aproveite para conhecer um universo novo composto pelo nosso folclore brasileiro.
Preste atenção e tente identificar as rimas.

“Palavra Cantada | Pot Pourri Parlendas” – Canal: Palavra Cantada Oficial – Link: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs

Atividade 2

Você já conhecia algumas dessas parlendas apresentadas no vídeo?
Conheça agora a parlenda: A casinha da vovó. 

A casinha da vovó
Cercadinha de cipó
O café está demorando
Com certeza não tem pó. 
Veja como eu faço!
Vou trocar a palavra vovó por titia.
E assim à rima sofrerá mudanças. 
A casinha da titia
Cercadinha de florzinha
O bolo está demorando
Com certeza não tem farinha.


Atividade 3

Agora é a sua vez! Registre sua produção em seu caderno.
Use o exemplo e realize as trocas necessárias para criar uma nova parlenda. E se à casinha fosse do papai, do cachorro, do vovô e da madrinha?


Saiba Mais / Referências:A casinha da vovóhttps://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs https://www.youtube.com/watch?v=F5RsJw3_Jjo
Objeto de ConhecimentoÁrea de atuação-Campo da vida cotidiana- Parlenda Rimas e aliteração Reconstrução das condições de produção e recepção de textos: Gêneros e função social dos textos
Produção de texto oral: Recitação; Declamação.
Recursos paralinguísticos: expressão facial, movimentos corporais, entonação.Rimas e aliterações e assonâncias em textos poéticos, canções.
Componente CurricularLíngua Portuguesa
Habilidades(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.(EF01LP19-A) Recitar parlendas, quadras, quadrinhos, trava-línguas, dentre outros, com entonação adequada e observando as rimas, em sala de aula e em apresentações públicas.(EF01LP19-D) Refletir sobre o sistema de escrita, observando as rimas.(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantigas, quadrinhos, parlendas, trava-línguas e canções, entre outros, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
Proponentes/ Professores:Catielly Francisca da SilvaJuliana Alves dos ReisLaís Augusta CarvalhoPaula Crispim Valentino de OliveiraFabiana Cardoso Revorêdo
Instituição Educacional:Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo
CRE:Brasil Di Ramos Caiado