Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada aos educandos da 4ª Série
da Eaja.
NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI CONHECER UMA ARTE PRESENTE HÁ MUITO TEMPO EM NOSSA SOCIEDADE – A LITERATURA DE CORDEL ASSOCIADA À XILOGRAVURA, UMA TÉCNICA ARTESANAL DE IMPRESSÃO DE IMAGENS. NÃO PERCA TEMPO E VEM ESTUDAR!
ASSISTA À VIDEOAULA COM A TEMÁTICA: LITERATURA DE CORDEL E XILOGRAVURA – A ARTE DE DECLAMAR : OS CORDÉIS
NA VIDEOAULA DE HOJE TRABALHAMOS A LITERATURA DE CORDEL. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR? O CORDEL É UM GÊNERO TEXTUAL LITERÁRIO.APRECIAMOS A DECLAMAÇÃO DE UM POEMA DESTE GÊNERO SOBRE UM TEMA MUITO ATUAL E IMPORTANTE. APRENDEMOS TAMBÉM UMA ARTE MUITO FAMOSA E BASTANTE USADA NA LITERATURA DE CORDEL. O CORDEL VEIO DA EUROPA, SURGIU NA FRANÇA E DEPOIS DE ESTAR BASTANTE PRESENTE NO CONTINENTE EUROPEU CHEGOU AO BRASIL TRAZIDO PELOS PORTUGUESES. FOI BASTANTE DIFUNDIDO NO NORDESTE BRASILEIRO, ASSUMINDO NOVAS CARACTERÍSTICAS E TORNANDO-SE BASTANTE POPULAR.
ASSISTA ATRAVÉS DO LINK ABAIXO A DECLAMAÇÃO DE UM POEMA, NO CANAL ONU BRASIL, NO YOUTUBE O VÍDEO CORDEL DA INFORMAÇÃO: COVID-19 E OBSERVE AS CARACTERÍSTICAS BEM ESPECÍFICAS DESTE TIPO DE LITERATURA.
NO INÍCIO DO SÉCULO XX OS CORDÉIS DESEMPENHARAM IMPORTANTE PAPEL COMO VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO DE ACONTECIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICOS, ERAM NARRADOS EM VERSOS E PROPAGADOS EM FOLHETOS.
O CORDEL É UM TIPO DE LITERATURA POPULAR ESCRITO EM FORMA DE VERSOS E IMPRESSOS E FOLHETOS, QUE COSTUMAM FICAR PENDURADOS EM VARAIS FEITOS DE CORDAS OU BARBANTES PARA SEREM EXPOSTOS EM FEIRAS, MERCADOS E RUAS.
ESSES FOLHETOS COSTUMAM SER ILUSTRADOS POR UMA TÉCNICA CHAMADA XILOGRAVURA, UM TIPO DE ARTE MUITO COMUM NO NORDESTE DO BRASIL. TRATA-SE DE UM PROCESSO ARTESANAL DE IMPRESSÃO DE IMAGENS. OS DESENHOS SÃO ENTALHADOS NA MADEIRA, QUE DEPOIS RECEBEM TINTA PARA ENTÃO SEREM PRESSIONADOS NO PAPEL. AS ILUSTRAÇÕES SÃO CHAMADAS DE XILOGRAVURAS OU “XILOS”.
A REPRODUÇÃO ABAIXO DE UMA XILOGRAVURA INTITULADA “OS MÚSICOS”, PRODUZIDA PELO PERNAMBUCANO JOSÉ FRANCISCO BORGES, CONSIDERADO UM DOS MAIS IMPORTANTES GRAVURISTAS DO MUNDO.
FICOU INTERESSADO (A) E QUER APRENDER A UTILIZAR ESTA TÉCNICA? ENTÃO ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO.
SITE: YOUTUBE – CANAL:TVI PARÁ DE MINAS – OFICINA DE XILOGRAFIA É PRODUZIDA – DATA DE ACESSO: 31/08/2021.
