You are currently viewing ARTE – Gêneros Teatrais

ARTE – Gêneros Teatrais

Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Teatro a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.


As várias vertentes do teatro ou gêneros teatrais, cada uma com suas peculiaridades. As diferenças entre os gêneros teatrais, com as vertentes mais comuns e suas principais características.



ARTE | 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.: EURIM PABLO

Quando o público compra o ingresso para assistir a uma peça de teatro, está em busca apenas de diversão ou de certo alívio para as tensões do dia a dia. Mas para os atores e profissionais que estão atuando dentro e fora do palco, nenhuma peça é igual a outra, ao contrário. Existem várias vertentes do teatro ou gêneros teatrais, cada uma com suas peculiaridades. Para mostrar as diferenças entre os gêneros teatrais, preparamos essa aula com as vertentes mais comuns e suas principais características.


Auto

Criado na Espanha da Idade Média, o Auto é um subgênero da literatura dramática, e tem como objetivo principal a sátira, principalmente de autoridades e expoentes da sociedade da época, e também dar lições de moral.

Disponível em: https://pixabay.com/images/id-895062/

Comédia

Nesse tipo de teatro o humor é o combustível. Em geral, as peças de teatro do tipo comédia são criadas para fazer rir, aliviando as tensões do dia a dia. Porém, o que aos poucos vem sendo percebido pelo público que acompanha esse tipo de teatro, é a mensagem que passa ao espectador. Diversas vezes, as comédias escondem profundas críticas políticas, econômicas e sociais, levando o público à reflexão sem que seja feita uma crítica direta.

Disponível em: https://pixabay.com/images/id-4740272 e https://images.app.goo.gl/571ekcBfzpPTnUeV8

Drama

No drama, o sofrimento da vida cotidiana, seja dos personagens centrais ou de outros integrantes do elenco, é explorada. O drama conta também histórias de vida, que podem esconder lições ao decorrer da peça.

Disponível em: https://pixabay.com/images/id-1240441/ e https://images.app.goo.gl/AHAP62MdngrwrB9H6

Farsa

Assim como na comédia, a sátira é um elemento muito presente nas peças teatrais produzidas sobre esse estilo. Porém, aqui, não há preocupação com a verossimilhança. Ou seja, nada precisa fazer sentido, assim como o não questionamento de valores. A moral aqui não encontra lugar.

Disponível em: https://images.app.goo.gl/JGgWvEfuEJfcag2S8

Melodrama

Neste tipo de teatro, o drama é acentuado, carregando nuances mais intensas de sofrimento. Alguns aspectos da vida dos personagens são trabalhados mais intensamente, para dar mais dramaticidade ao texto.

Disponível em: https://pixabay.com/images/id-2450506 e https://images.app.goo.gl/y4p9uPR65oYh6qPF6

Opera

Na ópera, são combinadas falas e música, aumentando ainda mais a carga dramática da peça, mesmo que não se trate de um drama.

Disponível em: https://images.app.goo.gl/vmarhPQQAj8Le8ok7

Monólogo

No monólogo, toda a peça é conduzida por um único ator. Ele interage com o público e também consigo mesmo, conversando como se estivesse dialogando com outra pessoa. Neste tipo de peça, o ator discute cenas do cotidiano, tenta resolver problemas, apresenta situações vivenciadas ou, ainda, pode fazer uma reflexão sobre parte da sua vida.

Disponível em: https://cutt.ly/IW1eoGW e https://images.app.goo.gl/GTDqNbrmhcvYpqXRA

Revista

No teatro de revista, as peças têm um caráter mais popular, de entretenimento, e é marcado por muitas apresentações de musicais, apelo à sensualidade e à comédia, ocultando fortes críticas políticas e sociais.

Disponível em: https://cutt.ly/5W1exRE

Stand-up comedy

Em moda nos últimos anos, o stand-up comedy é uma peça de teatro com pitadas de humor e apresentada por um comediante. Durante a encenação, o comediante interage com o público, dosando as histórias contadas com experiências e interações de quem está assistindo a episódios de sua própria vida.

Disponível em: https://images.app.goo.gl/BK8AE6E2EPjmeyW48 e https://pixabay.com/images/id-1015654/

Musical

Aqui, o espectador confere uma peça que une música, canções, danças e diálogos que, ao contrário da ópera, são falados e não cantados.

Disponível em: https://pixabay.com/images/id-460500/

Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches, de bonecos ou de marionetes é a expressão teatral que caracteriza as encenações realizadas, respectivamente, com fantoches, marionetes ou bonecos. É ainda mais autêntico aquele no qual seus elementos – palco, cenários, cortinas, entre outros – são estritamente criados para determinada representação.

Disponível em: https://pixabay.com/images/id-834229/

ATIVIDADE

Escolha uma das modalidades teatrais existentes, aquela que te chama mais a atenção e pesquise na internet, em livros ou com pessoas que você conheça que faça teatro e escreva no seu caderno um texto sobre essa modalidade. Pode ser uma pesquisa ou uma entrevista.


Relembrando!

Gêneros teatrais

  • Auto
  • Comédia
  • Drama
  • Farsa
  • Melodrama
  • Ópera
  • Monólogo
  • Revista
  • Stand-up Comedy
  • Musical
  • Teatro de fantoches

Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0589) Conhecer, apreciar e distinguir diferentes modalidades teatrais tradicionais e contemporâneas. 

(EAJAAR0571) Conhecer e identificar diferentes gêneros teatrais, assim como seus processos históricos.

(EAJAAR0462) Compreender a importância do estudo do teatro no âmbito escolar através de conceitos básicos e significações que permeiam esta linguagem artística.