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Geografia – O Mapa mental

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Temática – Geografia – O Mapa mental. Mapa mental, lugar – casa 10. Disponível em: arquivo pessoal de Werllen Pires. Acesso em 12 de setembro 2021.

Na aula de hoje vamos compreender mais sobre as formas de representação e pensamento espacial, dentre essas formas temos: o mapa mental.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – O Mapa mental

GEOGRAFIA | 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.: Werllen

O Mapa mental

O que seria um mapa mental? 

Como o próprio nome indica, esse é um mapa ligado à mente ou as memórias. O mapa mental está diretamente relacionado aos lugares ou espaços vividos.  Pode ser algo que fica na mente da pessoa ou por vezes é passado à uma folha de papel, utilizando um lápis ou caneta.  De forma simples e lógica, representando visualmente um determinado lugar para facilitar o processo de memorização. 

Veja o exemplo prático: quando você pretende informar um local ou endereço para outra pessoa. Em diversos momentos nós utilizamos gestos com as mãos, apontando direções, ou indicando pontos de referências para explicar. Quando necessário você pega uma caneta e um papel e faz um desenho para explicar como se chega a este determinado lugar. Este desenho é chamado de croqui, ou popularmente um conhecido como mapinha. Você já fez um destes? Isso é o que se entende por mapa mental.

Também é uma representação simples das imagens mentais que guardamos dos lugares vivenciados. Destacamos que os mapas mentais não seguem os critérios ou regras oficiais da Cartografia técnica e nem as convenções geográficas, como escala orientação e legenda.  O mapa mental é um desenho livre, pois o seu propósito é facilitar o entendimento dos lugares.

A produção do mapa mental: De certa forma, as pessoas produzem diariamente seus mapas mentais de maneira consciente ou não. Veja na rotina semanal: pela manhã, procuramos traçar na nossa mente a rota que devemos seguir para chegar ao nosso destino, seja a escola, o trabalho, o ambiente esportivo, o hospital, a casa dos parentes, etc. No trânsito, somos levados a pensar e traçar mapas de diferentes rotas da cidade para evitar ruas congestionadas ou para encontrar um caminho mais curto. Estes especificamente são alguns exemplos de mapas mentais, na maioria das vezes ‘virtuais’, já que ficam restritos à nossa mente e não passamos a alguém ou a uma folha de papel. 

Sabe-se que nos dias atuais, a tecnologia digital, com auxílio da internet facilita a vida de muita gente através do GPS instalado nos celulares. São aplicativos que também orientam as pessoas em seus deslocamentos. Todavia, o GPS não está associado às memórias e vivências do espaço.  Por isso o mapa mental é estudado na Geografia com uma realidade construída a partir do espaço vivido pelas pessoas. O mapa mental de uma zona urbana é construído de acordo com os lugares da cidade já conhecidos por seus cidadãos (ruas, praças, locais públicos, centro esportivo, nome de setores e etc.). Como já dissemos, é uma representação simples das imagens mentais que guardamos dos lugares vivenciados.

“A utilização do mapa mental, assim como de outros recursos, nas aulas de Geografia não deve ter um fim em si mesmo, mas precisa estar sempre articulada aos conteúdos que estão sendo estudados nas aulas. Essa concepção é destacada por Richter (2010, p. 160), ao dizer que: “A integração dos conteúdos geográficos com a produção dos mapas mentais se configura como uma prática necessária ao desenvolvimento do estudo do espaço.” Desse modo, utiliza-se aqui a proposta do mapa mental tendo como pressuposto o conteúdo trabalhado nas aulas de Geografia e a cidade como espaço de representação, buscando estabelecer relações entre o conteúdo estudado e o cotidiano” (LOPES, 2018, p.53).

ATIVIDADE

Agora chegou a sua vez de demonstrar o que aprendeu. Vamos lá!

Questão 1 – Explique o que você aprendeu sobre o mapa mental.

Questão 2 – Qual a importância dos mapas mentais como a linguagem do cotidiano ou seja do dia-a-dia?

Questões 3 – Use sua criatividade e conhecimento.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0514) Produzir e apresentar mapas cartográficos, relacionados ao seu cotidiano.
Referências: Carvalho, Edilson Alves de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas II / Edilson Alves de Carvalho, Paulo César de Araújo. – Natal, RN: EDUFRN, 2009.
LOPES, Alyne Rodrigues Candido. O ensino de Geografia e a linguagem cartográfica: Os mapas mentais e sua contribuição para a formação continuada de professores da educação básica. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais – IESA, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, p. 116. 2018. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/9037/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Alyne%20Rodrigues%20C%c3%a2ndido%20Lopes%20-%202018.pdf>. Acesso em: 03 de setembro de 2021.