AGORA CHEGOU A HORA DE COLOCAR EM PRÁTICA TUDO QUE VOCÊ APRENDEU. PEGUE SEU MATERIAL E RESPONDA EM SEU CADERNO.
ACERVO PROFESSORA LUCYANA – MONTAGEM PIXABAY
ATIVIDADE 1
LEIA UM TRECHO DO POEMA DE LEANDRO GOMES DE BARROS – A SECA DO CEARÁ E, EM SEGUIDA FAÇA O QUE SE PEDE:
A SECA DO CEARÁ
SECA AS TERRAS AS FOLHAS CAEM,
MORRE O GADO SAI O POVO,
O VENTO VARRE A CAMPINA,
REBENTA A SECA DE NOVO;
CINCO, SEIS MIL EMIGRANTES
FLAGELADOS RETIRANTES
VAGAM MENDIGANDO O PÃO,
ACABAM-SE OS ANIMAIS
FICANDO LIMPO OS CURRAIS
ONDE HOUVE A CRIAÇÃO. (…)
OBRA DISPONÍVEL EM: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000013.pdf – DATA DE ACESSO: 31/08/2021.
- A ESTROFE TRAZ O RELATO DE UM PROBLEMA MUITO COMUM NO NORDESTE. QUE TEMA É ESSE?
- QUANTOS VERSOS HÁ NESTA ESTROFE DO POEMA?
- CHAMAMOS DE RIMA A REPETIÇÃO DE DOIS OU MAI SONS, GERALMENTE EM PALAVRAS QUE FICAM NO FINAL DOS VERSOS. SUBLINHE, NO TRECHO DO POEMA, AS PALAVRAS QUE RIMAM NESTA ESTROFE;
ATIVIDADE 2
APRECIE NOVAMENTE A XILOGRAVURA – OS MÚSICOS E TENTE CRIAR O SEU POEMA PARA ESTA IMAGEM. PARA ELABORAR O POEMA:
LISTE PALAVRAS QUE RIMAM E QUE TENHAM RELAÇÃO COM O ASSUNTO QUE VOCÊ ABORDARÁ. POR EXEMPLO: AMOR – DOR, CORAÇÃO – PAIXÃO, CORDEL – PAPEL, IDADE – QUALIDADE…
ESCREVA AS ESTROFES DE SEIS VERSOS, CONTANDO OS ACONTECIMENTOS E FAZENDO RIMAS NO 2º, 4º E 6º VERSOS.
RELEIA CADA ESTROFE E MUDE AS PALAVRAS FORMANDO RIMAS.
ATIVIDADE 3
AGORA VOU ENSINAR UMA TÉCNICA SIMPLES DE XILOGRAVURA FEITA EM ISOPOR. ASSISTA AO VÍDEO E TENTE REPRODUZIR A TÉCNICA EM SUA CASA. VEJA COMO É LEGAL!
RELEMBRANDO!!!
- CONHECEU O GÊNERO TEXTUAL LITERATURA DE CORDEL.
- APRECIOU A DECLAMAÇÃO DE UM POEMA;
- IDENTIFICOU SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS;
- APRENDEU A TÉCNICA DA XILOGRAVURA;
Componente Curricular | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
Língua Portuguesa / Artes | (eajalp0423) reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros. (eajalp0321) incentivar o educando a explorar as diversas possibilidades da linguagem poética/literária. (eajalp0462) identificar e considerar as variedades linguísticas no contexto social. (eajaar0313) conhecer, explorar e experimentar, diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, hq, dobradura, escultura, modelagem, gravura, murais, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc.), fazendo uso sustentável de materiais, técnicas, procedimentos e refletindo sobre seus significados expressivos. |
REFERENCIAL BIBLIÓGRAFICO
Adaptado de: SOUZA, Cassia Garcia de. et al. É Bom Aprender – edição renovada: volume 3: Educação de Jovens e Adultos – anos iniciais do ensino fundamental. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2013.