You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA: AS FONTES HISTÓRICAS E O GÊNERO TEXTUAL LITERÁRIO – UM OLHAR ATENTO PARA  O PASSADO

LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA: AS FONTES HISTÓRICAS E O GÊNERO TEXTUAL LITERÁRIO – UM OLHAR ATENTO PARA O PASSADO

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada aos educandos da  3ª Série da Eaja.

ESTUDAR A HISTÓRIA NOS PERMITE, ENTRE TANTAS COISAS, COMPREENDER COMO AS AÇÕES DAS PESSOAS QUE VIVERAM EM ÉPOCAS ANTERIORES CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DO MUNDO COMO O CONHECEMOS HOJE. PARA ISSO, HOJE TRABALHAREMOS COM AS FONTES HISTÓRICAS EXPLORANDO DIVERSIFICADOS RECURSOS COMO MÚSICAS, TEXTO VERBAIS E NÃO-VERBAIS, ENTRE OUTROS. A PARTIR DE AGORA NÃO PERCA TEMPO QUE  A NOSSA AULA VAI COMEÇAR!

https://cutt.ly/TWVWd82

ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: FONTES HISTÓRICAS E O GÊNERO TEXTUAL LITERÁRIO – UM OLHAR ATENTO PARA O PASSADO

EAJA LÍNGUA PORTUGUESA AULA 7 4 SÉRIE

NESTA VIDEOAULA VIMOS QUE HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O PASSADO: OBSERVAR OBJETOS ANTIGOS, OUVIR RELATOS DE PESSOAS MAIS VELHAS, ANALISAR CARTAS E JORNAIS, VISITAR BIBLIOTECAS OU MUSEUS, E TANTOS OUTROS. ESSES RECURSOS QUE NOS TRAZEM INFORMAÇÕES SOBRE O PASSADO CHAMAMOS DE  FONTES HISTÓRICAS. ELAS PODEM SER UTILIZADAS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO SOBRE ACONTECIMENTOS DO PASSADO.  O CONHECIMENTO HISTÓRICO SE DÁ POR MEIO DESSAS ANÁLISES. PODENDO SER:

  • ESCRITAS: DIÁRIOS, LIVROS, CARTAS, BILHETES, JORNAIS…
  • ORAIS: RELATOS DE VIDA, ENTREVISTAS, PALESTRAS, MÚSICA…
  • VISUAIS: DESENHOS, PINTURAS, FOTOGRAFIAS, MAPAS…
  • FONTES DA CULTURA MATERIAL: MONUMENTOS, MÓVEIS, ROUPAS, UTENSÍLIOS, CERÂMICAS, E ATÉ MESMO ACHADOS ARQUEOLÓGICOS…

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GOIÂNIA

Disponível em: https://cutt.ly/zWXq4O9 – data de acesso: 09/09/2021

AS CONSTRUÇÕES ANTIGAS QUE PRESERVAM AS CARACTERÍSTICAS DA ÉPOCA EM QUE FORAM ERGUIDAS PODEM FORNECER VÁRIAS INFORMAÇÕES SOBRE O PASSADO POR MEIO DA OBSERVAÇÃO POR EXEMPLO, DO ESTILO ARQUITETÔNICO ADOTADO.

AS IMAGENS E OS TEXTOS DOS JORNAIS ANTIGOS APRESENTAM VÁRIAS INFORMAÇÕES SOBRE OS ACONTECIMENTOS DO PASSADO.

Disponível em: https://cutt.ly/AWXw6Vz  – data de acesso: 09/09/2021

AS FOTOGRAFIAS TAMBÉM NOS TRAZEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A ÉPOCA.

Disponível em: https://cutt.ly/kWXtDVT  – data de acesso: 09/09/2021

AS LETRAS DAS MÚSICAS NOS INDICAM A MANEIRA COMO PENSAVAM E SE EXPRESSAVAM OS ARTISTAS DE UMA DETERMINADA ÉPOCA. 

