Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 7º Ano/Agrupamento G do Ciclo da Adolescência – foi veiculada na TV no dia 14/09/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula de hoje você relembrará os níveis de organização dos seres vivos, conhecendo novas e mais amplas categorias. Essas informações são importantes para compreender o que são domínios morfoclimáticos, assim como os biomas que ocorrem no Brasil e suas características. Será possível, também, conhecer melhor o Cerrado brasileiro, no qual o Estado de Goiás está inserido. Boa aula!
Assista à videoaula abaixo com a temática OS BIOMAS BRASILEIROS E O CERRADO: CONHECER PARA PROTEGER
Na videoaula da professora Mariana, aprendemos que organismos da mesma espécie formam populações e que estas, em conjunto, compreendem as comunidades. Também foi visto que, quando consideramos as espécies de um determinado ambiente, ou seja, a comunidade, assim como os fatores não vivos, como o solo, a disponibilidade de água e outros, temos um ecossistema.
Compreendemos que biomas são regiões que possuem características próprias, uniformes e típicas. Já os domínios morfoclimáticos são áreas que possuem determinado bioma em predominância. No Brasil, temos os domínios Atlântico, Amazônico, do Cerrado, das Caatingas, das Pradarias e das Araucárias. Há também uma faixa de transição, que foi vítima de queimadas intensas no ano de 2020, o Pantanal.
ATIVIDADE 1
De acordo com as características de cada um dos biomas brasileiros, retratadas na videoaula da professora Mariana, reproduza no seu caderno o modelo da tabela abaixo e preencha com as informações principais sobre cada um deles.
ATIVIDADE 2
Como você já sabe, o bioma predominante do estado de Goiás é o Cerrado. Devido ao tipo de solo, regime de chuvas e eventuais queimadas (que deveriam ocorrer somente de forma natural), algumas árvores do Cerrado possuem características bem peculiares. Em seu caderno, desenhe um modelo de árvore do Cerrado com pelo menos três dessas características. Para auxiliar você neste trabalho, consulte o texto “Cerrado”, que está disponibilizado no link abaixo:
Cerrado: características, flora, fauna, clima, mapa – Escola Kids (uol.com.br)
ATIVIDADE 3
Ao estudar sobre os biomas brasileiros, podemos perceber que seus aspectos físicos influenciam nas características dos seres vivos que ali habitam, assim como a relação que desenvolvem. Assim sendo, podemos afirmar que toda espécie nativa é importante para o seu ecossistema e, consequentemente, para a vida humana, afinal, também fazemos parte da natureza! Como tendemos a respeitar e valorizar aquilo que conhecemos, nessa atividade você deverá:
- Ler os dois textos disponibilizados nos links a seguir: Coisas de cerrado – Bichos (unesp.br) e A importância da fauna para a existência das florestas | Portal de Educação Ambiental (infraestruturameioambiente.sp.gov.br)
- Escolher e estudar um pouco mais sobre uma das seguintes espécies: anta, cateto, ema, morcego ou teiú;
- Fazer um cartaz com as seguintes informações sobre o animal que escolheu: características, curiosidades e importância da espécie para o ecossistema em que está. Você poderá fazer o cartaz à mão, com colagem, digitalmente… enfim! Use a sua criatividade e, caso se sinta à vontade, poste no status do WhatsApp e/ou marque o perfil da SME Goiânia no Instagram! Assim, outras pessoas poderão conhecer um pouco mais sobre
BONS ESTUDOS, FIQUEM BEM E ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Referencial Bibliográfico | BRASIL. Biomas. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em <https://antigo.mma.gov.br/biomas.html>. Acesso em ago 2021. BRASIL. Patrimônio Mundial Cultural e Natural. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/29>. Acesso em ago 2021. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências. Ed. Moderna, 2018. MARTIN. José Guilherme P. Coisas de Cerrado. Unesp, Campus Botucatu. Disponível em <https://www2.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/coisasdecerrado/OPROJETO/oprojeto.htm>. Acesso em jun 2021. PIVETTA, Marcos. Os mamíferos da discórdia. Pesquisa Fapesp. Disponível em <https://revistapesquisa.fapesp.br/os-mam%C3%ADferos-da-disc%C3%B3rdia/>. Acesso em jun 2021. SANTOS, Vanessa Sardinha. Adaptação das Plantas ao Cerrado. Mundo Educação. Disponível em <>. Acesso em jun 2021. |
Componente Curricular | Habilidades |
Ciências da Natureza | Estruturante: (GO-EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e compará-los com outros ecossistemas globais quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas. Complementar:(EF07CI07-A) Identificar as características do Cerrado, destacando seu predomínio em Goiás e seu potencial hídrico. |