Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada aos educandos da 4ª Série
da Eaja.
OS RECURSOS NATURAIS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA, POR ISSO PRECISAMOS CONSERVÁ-LOS. NA AULA DE HOJE VOCÊ ESTUDARÁ A RELAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES ESPAÇOS PARA A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E APRENDERÁ A UTILIZAR OS ERRES, NA LÍNGUA PORTUGUESA E NA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA. FIQUE DE OLHO E EMBARQUE NESSA AULA QUE ESTÁ BASTANTE INTERESSANTE!
ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: UTILIZANDO OS TRÊS ERRES: NA ESCRITA E NA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
E AÍ? GOSTOU DA VIDEOAULA? AGORA IMAGINE ALGUNS ESPAÇOS QUE JÁ FREQUENTOU EM NOSSA CIDADE COMO POR EXEMPLO, A RUA DE SUA CASA, A SUA CASA, O SHOPPING CENTER, SUA ESCOLA, O PARQUE AREIÃO, UM CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO, ENTRE OUTROS.
REFLITA:
QUAIS DESSES DIVERSOS ESPAÇOS PODEM SER FREQUENTADOS POR PESSOAS DIFERENTES AO MESMO TEMPO E QUAIS SÃO FREQUENTADOS APENAS POR PESSOAS AUTORIZADAS?
ESSES LUGARES PODEM SER PÚBLICOS OU PRIVADOS.
OS ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO OS LUGARES ADMINISTRADOS PELO GOVERNO E SÃO DA POPULAÇÃO, COMO POR EXEMPLO, AS PRAÇAS, AS RUAS, OS PARQUES, AS AVENIDAS, ENTRE OUTROS. OS ESPAÇOS PRIVADOS SÃO OS LUGARES QUE PERTENCEM A PESSOAS OU EMPRESAS, POR EXEMPLOS AS CASAS, COMÉRCIOS, ESCOLAS PARTICULARES, SHOPPING CENTERS.
A MANUTENÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS É DE RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, JÁ OS ESPAÇOS PRIVADOS SÃO MANTIDOS, GERALMENTE, PELOS SEUS PROPRIETÁRIOS.
TODAS AS PESSOAS SÃO RESPONSÁVEIS PELA CONSERVAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS.
OBSERVE A CHARGE ABAIXO:
SILVA, Leda Leonardo da; Aprender Juntos – Geografia, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
A EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS SEMPRE PROVOCA ALTERAÇÕES NA PAISAGEM. E TODA ESSA FALTA DE CONSCIÊNCIA TRAZ CONSEQUÊNCIAS PARA O AMBIENTE NATURAL E PARA TODOS NÓS, SERES VIVOS QUE HABITAMOS O PLANETA TERRA E SOMOS DEPENDENTES DA NATUREZA. SEJA NO ESPAÇO PÚBLICO OU PRIVADO.
EM AMBOS OS ESPAÇOS SÃO PRODUZIDOS DIARIAMENTE UMA GRANDE QUANTIDADE DE RESÍDUOS TODOS OS DIAS. UMA MANEIRA DE DIMINUIR O VOLUME DE LIXO JOGADO NO MEIO AMBIENTE É SEGUIR TRÊS PASSOS: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
NAS RESIDÊNCIAS, É IMPORTANTE SEPARAR OS RESÍDUOS SECOS DOS RESÍDUOS ÚMIDOS. QUANDO NÃO HÁ COLETA SELETIVA OS RESÍDUOS PODEM SER ENTREGUES AOS CATADORES OU A UM PONTO DE COLETA.
NOS ESPAÇOS PÚBLICOS TODOS PODEM FAZER SUA PARTE, NÃO JOGANDO LIXO EM LUGARES IMPRÓPRIOS, POIS GERALMENTE HÁ RECIPIENTES PRÓPRIOS PARA CADA TIPO DE RESÍDUO.
OUTRA FORMA DE CONSERVAR O MEIO AMBIENTE É EVITANDO O CONSUMISMO EXAGERADO DE PRODUTOS QUE NÃO NECESSÁRIOS. OBSERVE O FOLHETO:
ESSA É UMA ATITUDE QUE PODE E DEVE SER ADOTADA EM QUALQUER ESPAÇO.
AGORA ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO PARA CONHECER MAIS SOBRE AS UNIDADES PROTEÇÃO AMBIENTAL.
SITE: YOUTUBE, CANAL:TV BRASIL CENTRAL – O QUE É UMA APA? ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL -DATA DE ACESSO: 10/09/2021
LEIA AS PALAVRAS:
AGORA CHEGOU A HORA DE MOSTRAR O QUE VOCÊ APRENDEU. PEGUE SEU MATERIAL E RESPONDA EM SEU CADERNO.
ATIVIDADE 1
LEIA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABAIXO:
SILVA, Leda Leonardo da; Aprender Juntos – Geografia, 3º ano: ensino fundamental. 6. ed. São Paulo: Edições SM, 2017.
- O QUE DENISE CONFESSOU PARA MÔNICA SOBRE A COMPRA DO CELULAR NOVO?
- VOCÊ OU ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA JÁ COMPROU ALGO APENAS POR IMPULSO?
- FAÇA UMA LISTA DE ATITUDES QUE PODEMOS TER SEGUINDO OS TRÊS PASSOS: REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR.
ATIVIDADE 2
LEIA AS PALAVRAS ABAIXO E AS DISTRIBUA NOS GRUPOS ABAIXO, DE ACORDO COM O SOM REPRESENTADO PELA LETRA R NAS PALAVRAS.
ACERVO PROFESSORA LUCYANA – MONTAGEM: IMAGENS PIXABAY
RELEMBRANDO!!!
- DIFERENCIOU E RELACIONOU OS ESPAÇOS PÚBLICOS DOS PRIVADOS COM A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL;
- LEU DIFERENTES TIPOS DE TEXTO;
- REFLETIU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL;
- CONHECEU OS DIFERENTES SONS DA CONSOANTE R DE ACORDO COM A POSIÇÃO QUE ELA OCUPA NA SÍLABA
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(eajalp0401) ler anedotas, piadas, cartuns, histórias em quadrinhos e tirinhas.
(eajalp0368) estudar e memorizar as relações irregulares fonema-grafema na escrita de palavras (c/qu;g/gu; r/rr; s/ss) em pequenos textos.
(eajahi0317) compreender como os espaços públicos e privados se relacionam com a preservação ambiental.