SOUZA, Cassia Garcia de. et al. É Bom Aprender – edição renovada: volume 2: Educação de Jovens e Adultos – anos iniciais do ensino fundamental. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2011

ACOMPANHE COMIGO UM TRECHO DA MÚSICA BURGUESIA,DE CAZUZA:

[…] A BURGUESIA FEDE

A BURGUESIA QUER FICAR RICA

ENQUANTO HOUVER BURGUESIA

NÃO VAI HAVER POESIA

AS PESSOAS VÃO VER QUE ESTÃO SENDO ROUBADAS

VAI HAVER UMA REVOLUÇÃO

AO CONTRÁRIO DA DE 64

O BRASIL É MEDROSO

VAMOS PEGAR O DINHEIRO ROUBADO DA BURGUESIA

VAMOS PRA RUA

VAMOS PRA RUA

VAMOS PRA RUA

VAMOS PRA RUA

PRA RUA, PRA RUA

VAMOS ACABAR COM A BURGUESIA

VAMOS DINAMITAR A BURGUESIA

VAMOS PÔR A BURGUESIA NA CADEIA

NUMA FAZENDA DE TRABALHOS FORÇADOS

EU SOU BURGUÊS, MAS EU SOU ARTISTA

ESTOU DO LADO DO POVO, DO POVO […]

CAZUZA FOI UM CANTOR E COMPOSITOR BRASILEITRO, QUE SE TORNOU UM DOS MAIORES ÍDOLOS DA GERAÇÃO DO POP ROCK DOS ANOS 80, FEZ DIVERSAS CRÍTICAS AOS PROBLEMAS SOCIAIS ENFRENTADOS POR NOSSO PAÍS, EM SUAS LETRAS. 

POR MEIO DO ESTUDO CRÍTICO DAS FONTES HISTÓRICAS PODEMOS PENSAR E ESCREVER SOBRE AS AÇÕES DAS PESSOAS QUE VIVERAM EM OUTRAS ÉPOCAS. ASSIM É POSSÍVEL CONSTRUIR CONHECIMENTO SOBRE O PASSADO – CONHECIMENTO HISTÓRICO.

AGORA CHEGOU A HORA DE MOSTRAR O QUE VOCÊ APRENDEU. PEGUE SEU MATERIAL E RESPONDA EM SEU CADERNO.

ATIVIDADE 1

RELEMBRAR É VIVER! EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS DE CONHECERMOS A HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PESSOA ( ATRAVÉS DE ANÁLISE DE OBJETOS PESSOAIS, CARTAS, FOTOS, DOCUMENTOS…) OUTRA IMPORTANTE FONTE DE INFORMAÇÃO SÃO AS MEMÓRIAS, CONHECIDAS PRINCIPALMENTE POR MEIO DE RELATOS E CONVERSAS SOBRE A HISTÓRIA DE VIDA. DESCREVA UM ACONTECIMENTO QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTE EM SUA HISTÓRIA DE VIDA. DESTAQUE QUEM PARTICIPOU DELE E QUANDO ISSO ACONTECEU.

ATIVIDADE 2

FAÇA A ANÁLISE DE DUAS FOTOS SUA. UMA RECENTE E OUTRA ANTIGA. OBSERVE O QUE MUDOU E O QUE PERMANECEU IGUAL NESTAS ÉPOCAS DISTINTAS. QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE REGISTROS PARA A HISTÓRIA?

ATIVIDADE 3

RETOME O TRECHO DA MÚSICA: BURGUESIA E RESPONDA:

  1. QUAL ERA O ASSUNTO DA MÚSICA?
  1. QUAL MOTIVO QUE VOCÊ ACHA QUE O LEVOU A COMPOR ESTA MÚSICA?
  1. O QUE ELE QUIS DIZER COM A FRASE: “EU SOU BURGUÊS, MAS EU SOU ARTISTA ESTOU DO LADO DO POVO, DO POVO”?

RELEMBRANDO!!!

  1. APRENDEU O QUE SÃO FONTES HISTÓRICAS;
  2. COMPREENDEU QUE OS GÊNEROS LITERÁRIOS POSSIBILITAM O ESTÍMULO A SENSIBILIDADE DO SENSO CRÍTICO E ARTÍSTICO;
  3. CONSTRUIU TEXTOS ESPONTÂNEOS;
  4. IDENTIFICOU O GÊNERO DISCURSIVO ATRAVÉS DO RELATO DE VIDA; 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

(eajalp0221) compreender que os gêneros literários possibilitam o estímulo da sensibilidade do senso crítico e artístico.

(eajalp0257) reconhecer a situação comunicativa e a variedade linguística do texto literário.

 (eajalp0247) produzir texto de forma autônoma, considerando o tema e a linguagem adequada ao gênero textual.

(eajahi0210) diferenciar as fontes históricas e sua importância na construção de uma compreensão e escrita da história.